quarta-feira, janeiro 8, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEntretenimento195 anos do Ipiranga com shows e teatro

195 anos do Ipiranga com shows e teatro

Quando Dom Pedro deu o famoso grito que selava a independência do Brasil em relação a Portugal, nascia também o bairro do Ipiranga, batizado em homenagem ao riacho que cruza a região. Para comemorar do aniversário do bairro, o Sesc Ipiranga preparou uma programação especial com música e teatro. Todas as atrações têm entrada gratuita.

Os festejos começam com show de Mario Manga, Carlos Careqa e Black Tie, no dia 1º de setembro, às 20h. No samba de breque “Brigando Na Lua”, Mario Manga (violão, cello e bandolim) é libertado de uma abdução intergaláctica às margens plácidas no Ipiranga, bairro em que nasceu, estudou e trabalha até hoje. Carlos Careqa também frequenta há muito tempo a região, com suas ruas largas, seu povo hospitaleiro e trabalhador.

 

Acompanhados pelo grupo Black Tie – Fabio Tagliaferri (viola de arco) e Swamy Jr. (violão e contrabaixo) –, os dois prometem um espetáculo único. No repertório, estarão composições de Dom Pedro I e Francisco Braga (“Hino da Independência”), Francisco Braga e Olavo Bilac (“Hino à bandeira”), além dos sucessos “Manhattan Tantan” e “Eh! São Paulo”, de Careqa, e “Brigando na Lua”, de Manga. Os músicos também contam histórias peculiares sobre Ipiranga.

No dia 3 de setembro, às 17h, o instrumentista e cantor paulistano Miguel Barone retoma seu projeto que revisita a obra de Adoniran Barbosa, intercalando italiano e português. Iniciado em 1996, “Adoniran Mezzo a Mezzo” preserva a cadência dos sambas clássicos do autor de “Saudosa Maloca”, mas inclui também elementos de rock e blues, característica marcantedos trabalhos de Barone.

Outra atração é o clássico Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, que ganha uma montagem da Cia. Novelo no quintal da unidade, com apresentações aos sábados, às 17h, de 9 a 23 de setembro. Na história, dois casais apaixonados se perdem na floresta e acabam se metendo nas confusões do duende Puck. Ao mesmo tempo, o rei e a rainha das fadas brigam por um amuleto, enquanto uma trupe de artesãos atenienses tenta montar uma peça de teatro. Utilizando técnicas da commedia dell’arte, clown e muita música, a peça aproxima as pessoas e convida todos os públicos a um mergulho no universo da poesia.

Serviço

Mario Manga, Carlos Careqa e Black Tie – Abertura dos Festejos do Bairro do Ipiranga

Teatro (200 lugares) – Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na bilheteria da unidade.

Livre
Grátis
01/09. Sexta, às 20h

Miguel Barone – Adoniran Mezzo a Mezzo

Local: Quintal.

Livre
Grátis
03/09. Domingo, das 17h

Sonho de Uma Noite de Verão – Com Cia. Novelo

Local: Quintal.

Livre
Grátis
09 a 23/09. Sábados, às 17h

Contato: email@ipiranga.sescsp.org.br
Telefone: (11) 3340-2000

Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga. Para informações sobre outras programações, acesse:http://www.sescsp.org.br/ipiranga

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA