Como um líder pode impactar no crescimento dos colaboradores

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A rotatividade de funcionários é um dos obstáculos mais comuns da área de RH que as empresas enfrentam hoje, afetando o crescimento de uma companhia.

Os líderes ou gerentes de equipe são frequentemente citados como uma das principais razões pelas quais as pessoas optam por deixar seus empregos e seus cargos. 

É comum que diversas situações aconteçam no ambiente de trabalho. Entre elas, é possível que o desacordo entre líderes e liderados aconteça. 

De mesmo modo, é comum que o líder seja bem desenvolvido e seja visto como um exemplo perante toda sua equipe. O que terá um impacto significativo na performance dos colaboradores.

O que faz um grande líder?

Liderança é a capacidade de uma pessoa ou um grupo de influenciar e orientar quem está abaixo de outros membros de uma organização. É uma forma de dar exemplos e construir pontes entre os funcionários. 

Fazem parte da liderança algumas das principais ações que fazem com que uma empresa de locação de scanner de mesa cresça de forma exponencial. Bons líderes inspiram e isso torna a empresa uma máquina de engajamento. As principais ações deles são:

  • Tomar as decisões certas, mesmo que sejam difíceis; 
  • Comunicar a visão e a opinião de forma clara;
  • Definir metas tangíveis;
  • Inspirar por meio do exemplo;
  • Dar o conhecimento e as habilidades para atingir metas.

Dos negócios à política, da região aos grupos comunitários e, principalmente nas empresas de limpeza vidros altos, os líderes são encontrados e necessários em quase todos os setores em que decisões precisam ser tomadas e desempenhos precisam ser medidos. 

Autoconfiança, boa comunicação e habilidades gerenciais, pensamento criativo e inventivo, perseverança diante do fracasso, prontidão para correr riscos, abertura para mudanças, equilíbrio e reatividade em tempos de crise são características que formam um bom líder.

Pessoas com essas habilidades podem avançar para posições de gerenciamento executivo ou, simplesmente, participarem mais ativamente das decisões colegiadas em uma determinada empresa que faça, por exemplo, um preço m2 projeto de reforma.

Mas liderança não tem nada a ver com a posição ou experiência prévia de décadas de uma pessoa. Só porque alguém trabalhou por muito tempo não indica que desenvolveu os atributos e talentos necessários para gerenciar um grupo.

É uma questão de trabalhar muito bem as características de quem já demonstra um certo afeto por desenvolver pessoas, de tomar à frente em determinadas situações, de aguentar bem a pressão do mundo corporativo. 

Abaixo estão algumas qualidades que realmente fazem de uma pessoa uma grande líder em seu ambiente e em qualquer outra área que demande alguém com essa capacidade.

Ter a atitude certa

Grandes líderes entendem que não podem ter uma equipe feliz e motivada a menos que eles próprios estejam felizes e motivados. Isso pode ser feito tendo positividade nas atitudes quando as coisas dão errado e promovendo um ambiente de trabalho agradável e alegre.

Se os membros da equipe estiverem felizes e reconhecidos, certamente, estarão mais dispostos a trabalhar mais e fazer horas extras quando necessário. 

Mesmo nas situações mais difíceis, como a equipe enfrentando dias ruins no trabalho, um grande líder sabe manter uma atitude positiva, encontrando maneiras de manter a equipe motivada para resolver os problemas.

Aprender coisas novas

Grandes líderes entendem que sempre há algo novo a aprender com suas experiências anteriores. Eles são capazes de conectar questões atuais com lições anteriores e, assim, costumam tomar decisões e ações de forma mais rápida. 

Responsabilidade

Quando se trata de uma empresa de automatização de portão deslizante, por exemplo, um local de trabalho ou qualquer cenário, os grandes líderes entendem que devem assumir a responsabilidade pessoal pelo fracasso. 

Os melhores líderes não inventam desculpas. Aceitam a responsabilidade e agem rapidamente para resolver o problema. Isso demonstra seu foco na resolução e não nos problemas.

Saber delegar tarefas

Não é possível fazer tudo sozinho, não importa o quanto isso economizaria dinheiro ou investimentos. Mesmo que pudessem, bons líderes devem ser capazes de entender e fazer mais do que apenas aliviar seu estresse pessoal, atuando em equipe. 

Delegar a outros demonstra uma ótima impressão, a de confiança no talento dos funcionários, o que leva ao aumento da positividade no local de trabalho, ocasionando maior senso de lealdade dos funcionários. 

Afinal, eles desejam ser respeitados e valorizados, principalmente por quem está acima deles e que pode promover uma admissão, promoção ou qualquer outro benefício a mais. 

Dar bons feedbacks

Dar feedbacks pode ser algo simples, mas na verdade é mais complicado do que parece. Um líder de sucesso deve ter excelentes habilidades de comunicação e de passar informações que impulsionem os funcionários. 

Líderes com eficácia em seus currículos e trajetórias devem ser capazes de se comunicar de forma bem elaborada com as pessoas que estão em seu entorno. 

Uma boa liderança também deve ser capaz de entender adequadamente as respostas e frustrações de seus funcionários e não levar o que eles dizem para o lado pessoal. Ser estritamente profissional é bastante desafiador. 

Transmitir confiança

Um bom líder deve ter confiança e transmitir confiança em suas ideias e ações. Mas isso não deve ser confundido com arrogância. As pessoas vão procurar orientação para seus líderes sobre como se comportar, especialmente se as coisas não estiverem indo tão bem.

As pessoas de uma determinada equipe, dentro de uma empresa de climatização e refrigeração, são consideravelmente mais propensas a permanecer mais confiantes a partir da confiança de um líder.

Como resultado, a produtividade permanece alta e os problemas são resolvidos de forma muito mais rápida quando há essa característica nos líderes.

Como a liderança impacta no crescimento?

A liderança é um papel crucial de gerenciamento que ajuda a maximizar a eficiência e alcançar os objetivos de uma empresa que faz tela de varanda.

Os funcionários de hoje desejam um local de trabalho que seja colaborativo, flexível, feliz e inclusivo, muito pautado justamente por uma boa liderança.

Devido à crescente incidência de rotatividade voluntária e à crescente complexidade da era digital, é fundamental escolher o estilo de liderança correto para gerenciar os colaboradores.

As empresas de lavagem de tapetes grandes devem, por exemplo, garantir que as pessoas em funções de liderança estejam totalmente familiarizadas com os objetivos da organização antes de implementar ações.

Portanto, a liderança desempenha um papel vital no crescimento e no sucesso de uma organização. Um líder é alguém que dá direção para os funcionários, comunica novas políticas e estabelece planos de forma exemplar.

Além disso, costumam ser pessoas que motivam uma equipe. Um líder que demonstra que está desempenhando um papel motivador em uma empresa de suprimento para impressora zebra inspira os funcionários por meio de incentivos monetários e também não monetários, como cursos e treinamentos.

Um líder é responsável não apenas por supervisionar, mas também por orientar quem está abaixo no organograma.

A orientação neste contexto refere-se a ensinar como fazer seu trabalho de maneira adequada e eficiente para alcançar o melhor resultado possível. E isso geralmente causa inspiração na equipe.

Outro aspecto muito importante é a confiança, que pode ser alcançada delegando bem as funções, descrevendo claramente cada papel e dando orientações para atingir as metas. 

Também é fundamental que o líder esteja atento às queixas e dificuldades dos funcionários para chegar a um certo nível de confiança.

Quanto à moral, que se refere à disposição e ao humor de um funcionário em cooperar em uma tarefa, é um quesito de extrema relevância para manter o engajamento de um colaborador. 

É importante lembrar que nem sempre se trata de grandes objetivos e planos mirabolantes, mas, sim, de como a equipe lida com cada desafio. É tudo uma questão de quanto a equipe está comprometida em atingir as metas da empresa. 

Diante da concorrência acirrada, um complicado ambiente de trabalho da era digital, juntamente com os baixos níveis de engajamento, certamente representarão uma série de problemas para as empresas. 

O engajamento dos funcionários também é importante para as empresas que desejam se desenvolver, sobreviver e, claro, crescer.

E isso tudo tem relação direta com o engajamento dos funcionários. O RH das empresas costuma ser atraído pelo por esse atributo dos funcionários devido aos benefícios imediatos que isso oferece em termos de retenção, recrutamento e satisfação no trabalho. 

Há benefícios de longo alcance que vão além do RH nesse ponto. O esforço de forma geral aumenta quando os funcionários estão engajados. Colaboradores que estão se sentindo motivados pelos seus líderes querem ir além dos padrões mínimos do trabalho. 

O envolvimento dos funcionários afeta uma variedade de resultados corporativos quando líderes e gerentes canalizam essa energia e esforço na direção correta.

Considerações finais

Não há dúvidas de que encontrar o bom equilíbrio entre uma boa gestão da liderança e a satisfação dos funcionários traga ótimos benefícios para o crescimento de uma empresa. 

Basicamente, bons líderes fazem bons colaboradores, que produzem e engajam seus pares sempre com o foco de tornar a empresa ainda mais relevante em seu mercado de atuação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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