Anúncio Na Mídia

Uma boa rotina de higienização bucal em três passos. Isto é, são apenas 3 passos para uma boa rotina de higienização bucal. Portanto, o  cuidado com os dentes é muito importante para manter uma maior qualidade de vida. Para isso,  é necessário prestar atenção em muitas atitudes que podem ir tanto da mudança dos hábitos alimentares até a higienização bucal eficiente.

Por isso, neste artigo abordaremos a importância de manter uma boa saúde bucal, além de trazer um passo a passo de como manter os dentes higienizados.

Igualmente, abordaremos também a necessidade da visita a um dentista convenio para garantir a manutenção da saúde da sua boca. 

Uma boa rotina de higienização bucal em três passos

Com essas dicas,  você poderá dar mais atenção aos dentes, assim como, à sua saúde como um todo e viver com muito mais qualidade.

A importância da saúde bucal

Naturalmente, para quem deseja ter uma maior qualidade de vida e viver sem preocupações com doenças bucais e do corpo, precisa cuidar dos dentes e da boca como um todo.

Isso porque dentes fortes e saudáveis garantem uma boa aparência pessoal, além de ajudarem a evitar outras interferências, como a dificuldade de fala e também de mastigação. 

Assim, o cuidado com a escovação, uso de fio dental e consultas periódicas ao dentista do seu convenio odontológico são as fórmulas mais simples e essenciais para cuidar dos dentes de forma preventiva.

No tópico abaixo abordaremos sobre algumas doenças que podem ser evitadas com uma rotina de higienização bem feita.

Doenças que podem ser evitadas com uma boa higienização

Uma boa rotina de higienização bucal em três passos

Higienizar a boca é muito importante para manter dentes brancos e fortes, além de evitar uma série de problemas bucais, entre as quais podemos destacar:

  • Doenças periodontais;
  • Halitose;
  • Gengivite;
  • Cáries.
  1. Doenças periodontais

Basicamente, essas doenças consistem em inflamações e infecções que atuam sobre a estrutura dos dentes, o que pode causar a perda dental.

Ao escovar os dentes, usar fio dental e manter uma alimentação saudável, evita-se que essas doenças surjam.

Um dos exemplos de periodontite são as retrações gengivais.

  1. Halitose

Quando o mau hálito é persistente, significa que existe um problema conhecido como halitose. Esse problema, em grande maioria dos casos, tem sua causa na falta de uma higienização correta dos dentes e da boca.

Além do mais, o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva pode causar esse tipo de problema. Assim, a higienização evita o mau hálito.

  1. Cáries

São causadas pela má escovação dos dentes e pela alimentação composta de açúcar e carboidratos, possibilitando o desenvolvimento de bactérias que causam a erosão dos dentes. 

Deste modo, compreendemos que a escovação dentária é muito importante para a saúde bucal e para evitar o aparecimento de problemas bucais. 

Em conjunto a isso, a limpeza em consultório, conhecida como profilaxia, deve ser feita de forma periódica para a manutenção da boca.

Tais procedimentos podem ser encontrados nas coberturas dos mais variados convenios odontológicos.

Uma boa rotina de higienização bucal em três passos

Passo a passo de como cuidar dos dentes

Depois de compreendermos a importância do cuidado com os dentes e quais doenças podemos evitar, abordaremos um pequeno passo a passo de como manter a higienização da boca e dos dentes de forma bastante eficiente.

  1. Escove os dentes com calma

O primeiro passo é a escovação com o uso de creme dental com flúor. A escova deve ser macia e os movimentos em 45º graus de forma suave e sem força. 

Os movimentos devem ser sempre tranquilos, para que o esmalte não seja danificado.

  1. Escove a língua

O processo de limpeza bucal não reside apenas nos dentes, mas na boca como um todo. Assim, a língua é parte importante nesse processo. 

Assim, ao concluir a escovação dos dentes, é necessário limpar a língua e o interior das bochechas.

Isso porque existem alguns resíduos que podem ficar na língua e que geram mau hálito, favorecendo também a produção de placas que contribuem para as inflamações bucais.

Há escovas que possuem limpadores de língua, ou podemos comprar limpadores específicos. 

  1. Visite seu dentista regularmente

Do mesmo modo, a dica de ouro é sempre visitar o dentista do plano empresarial odontológico regularmente.

Essa visita permitirá identificar se a higienização está adequada ou se precisa melhorar, bem como possibilita a identificação da necessidade de exames e procedimentos para consertos e cuidados bucais, inclusive os estéticos.

Portanto, uma parte fundamental para manter um sorriso saudável e forte é a visita ao profissional odontológico.

Enfim, com essas dicas é possível construir uma rotina saudável e garantir um belo sorriso no rosto. 

 

 

 

Fonte: Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.
Foto: Divulgação / Acervo Pessoal
Leia também: Premiada minissérie Pássaros Feridos na Rede Brasil
Portanto, veja ainda nosso ebook: Batalha contra a compulsão alimentar

 

Anúncio Na Mídia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here