Token e sua importância!

Token: O que é e sua importância?

A tecnologia vem se desenvolvendo de forma ininterrupta e superando cada vez mais rápido cada avanço. A impressionante transformação que o mundo vive passa, essencialmente, por criações tecnológicas como o token.

Utilizado em larga escala principalmente para segurança e autenticação, esse tipo de tecnologia mudou o patamar de qualquer companhia em termos de experiência digital tanto para seus colaboradores e própria rotina quanto para os clientes. 

A resolução de um problema que assolava, e ainda assola, mas de forma muito mais pontual do que antigamente, quando a segurança na internet era frequentemente violada por hackers e especialistas em quebrar sistemas bancários e de grandes empresas. 

Segundo uma pesquisa referenciada pela CNN Brasil, ocorreram mais de 30 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas em território brasileiro, como as que fazem serviços de suporte remoto, por exemplo.

Em relação ao primeiro semestre de 2021, o crescimento nos ataques é quase o dobro. Na América Latina, o Brasil é o segundo país com o maior número de ataques hackers à dados e informações. 

O primeiro é o México, com cerca de 85 bilhões de tentativas de roubo na internet, algo impressionante considerando os altos números brasileiros.

Ainda de acordo com o levantamento, o espectro de roubo de dados começou a mudar depois do auge da pandemia do Coronavírus depois que o investimento em segurança por parte das empresas que fazem venda de chapas, por exemplo, começou a aumentar. 

No entanto, o estudo revela que o investimento em segurança digital representa apenas 10% do investimento em tecnologia nas companhias. 

Em empresas de outros países, como Estados Unidos, esse número chega, normalmente, a 30%, tendo uma proporção de recursos que conseguem apartar com mais afinco e eficiência os ataques hackers.

Outra pesquisa que mostra a urgência de se investir em segurança e tecnologias com o token, mostra que o roubo de dados não acontece só nas grandes empresas e multinacionais que fazem manutenção de câmaras frias, por exemplo.

Token e sua importância!

Token e sua importância!

As pequenas e médias empresas também são grandes alvos justamente por serem até mais vulneráveis em alguns casos. 

Segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky, os principais golpes que acometem empresas de porte menor são: 

  • Invasão a sistemas internos;
  • Roubo de senhas de gestão da empresa;
  • Ataques com roubo geral de dados; 
  • Invasão da rede VPN no trabalho remoto dos funcionários.

É válido ressaltar que os hackers não atuam apenas entrando nos computadores e roubando por si só. Esta é uma prática mais avançada e que demanda mais falha em segurança e mais capacidade do hacker. 

Porém, o que mais acontece é a inserção de vírus e malwares que contaminam os principais sites usados pelas pessoas. 

Basicamente, os criminosos virtuais implantam esses vírus e, com um simples clique em um e-mail duvidoso ou link estranho, a porta para os hackers se abre e um mundo de possibilidades de ataques começam. 

É por meio da rede remota dos funcionários que os criminosos acabam tendo acesso à rede e aos dados da empresa que faz treinamentos Nr 33, por exemplo, o que torna muito pior o tipo de ataque porque há dados que valem muito e que são extremamente sigilosos. 

Entre os ataques mais modernos e atuais está o ransomware, que funciona como um sequestro virtual do computador e dos dados de uma pessoa ou empresa. 

O Brasil teve mais de 19 milhões de ataques desse tipo específico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

O ransomware é considerado um dos ataques mais severos e difíceis de serem combatidos. Isso devido a sua facilidade de se perderem e nunca mais serem encontrados depois que os dados são roubados. 

Isso acontece porque esse tipo de ataque cibernético trabalha na forma de resgate, porém não de dinheiro comum que está rastreado no sistema bancário.  O resgate, requisitado pelos criminosos, costuma ser no ransomware via cripto ativos, como as criptomoedas. 

Como esse tipo de ativo trabalha com sistemas descentralizados e ainda pouco regulados por governos e órgãos reguladores, o rastreio desta operação criminosa fica mais difícil ainda. 

E o que torna tudo pior é que se usa a boa tecnologia de segurança para fazer o mal, uma vez que as criptomoedas, baseadas em contratos de blockchain são criptografadas e altamente seguras dentro de um sistema, sendo quase impossível rastreá-las. 

É por isso que investir em tecnologia de segurança é extremamente essencial para evitar que haja ataques tão danosos como este para as empresas terceirizadas, tanto em termos de vazamento de dados importantes quanto pela questão de prejuízo financeiro. 

O que são tokens e por que são tão importantes?

O token pode ser definido como uma chave eletrônica de segurança. Antigamente, até um pendrive específico poderia ser um token, um formato físico que representa um certificado digital para autorizar ações e operações na internet.

Além disso, esse conceito da segurança de tecnologia pode ser entendido como um código em um aplicativo ou um conjunto de caracteres que servem para autenticar qualquer operação dentro de sites na internet. 

Independentemente do tipo e de onde é usado, o token é associado intimamente à segurança digital.

E, por isso, em um mundo altamente conectado em que o celular, tablet e o computador reinam no consumo e nas interações sociais, essa aplicação é amplamente utilizada das mais diversas maneiras no meio online.

Mesmo as pessoas que não trabalham e não atuam diretamente com tecnologia, programação, desenvolvimento de códigos e análise de sistemas, é praticamente impossível não se deparar com os tokens no dia a dia. 

Afinal, é bastante comum o uso dos tokens como ferramenta de segurança e revisões básicas para quem precisa entrar em algum programa, site, aplicativo, curso ou em áreas ligadas à internet. 

Isso porque o token atua diretamente com a autenticação e permissão para entrar nesses locais digitais. Ajudando os usuários a ter mais segurança na hora de entrarem em seus bancos, por exemplo.

Os tokens estão muito ligados a algo que é mais comum do que se imagina hoje em dia. A autenticação de dois fatores ou em duas etapas. Uma das formas de se fazer isso é por meio de tokens. 

Na verdade, é a maneira mais segura de autenticação porque o token é uma chave única, assim como o sabor de bacons defumados. Ou seja, só a pessoa que teve acesso ao número do token naquele segundo ou minuto consegue acessá-lo.

Isso acontece porque o token gera uma senha descartável que é baseada em um tempo curto. Podendo durar por segundos, minutos. Ou por eventos muito específicos quando só as pessoas que têm o token físico com a senha numérica conseguem acessar o sistema.

Então, o token é o segundo fator de segurança depois do login e senha em um aplicativo, site ou programa. 

A importância desses recursos digitais está justamente nesse sentido, eles dão mais segurança a qualquer processo digital que seja restrito a grupos de pessoas específicas. 

Hackers podem saber isso por meio de histórico ou compartilhamento de senhas em alguns e-mails. Assim como, sites, blocos de notas ou simplesmente porque as pessoas não têm o hábito de fazerem senhas difíceis, até para não esquecerem depois. 

Por isso o token ajuda muito na segurança, colocando mais um passo no acesso a alguma aplicação na internet. Igualmente, dificultando os ataques de hackers, ávidos por brechas e oportunidades de invasão.

Além do universo empresarial e prático do dia a dia, os tokens abarcam o universo de ativos digitais, como os NFTs (Tokens Não-Fungíveis). 

Quando é não-fungível isso significa que é um token único e que nenhuma outra pessoa tem acesso ou nenhum outro token se assemelha.

E quando a sociedade lida com tantas informações e tantos dados, os tokens se mostram uma alternativa segura e eficaz para a segurança.

E o conceito de token se alastrou quando veio a popularização do blockchain. Funciona como uma cadeia de blocos de vários tokens que não são centralizados em uma instituição, por exemplo. 

Essa é mais uma forma do uso de tokens de um jeito seguro. Porém, ainda não é tão popularizado por não envolver de uma forma aberta as instituições financeiras, por exemplo. Mas, certamente, é uma aplicação que já está se desenvolvendo. 

Considerações finais

Quando se fala em informações e dados na internet, a preocupação com a segurança é inevitável. 

Mas com o surgimento dos tokens, a melhora foi nítida para as empresas que fazem cursos de bombeiro, entre outras, e para os seus clientes, principalmente pelo sucesso nas autenticações e permissões, dificultando os ataques cibernéticos feitos por hackers.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leia ainda: https://namidia.com.br/transformando-corujas-em-pavoes/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui