O que é segmentação psicográfica?

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Segmentação psicográfica

Segmentação psicográfica é uma forma de recortar o mercado, usando para isso características e hábitos dos consumidores. Dessa forma, a organização pode criar boas estratégias de marketing e vendas que vão conectá-la com o público.

A partir da identificação de valores e comportamentos, fica muito mais fácil se comunicar com os clientes e gerar engajamento. Seu propósito é compreender as necessidades dos consumidores, como enxergam a vida, entre outras questões.

Ao ter esses dados em mãos, a empresa consegue criar uma estratégia de comunicação de acordo com o perfil do consumidor, além de atraí-lo, gerar identificação e criar alinhamento.

Trata-se de um exemplo de segmentação de mercado que considera traços psicológicos semelhantes, ou seja, aspectos que influenciam os hábitos de consumo, objetivos de vida, estilos, entre outros aspectos.

É uma segmentação mais atrelada aos valores e hábitos das pessoas que possuem o mesmo perfil da persona da empresa, algo fundamental para gerar identificação.

Não é novidade que as estratégias de marketing e vendas precisam ser segmentadas e a segmentação psicográfica ajuda a organização a direcionar melhor suas ações.

Pensando nisso, este artigo vai falar sobre sua importância, os benefícios de colocá-la em prática e como aplicar a segmentação psicográfica.

Importância da segmentação psicográfica

Fazer a segmentação psicográfica é importante para personalizar a comunicação, visto que um de seus principais pontos é a capacidade de personalizar a mensagem que a empresa deseja transmitir.

Atualmente, esse aspecto é a única forma de criar ações vantajosas, visto que a companhia consegue se comunicar com as pessoas e falar para elas exatamente o que desejam ouvir, otimizando os esforços da equipe.

Um pet shop de banho e tosa perto consegue contar histórias alinhadas com a vida das pessoas e de acordo com suas próprias concepções. Isso ajuda a alcançar o sucesso e a companhia consegue resultados lucrativos.

Essa ação é fundamental porque evita a perda de tempo com criação de campanhas e ações que acabam impactando as pessoas erradas. Da mesma forma, os consumidores não perdem tempo com estratégias que não são para eles.

O retorno sobre os investimentos também é muito vantajoso e isso acontece porque as equipes de marketing conseguem alcançar o que foi proposto e até mesmo excedem as expectativas em relação aos lucros.

São retornos que podem vir de maneira direta ou indireta, com base em transações que fortalecem um relacionamento consistente.

Para que a organização consiga converter mais pessoas, a primeira coisa que precisa fazer é segmentar suas ações. Fazer a divisão de grupos melhora a personalização das ofertas e convence os contatos a seguirem os próximos passos.

No caso de uma empresa especializada em conserto de bisturis, fica muito mais fácil fazer com que os clientes sigam pela jornada de compra até que finalmente estejam prontos para negociar.

Quando a organização encontra o tom ideal e faz uma oferta compatível com aquilo que o cliente deseja, as chances de conversão são muito maiores.

Por fim, a segmentação psicográfica é importante porque aumenta o ticket médio, uma vez que as ações conquistam a confiança do cliente.

A marca conversa com as pessoas de acordo com aquilo que gostariam de ouvir, apresentando soluções específicas para suas necessidades, fazendo com que se sintam mais confortáveis para comprar.

Benefícios da segmentação psicográfica

Segmentar a audiência ajuda os profissionais a atingirem resultados satisfatórios, como aumento das conversões, fidelização e redução de desistências. Dentre seus principais benefícios estão:

Compreender as necessidades do cliente

Compreender as necessidades do cliente é imprescindível para criar estratégias de marketing personalizadas. Usar segmentos distintos ajuda os profissionais a fazerem uma busca detalhada sobre problemas específicos que o produto pode resolver.

É o caso, por exemplo, de um varejista que descobre que seu perfil ideal de cliente tem filhos em idade escolar e que a maior dificuldade dessas crianças é esperar o ônibus em dias de chuva.

Todo tipo de negócio, como no caso de um fabricante de válvula guilhotina faca passante, precisa entender as necessidades dos clientes para fazer ofertas personalizadas e campanhas direcionadas.

Melhora a adaptação da mensagem

Ao invés de trabalhar com abordagens padronizadas, a organização vai usufruir de mensagens personalizadas que atendam necessidades distintas e trazem uma experiência mais agradável para os clientes.

