Resolução de conflitos: o que é e como funcionam seus processos?

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Resolução de conflitos

Resolução de conflitos é um tema muito importante nos dias de hoje, tendo em vista o crescimento da população e a quantidade de pessoas inseridas no mercado de trabalho, principalmente em países de população mais jovem.

Profissionais que já enfrentaram algum problema em uma empresa sabem que o departamento de recursos humanos é fundamental na hora de resolver conflitos.

Isso porque quando existe algum desentendimento entre a equipe ou gestores, a organização pode se prejudicar. São situações que prejudicam a produtividade, reduzem a motivação, aumentam a rotatividade, entre outros prejuízos.

O papel do RH é minimizar as tensões, por isso, é fundamental que os profissionais da área estejam atentos a qualquer ocorrência que possa indicar um conflito interno. Ao identificar uma situação do tipo, deve-se fazer o possível para solucioná-la.

Isso ajuda a manter o clima organizacional saudável e evita consequências piores para os envolvidos, como problemas emocionais e psicológicos, afastamento e até desligamentos.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar como a resolução de conflitos é composta, quais são os benefícios que ela oferece para a corporação e quais são as estratégias mais usadas para resolver conflitos nas empresas.

Como a resolução de conflitos é composta

A gestão de conflitos é um processo que envolve diferentes etapas e conhecê-las é muito importante para que o RH possa lidar melhor com essas tensões. São elas:

  • Evitar;
  • Amaciar;
  • Impor;
  • Negociar;
  • Integrar.

A etapa evitar consiste em prevenir ou até mesmo fugir de um conflito, de modo que a organização a de seu reconhecimento e a possibilidade de resolvê-lo.

Amaciar também é uma forma de escapar provisoriamente, geralmente negando o conflito para apaziguar a situação.

O RH de um fabricante de bolsa personalizada lembrancinha evita impor uma solução arbitrária porque ela se vale do poder de liderança ou de uma das partes envolvidas. É uma forma de impor uma solução vantajosa, sem considerar os demais.

O ideal é negociar porque isso traz uma solução mais equilibrada, fazendo com que cada um dos envolvidos cedam um pouco para acabar com o conflito.

Também é interessante investir em técnicas de integração para acolher diferentes pontos de vista, incentivar a troca de ideias e argumentos, e com isso alcançar uma solução benéfica para todos.

Uma boa solução de conflitos prioriza a integração para manter as relações saudáveis no ambiente de trabalho. As tarefas em conjunto, com todos os envolvidos conscientes de suas responsabilidades na construção do clima organizacional, são muito benéficas.

Elas mostram que as melhores soluções são provenientes da combinação entre pontos de vista diferentes.

Se todos os funcionários de uma oficina mecânica especializada em troca de óleo mais próximo puderem participar e propor uma resolução, se sentem validados e procuram prevenir atritos no dia a dia.

Benefícios da resolução de conflitos

Não é difícil imaginar os benefícios que a resolução de conflitos pode trazer para as empresas, e um deles é a possibilidade de reter talentos. Manter no quadro de funcionários pessoas que se destacam em suas tarefas é um desafio.

Para a maioria dos profissionais, de nada adianta oferecer altos salários se o clima organizacional é ruim. Nesse sentido, gerenciar conflitos evita que esses talentos abandonem a corporação, pois eles se sentem mais motivados e valorizados.

A comunicação interna é uma área de responsabilidade do departamento de recursos humanos, uma vez que depende de ações bem planejadas e estruturadas por meio de metas e objetivos.

A mediação exige um planejamento que envolve gestão estratégica, e é indispensável trabalhar o espírito de utilização durante a execução de tarefas por parte dos funcionários.

Outro benefício é o aumento da produtividade, pois se os funcionários não se envolvem em brigas, fofocas e conflitos internos, também se tornam mais produtivos. Mais do que isso, que conseguem exercer suas tarefas de maneira organizada e plena.

Se dentro de uma empresa de revitalização de piso laminado todos conseguem ter um bom relacionamento, o trabalho em equipe é muito mais produtivo. Isso também ajuda a evitar erros no processo operacional porque alguém não cumpriu determinada função.

Organizações que queiram reduzir a rotatividade de funcionários precisam investir na resolução de conflitos, pois essa taxa pode aumentar consideravelmente quando existem muitos problemas desse tipo.

Geralmente, eles aparecem no relacionamento entre líderes e subordinados, o que merece ainda mais atenção por parte do RH.

A rotatividade também representa perdas e prejuízos para a corporação, pois é necessário lidar com rescisões, além de dispor de tempo e dinheiro para selecionar e contratar novos profissionais.

Se houver uma boa gestão de conflitos, essa necessidade é eliminada. Ao mesmo tempo, a organização consegue integrar melhor as equipes. Isso não significa forçar a amizade entre os times, pois o processo deve ser natural.

Dentro de uma rede de instituições de ensino que oferecem curso higienização de estofados, nem todos os colaboradores terão afinidade, o que é normal, mas é indispensável manter o respeito e estimular o trabalho em equipe.

Com uma boa resolução de conflitos, os times são mais engajados e integrados, e conseguem alcançar resultados positivos, tanto para a empresa quanto para as carreiras profissionais.

Resolver os problemas internos da melhor forma exige habilidades, como flexibilidade, negociação, comunicação eficaz e empatia. Desenvolver essas habilidades é uma forma de crescer pessoalmente e profissionalmente, aprimorando as competências e interpessoais.

Ao longo do tempo, o profissional se torna mais resiliente em situações conflituosas e consegue lidar melhor com elas.

Por outro lado, se os conflitos não forem resolvidos, podem se intensificar e se transformar em crises maiores. O RH deve lidar com a situação de maneira proativa e eficaz para evitar que o problema cresça e se torne uma crise prejudicial.

É assim que uma loja de acessórios para piscina consegue economizar tempo, recursos e a energia emocional dos colaboradores.

Muitos conflitos acabam aparecendo por conta de falhas e problemas na comunicação, e para resolvê-los, o caminho é ouvir atentamente e aprender a se expressar de maneira objetiva, sempre procurando o entendimento comum.

O processo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, promove clareza e traz mais assertividade para as interações.

Melhores estratégias para resolver conflitos

Existem algumas estratégias que ajudam a resolver os conflitos facilmente dentro das organizações. São elas:

Fazer escuta ativa

É fundamental dedicar um tempo para ouvir o que as pessoas estão dizendo, e a escuta ativa ajuda a focar no que o outro tem a dizer e prestar atenção na maneira como expressa as situações.

Se o gestor de RH de uma empresa de piso elevado em aço com concreto celular percebe que o colaborador expressa as coisas de determinada maneira, deve expressar as palavras da mesma forma.

Se eu tiver dúvidas, é muito importante fazer perguntas, pois isso indica que a companhia está preocupada em resolver o problema.

Não culpar

Não se deve culpar ninguém durante a ocorrência de um conflito, pois isso pode piorar as coisas. O ideal é criar um ambiente seguro e abrir oportunidades para que todos possam falar.

Ao se deparar com um conflito no trabalho ou até mesmo na vida pessoal, todas as partes envolvidas devem trabalhar juntas para solucioná-lo.

Ninguém deve ser especificamente responsabilizado pela solução, mesmo porque, trabalhar em conjunto ajuda a resolver o problema rapidamente.

Estimular a colaboração

Uma empresa de limpeza do motor a vapor deve estimular a colaboração durante a resolução de um conflito porque todas as partes envolvidas acreditam que estão certas, então, é fundamental fazer concessões.

Ninguém vai chegar à solução sozinho, mas todos devem mostrar disposição para colaborar, deixando de lado as diferenças.

Estimular a colaboração é a melhor forma para que todas as partes sejam ouvidas, ao invés de favorecer ou desfavorecer alguém específico.

Mediar a situação

Muitas pessoas estão familiarizadas com um mediador, e essa estratégia continua sendo importante no local de trabalho. A organização pode contar com alguém neutro e imparcial que vai ajudar a resolver um problema.

Um escritório especializado em recurso de multa Campinas pode contar com uma terceira pessoa para ter uma opinião imparcial sobre a situação.

Supondo que exista uma discussão sobre um projeto dentro da equipe, é interessante pedir que outro colega que não esteja relacionado ao projeto dê sua opinião para mediar o conflito.

É uma forma de ouvir uma opinião baseada em fatos e que não seja influenciada por interesses ou sentimentos pessoais.

Considerações finais

Uma empresa é formada por pessoas diferentes, e é natural que em algum momento possa surgir um conflito.

Mas mesmo que isso seja comum no dia a dia, ele precisa ser mediado e resolvido, antes que se torne um problema maior.

Os profissionais de RH precisam encontrar maneiras de resolver essas situações porque elas podem minar a motivação e a produtividade dos funcionários.

Por outro lado, quando existe cuidado e atenção aos conflitos, os colaboradores se sentem ouvidos, o que melhora muito o clima organizacional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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