Doutores da Alegria e o projeto Plateias Hospitalares

0
115

Doutores da Alegria e o projeto Plateias Hospitalares.

Selecionadas através de edital, apresentações acontecerão no Rio de Janeiro, levando cultura gratuita a seis hospitais da capital e região metropolitana

Mais uma novidade de Doutores da Alegria para o Rio de Janeiro. Atuando na capital e região metropolitana desde 2009, a organização selecionou, por meio de edital, 20 espetáculos que passarão a integrar a agenda do projeto Plateias Hospitalares a partir do mês de outubro até dezembro de 2024, e se apresentarão nos seis hospitais onde a associação atua levando cultura gratuita a esses ambientes.

Os 68 projetos inscritos passaram por avaliação de excelência artística, criatividade, pesquisa de linguagem e musicalidade, especificidade dos repertórios propostos e qualificação dos artistas e técnicos envolvidos, garantindo diversidade e qualidade para o público-alvo das apresentações. Dentro da nova temporada, espetáculos de contação de histórias, teatro de boneco, espetáculo de teatro, histórias itinerantes, cortejos musicais, apresentação de música, circo, mágica e cortejos temáticos, marcarão as incursões a serem realizadas ao longo de cada mês.

Doutores da Alegria e o projeto Plateias Hospitalares

Doutores da Alegria e o projeto Plateias Hospitalares

Dos 20 projetos selecionados, 10 são inéditos no programa, ampliando o leque cultural e de acesso de profissionais independentes. A contratação e orientação dos artistas fica a cargo de Doutores da Alegria, que realiza o Conversa Mole, encontro no qual os profissionais selecionados são instruídos sobre as melhores práticas de atuação nos hospitais. A próxima etapa consiste em visita técnica e preparação para as apresentações nas unidades parceiras.

Confira as companhias, grupos e artistas selecionados:

Bagunço – “Entre Cantos e Olhares”
Cia Artística Sol sem Dó – “AmbroShow, O Show do Ambroxol”
Cia PeQuod – “Pluft, o fantasminha”
Conexão do Bem – “Cortejo Conexão do Bem”
Costurando Histórias – “Fios Encantados”
Fanfarrada – “Baile Ambulante de Música Esquisita”
Grupo Samba da Serrinha – “Show Samba da Serrinha”
Inepta Cia. – “Aniversário de Bu”
Juliana Correia / Baobazinho – “Memórias, mistérios e travessuras”
Marise Carvalho Nogueira – “Vovô Tempo e a Roda Girante”
Mercurianos – “A magia do Bem”
Minha Dupla – “Circo Viajante”
Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas – NEPAC – “Cora do Rio Vermelho”
Os tapetes contadores de histórias – “Galou cantou, e o sol despontou”
Papa Vento – “A Princesa e o Rouxinol”
Quinti Companhia – “Canções para afastar o medo – Contos e acalantos latino-americanos”
Zé Motta, Laura de Castro e Eduardo Moreira – “Proncovô”

Cortejos Temáticos
Bagunço – Arraiá do Entre Cantos – Cortejo Junino
Conexão do Bem – Cortejo Natalino
Orquestra Circônica – Cortejo de Carnaval

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo, onde está localizada a matriz da instituição, e 5 no Recife. No Rio de Janeiro, há quase 15 anos com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. Em 2023, amplia sua atuação e inicia novo ciclo com trio de palhaços no Hospital Getulio Vargas Filho.

A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

Doutores da Alegria e o projeto Plateias Hospitalares

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.

A associação não realiza ações de pedidos de colaborações nas ruas ou em meios de transporte. Para saber mais sobre o trabalho da instituição e como ser parceiro dos Doutores, basta acessar o site oficial https://www.doutoresdaalegria.org.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui