segunda-feira, março 24, 2025
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioEstilo de vidaComportamentoFamília multiespécie é algo muito discutida no judiciário

Família multiespécie é algo muito discutida no judiciário

A ideia de família multiespécie é algo em discussão atualmente no judiciário. Ela passa por entender que o vínculo que constitui a família é acima de tudo o afeto. Ele pode existir também entre humanos e animais domésticos

Atualmente, o Código Civil exemplificativamente, os arts 445, § 2º, 1444, 1445, parágrafo único e 1446, considera que os animais domésticos são como um patrimônio. Ou seja, uma propriedade que um responsável legal pode possuir.

Crescimento de divórcios

Com o crescente aumento de casos de divórcio, o STJ vem percebendo a importância de alterar o entendimento referente a sua natureza jurídica. A exemplo o Recurso Especial n° 1713167 que abrange a relação afetiva entre os tutores e seus animais.

Já a discussão quanto a prestação de pensão alimentícia para PETs ganhou atenção em 2022 após um caso em São Paulo em que a ex-esposa exigiu o pagamento de pensão alimentícia para os seus quatro cães. O juiz responsável, então, decidiu que o seu ex-parceiro tem a obrigação de pagamento de pensão alimentícia no valor de R$ 500 até a morte dos animais, além do pagamento de cerca de R$ 20 mil para ressarcimento de algumas despesas.

O Réu recorreu ao STJ que deu provimento ao recurso ainda no final do ano de 2022. No entanto, o recurso tratou apenas quanto a prescrição do pedido da Autora, se abstendo de julgar a relação alimentícia da ação, esse precedente do STJ em razão da sua especificidade em relação a uma situação fática concreta muitas vezes não é a realidade quando se busca a divisão de despesas logo ao término da sociedade conjugal.

Falta de Lei Específica

Portanto, na falta de uma lei específica, o Judiciário tem aplicado às causas animais, por analogia, as normas jurídicas atinentes a alimentos. No aspecto, pedir a pensão para o PET vai depender do juiz que está conduzindo a causa.

Mas o que fica claro, ou na verdade obscuro, acaso se reconheça a mudança na natureza jurídica dos PETs, com pensão alimentícia, o que até então não existe, apesar da PL 179/2023, de autoria do deputado federal Delegado Matheus Laiola, surge a questão, a falta de pagamento desta “pensão” acarretaria a pena de prisão prevista no CPC?

Família multiespécie é algo muito discutida no judiciário
Marcelo Domingues de Freitas Castro – Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Marcelo De Freitas e Castro, advogado e empresário fala sobre Família Multiespécie

Instagram: @reinaldodutraoficial

Leia também: Marcelo Domingues presente no MenuPoa de 2023

Reinaldo Dutra
Reinaldo Dutrahttps://namidia.com.br/
Jornalista, Fotógrafo Profissional, Apresentador do Programa SÃO PAULO NOITE E DIA e Publisher das Revistas BEAUTY SHAPE, BOSS e ELEGANCE
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA