Saiba as principais características da sustentabilidade na moda

0
947
Sustentabilidade

Sustentabilidade na moda é um termo, ou melhor, um assunto cada vez mais em pauta, devido à importância de proteger o meio ambiente e o planeta contra as agressões da sociedade como um todo.

Mas para entender essa ideia, primeiro é necessário compreender o que é desenvolvimento sustentável. O conceito se refere ao desenvolvimento socioeconômico, cultural e político relacionado à preservação do meio ambiente.

As práticas capitalistas provenientes do consumo precisam ser equilibradas com a sustentabilidade para permitir avanços no campo social e econômico, sem causar danos à natureza.

O propósito por trás disso é garantir que o planeta tenha condições de suprir as necessidades das próximas gerações, uma vez que seus recursos são protegidos e preservados.

Mas para que a sustentabilidade faça parte do cotidiano da sociedade, todos precisam cumprir seu papel. As empresas de descarga de mercadoria têm uma responsabilidade maior em tudo isso e devem servir de exemplos para a população.

A indústria da moda é conhecida como um dos setores que mais prejudicam o meio ambiente ao longo da história, mas com o conceito de moda sustentável, essa realidade está sendo modificada.

Para entender o assunto, este artigo vai explicar o que é sustentabilidade, quais são seus benefícios na moda, sua importância no setor, quais são os tipos de moda e como são as roupas na moda sustentável.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e sua exploração pela sociedade. Em outras palavras, seu propósito é preservar o meio ambiente, sem prejudicar a qualidade de vida da população.

Esse conceito surgiu por conta da necessidade em discutir a maneira como a sociedade explora e utiliza os recursos naturais, trazendo alternativas para preservar a natureza e evitar que seus elementos se esgotem.

Quando uma franquia para investimento pensa em sustentabilidade, também está pensando em desenvolvimento sustentável, e isso é muito importante para caminhar com consciência de que os recursos naturais são finitos.

Vários setores já perceberam a importância de se atentar a esse fator e colaborar com a preservação da natureza, e entre eles está a indústria da moda.

Benefícios da sustentabilidade na moda

A moda e a sustentabilidade precisam que a sociedade como um todo se envolva nos processos de cuidado com o meio ambiente. Entre os benefícios desse movimento estão:

  • Menos uso de materiais de origem animal;
  • Redução da poluição;
  • Menor consumo de água;
  • Diminuição de desperdício.

Isso acontece porque a moda sustentável traz uma abordagem que considera os impactos ambientais, sociais e econômicos da produção têxtil.

O propósito da iniciativa é reduzir o desperdício e a poluição, além de promover atitudes éticas na indústria. Com uma sociedade mais justa, várias outras assistência passam a ter disponibilidade, como reabilitação para viciados em drogas agendar.

A iniciativa também defende que as peças devem ser mais duráveis e atemporais, além de desencorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.

Como resultado, a moda se torna mais consciente e responsável, voltada para a beleza atemporal das roupas, sua durabilidade e qualidade. Para isso, as indústrias dão preferência para materiais orgânicos ou reciclados.

A questão também envolve processos de fabricação mais eficientes no que diz respeito à água e à energia, além de práticas justas para os trabalhadores da indústria da moda.

Importância da sustentabilidade na moda

As fábricas têxteis são as mais poluentes do mundo, tendo em vista a quantidade de resíduos e partículas de gases tóxicos que produzem. São dejetos que contribuem para as mudanças climáticas que afetam o planeta de maneira negativa.

Entre as piores consequências estão os alagamentos, mudanças no comportamento social, piora na qualidade de vida, entre outros.

Para que a moda seja realmente sustentável, deve-se priorizar o respeito aos recursos provenientes da natureza, aos animais e à sociedade como um todo. Isso quer dizer que é muito importante valorizar as pessoas que estão envolvidas na produção.

Divulgar uma marca em um busdoor criativo é importante para que o consumidor conheça as alternativas de consumo, mas as pessoas precisam saber muito bem com quem vão comprar suas roupas.

A moda sustentável possui princípios que incentivam o consumo consciente, e além de reduzir a compra excessiva de roupas descartáveis, prioriza empresas que utilizam matéria-prima menos poluente e que adotam processos sustentáveis.

O objetivo de tudo isso é reduzir o desperdício e usar os recursos da melhor forma. Assim sendo, a sustentabilidade na moda tem como propósito uma produção mais socializada e com remuneração justa.