Eles percebem que são compreendidos e respondem naturalmente aos estímulos da marca. No caso do varejista de roupas, pode criar campanhas mostrando crianças usando capas de chuva e chegando até a escola secas e aconchegantes.

Para potencializar ainda mais os efeitos dessa campanha, pode-se inserir um link ao lado da imagem que leva o usuário para a página de compra da capa de chuva.

Saiba como fazer a segmentação psicográfica

Depois de entender a importância e os benefícios da segmentação psicográfica, uma marca de squeeze personalizado lembrancinha deve fazer uma pesquisa de público, algo muito fácil hoje em dia por conta da internet.

Os usuários deixam grandes rastros e as organizações podem usar recursos como o big data e o machine learning para potencializar as estratégias de marketing.

Plataformas de anúncios como o Google e o Facebook também trazem muitas informações sobre o público, uma vez que suas campanhas são baseadas em segmentação.

O gestor deve imaginar quem seria o cliente ideal do negócio e segmentá-lo com base nos dados psicográficos. Quando tiver o cliente ideal em mente, é necessário responder algumas perguntas.

Por exemplo, é crucial saber quais são as dores dessas pessoas, suas preocupações, oportunidades, sonhos, objetivos, entre outras questões.

Depois de responder todas essas perguntas, é necessário fazer alguns testes para tentar atrair aquele perfil desenvolvido, criando conteúdos compatíveis com suas dores e ambições e desenvolver soluções em cima delas.

No entanto, se as respostas não estiverem de acordo com a realidade, não tem problema, tendo em vista que a segmentação psicográfica não costuma ser certeira na primeira vez.

Nesse caso, um fabricante de bateria 60 precisa adequar seus esforços, conteúdos e produtos, de acordo com o que a realidade mostra. Também é muito importante analisar outros pontos, como:

  • Quem são as pessoas que seguem a marca;
  • Quem são as pessoas atraídas;
  • Canais usados por elas;
  • Como procuram informação.

É necessário fazer uma análise de tudo isso e prestar atenção aos comentários e sugestões das pessoas, assim, fica mais fácil entender o modo de pensar do prospect.

Esse processo precisa ser refeito de tempos em tempos, isso porque nenhuma segmentação psicográfica é vitalícia. A organização precisa revisitar os feedbacks e dados e refletir sobre seu perfil de cliente ideal.

Um fabricante de tapete cozinha sob medida vai perceber que de tempos em tempos as características dos prospects mudam. Isso acontece porque as pessoas são mutáveis e por isso suas opiniões variam ao longo do tempo.

Em outras palavras, o processo de segmentação é algo que nunca termina, por isso, primeiro é necessário idealizar quem seria o cliente ideal, depois confirmar perguntando para o público e finalmente analisar o feedback das pessoas.

Depois de um tempo de estratégias de marketing e vendas, o processo precisa ser refeito para se certificar de que a comunicação, assim como os produtos e serviços, estão de acordo com as necessidades e objetivos do cliente.

Para uma companhia de lavagem de poltrona, é a melhor forma de segmentar o público, considerando suas características psicográficas.

Para transformar os prospects em clientes, é indispensável construir uma lista de contatos com as pessoas mais interessadas para manter uma comunicação constante.

É possível atraí-las por meio de recompensa de valor, como no caso de um e-book ou whitepaper. A lista será educada e nutrida com conteúdos de valor até que essas pessoas estejam prontas para comprar.

Lembrando que o processo de nutrição começa com a construção de uma boa landing page, algo que pode ser feito com a ajuda de algumas ferramentas ou a contratação de um profissional especializado.

Para um negócio de som automotivo Sorocaba, fazer a segmentação psicográfica é essencial para compreender os hábitos, comportamentos, pensamentos, necessidades, problemas e outras características dos potenciais clientes.

Ela vai possibilitar uma comunicação direcionada, mas tudo isso depende do quanto a companhia consegue fazer essa segmentação, um processo simples mas que precisa ser muito bem ponderado.

Considerações finais

O grande diferencial das estratégias de marketing hoje em dia é o fato de que elas são totalmente direcionadas para o público certo. Ou seja, a marca não lança uma campanha para qualquer pessoa e espera os resultados aparecerem.

Ela precisa se aprofundar em vários aspectos de seu público para que possa transmitir a mensagem mais assertiva e até mesmo adequar suas soluções.

A segmentação psicográfica ajuda a encontrar essas respostas, melhorando as estratégias e o retorno sobre os investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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