Também oferece peças com design e funcionalidade que favorecem o uso e possuem uma durabilidade muito maior.

Tipos de moda

Para evitar o consumo de peças que vão ficar estocadas no guarda-roupa e nunca serão usadas, é muito importante conhecer os diferentes tipos de moda. São eles:

  • Romântico;
  • Clássico;
  • Casual;
  • Criativo;
  • Dramático urbano;
  • Elegante.

A funcionária de uma empresa pode adotar um estilo romântico de se vestir, tendo em vista ser mais delicado e com mais volume no tronco e nas pernas.

As peças desse estilo costumam ser florais, além de vestidos fluidos, tecidos lisos ou em cores pastéis, assim como rendas, laços e bordados.

No estilo clássico, as peças são mais discretas e de qualidade, predominando cores básicas como preto, azul-marinho, cinza, verde escuro, bege e off white. Quando tem estampas, são mais tradicionais e neutras, como risca de giz ou xadrez clássico.

O estilo casual tem características naturais e esportivas, sendo o preferido entre as pessoas mais práticas e despojadas que priorizam o conforto, mas querem andar bem vestidas.

Geralmente, as roupas são feitas de malha ou moletom, calça jeans, camisetas e outras peças com modelagem básica. Os calçados são tênis, sandálias anabela, salto grosso e papete.

Um estilo criativo pode ser adotado no dia a dia para trabalhar em uma barraquinha para festa infantil, assim como em ocasiões especiais.

Ele costuma misturar texturas, estampas e cores, formando um aspecto mais alegre e personalizado. Os adeptos podem utilizar vestidos, sapatos de diferentes texturas, peças de tendências, calça jeans e tênis ousados.

Quanto ao estilo dramático urbano, transmite modernidade e ousadia, por meio de peças desconstruídas e com combinações diferentes. entre os mais comuns estão cropped, mocassins, coturnos e de jeans soltos.

Já o estilo elegante é feito para quem gosta de andar impecável, com peças duráveis e acabamento perfeito, a exemplo das calças de alfaiataria, camisas de seda e blazer de corte reto.

Outro tipo de moda que está em alta é o estilo sexy, o preferido entre as mulheres que querem valorizar o corpo, mas de maneira elegante com decotes, transparências e fendas.

Como são as roupas na moda sustentável?

As roupas da moda sustentável podem ser usadas durante a produção de eventos corporativos ou em diversas outras ocasiões naturalmente.

As peças são produzidas por meio de processos que minimizam ou eliminam o impacto no meio ambiente, e para isso, os fabricantes preferem usar tecidos naturais, que dependam de menos produtos químicos e menos água.

Entre as opções mais comuns estão o bambu ou o cânhamo e a produção desses tecidos também é sustentável. Ela costuma acontecer em plantações orgânicas de algodão e bambu sem pesticida.

A eliminação do pesticida tem como objetivo evitar a contaminação de lençóis freáticos e dos alimentos consumidos pelos animais. Além do mais, peças de roupas sustentáveis costumam ser fabricadas com o reaproveitamento de materiais.

Em uma empresa de lavagem de toalhas para salão de beleza, existem muitas peças provenientes da reconstrução de roupas de brechó ou que foram fabricadas com sobras de tecidos.

Uma das maiores características dessas peças é que elas reduzem o desperdício durante sua fabricação, algo totalmente diferente do que acontece com o fast fashion.

Nesse tipo de consumo, as tendências logo são abandonadas e as pessoas sentem a necessidade de comprar mais roupa. Por outro lado, a moda sustentável procura usar cores neutras nos tecidos porque eles precisam de menos água na fabricação.

Além do mais, os consumidores podem aproveitar as peças por muito mais tempo, tendo em vista o fato de possuírem uma vida útil muito maior.

Também é possível encontrar roupas da moda sustentável para diversas ocasiões, seja um vestido de festa, roupas de ginástica para aula de cross training, uniformes, entre outros.

Considerações finais

A sustentabilidade é um assunto muito importante porque se trata da preservação do meio ambiente para a sociedade atual e para as futuras gerações.

Diversos setores estão aderindo a esse pensamento, inclusive a indústria da moda, para reduzir as agressões à natureza e o consumo excessivo.

A conscientização é muito importante para que as pessoas passem a adquirir roupas com marcas duradouras e que respeitam esse conceito.

Isso vai reduzir a pegada ambiental da indústria têxtil, aumentar a qualidade do que é fabricado, bem como a durabilidade dos produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui