Mídias sociais em 2024: tendência e expectativas

0
255
mídias sociais

As mídias sociais em 2024 continuam sendo fundamentais para as estratégias de marketing de qualquer empresa.

Essas plataformas online, que podem ser acessadas por aplicativos, ajudam a criar, compartilhar e interagir com conteúdos desenvolvidos pelos usuários.

Também são ótimas para formar comunidades virtuais, onde as pessoas podem se conectar, comunicar e compartilhar informações em tempo real, como no caso do Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok.

Esses canais trazem vários recursos, pois os usuários podem publicar textos, imagens, vídeos e áudios, assim como interagir por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos.

As redes sociais têm papéis muito importantes e diversos, pois ajudam a construir uma rede de contatos e são essenciais no planejamento de marketing de qualquer empresa.

Seus impactos ultrapassam a vida pessoal, pois conseguem influenciar a cultura, opiniões políticas, negócios e até a maneira de se comunicar no mundo todo.

Trata-se de um espaço dinâmico que reflete e molda as tendências sociais contemporâneas, sendo ótimos canais para se expressar individualmente, conseguir engajamento comunitário e trocar ideias.

Tendo em vista a relevância desses canais, este artigo vai mostrar como as redes sociais podem crescer com a tecnologia em 2024, quais são os principais tipos de mídia para o próximo ano e quais são os objetivos dessas ferramentas.

O crescimento das redes sociais com tecnologia

As redes sociais evoluem ao longo do tempo e são impulsionadas pelas inovações tecnológicas. Em 2024 e nos próximos anos, elas serão influenciadas por várias tecnologias, como a realidade virtual e a realidade aumentada.

Com esses recursos, os usuários terão experiências imersivas e interativas, por meio de filtro de realidade aumentada para fotos e vídeos e a possibilidade de criar ambientes virtuais compartilhados para criar interações envolventes.

Uma loja que vende móveis para escritório de contabilidade terá a possibilidade de usar recursos com inteligência artificial que vão aprimorar a personalização dos conteúdos, sugerir conexões relevantes e identificar padrões de comportamento.

Essas plataformas estão desenvolvendo algoritmos avançados que ajudam a otimizar a experiência do usuário e a oferecer conteúdo direcionado.

Existe a possibilidade de gerar conteúdos por meio de inteligência artificial, como textos, imagens e vídeos, mas isso será mais sofisticado a partir de 2024. Desse modo, as empresas terão facilidade em suas produções e economizarão tempo e recursos.

Devido à necessidade de preservar a privacidade online, esses canais também vão investir mais em tecnologia para proteger os dados dos usuários.

Já existem vários recursos para isso, como a criptografia de ponta a ponta e ferramentas de controle robustas que aumentam a confiança no uso desses canais.

O comércio social vai continuar crescendo, e assim como já é possível agendar horário em um salão de cabeleireiro, os usuários também poderão consumir os mais variados tipos de produtos e serviços.

As transações serão realizadas diretamente nas plataformas, pois já estão integrando funcionalidades de compras, pagamentos e transações financeiras que vão proporcionar uma experiência mais fluida e conveniente.

Além disso, a integração profunda entre vários canais de redes sociais vai oferecer uma experiência contínua para os usuários. As marcas, por sua vez, vão compartilhar conteúdo de maneira eficiente e promover a interconexão digital.

Tipos de mídias sociais para 2024

As redes sociais evoluem constantemente, por isso as estratégias digitais também estão se transformando para se adaptar às mudanças nas preferências dos usuários, acompanhar os avanços tecnológicos e se ajustar aos principais tipos de mídia.

Em 2024, várias tendências e estratégias vão predominar e terão de fazer parte do planejamento de marketing das empresas. São elas:

  • Conteúdos efêmeros;
  • Remoção de curtidas;
  • Fiscalização jurídica;
  • Marketing de influência;
  • Adoção de tecnologia;
  • Conteúdo em vídeo;
  • Comércio social.

Os conteúdos efêmeros, que desaparecem depois de um tempo, são uma estratégia eficaz para engajar a audiência. Recurso como os stories do Instagram e do Snapchat trazem oportunidades de compartilhar materiais autênticos e promoções temporárias.

Em um estúdio gravação podcast, a marca pode se dedicar a materiais que permanecem em suas plataformas, como as publicações no feed de notícias e no blog institucional.

A remoção da contagem de curtidas no Instagram é uma tendência que ganhou notoriedade em 2019, e a intenção é tornar o ambiente mais saudável e reduzir a pressão social por popularidade.

Muitas empresas estão adaptando suas estratégias e voltando sua atenção para a qualidade do engajamento ao invés de pensar apenas na quantidade de curtidas. Isso ajuda a estabelecer conexões genuínas com o público.

A tensão em relação à privacidade é cada vez maior, e as pessoas estão muito preocupadas com sua segurança online. Isso faz com que as organizações invistam em conformidade legal nas estratégias dentro das redes sociais.

Ações como revisar e atualizar as políticas de privacidade, estabelecer práticas transparentes de coleta e uso de dados, além de responder questões legais emergentes, são algumas das tendências nesses canais em 2024.

Uma agência que conta com recepcionista para evento pode investir no marketing de influência porque ele continua sendo uma ferramenta poderosa nos próximos anos.

Cada vez mais organizações fazem parcerias com criadores de conteúdo para promover os produtos e serviços. Isso porque eles garantem a autenticidade e a relevância dos materiais, de acordo com os valores de sua audiência.

Devido ao avanço da tecnologia, recursos como realidade aumentada e realidade virtual, se fazem cada vez mais presentes nas estratégias dentro das redes sociais.

Juntamente com a inteligência artificial, esses recursos conseguem oferecer experiências de compra interativas, filtros para aumentar o engajamento e chatbots para melhorar o atendimento ao cliente.

Os conteúdos em vídeo continuam dominando as estratégias, por causa de plataformas como Instagram e TikTok. Elas incentivam a criação de vídeos curtos e envolventes que chamam a atenção dos usuários.

Até mesmo um negócio que oferece locação de cobertura de lona para eventos pode criar materiais de alta qualidade para contar histórias, apresentar seus produtos e se conectar emocionalmente com a audiência.

O comércio social vai crescer porque se trata da integração das redes sociais com a venda de produtos e serviços. As marcas poderão desenvolver catálogos, botões de compra e experiências simplificadas que estimulem o consumidor.

Objetivos das mídias sociais

As mídias sociais têm um papel muito importante na sociedade atual, pois são plataformas multifuncionais que servem para diferentes objetivos e atendem às necessidades de empresas e pessoas. Seus propósitos são:

  • Promover a interação;
  • Compartilhar conteúdos;
  • Reconhecer as marcas;
  • Engajar os clientes;
  • Conscientizar.

Um dos principais objetivos das redes sociais é facilitar a conexão entre as pessoas, pois essas plataformas ajudam os usuários a permanecerem em contato uns com os outros, independentemente da distância.

Desse modo, um fabricante de painel canaletado com gavetas pode interagir em tempo real com sua audiência, enquanto os usuários podem compartilhar suas experiências e opiniões.

Essas plataformas são veículos que facilitam o compartilhamento de conteúdo, então são muito úteis para disseminar informações, notícias e outros formatos que vão disseminar ideias e tendências.

As empresas conseguem se beneficiar por conta das inúmeras oportunidades de alcançar o público e fortalecer sua presença online.

Tanto é que usar as redes sociais para construir e fortalecer o reconhecimento da marca é uma das estratégias mais usadas nos dias de hoje, e continuará sendo nos próximos anos.

O marketing nas redes sociais ajuda a promover produtos, serviços e campanhas, para alcançar os consumidores e construir uma comunidade em torno da empresa.

Com esses canais, uma fábrica de portão consegue manter um diálogo aberto com os clientes. Eles promovem interações diretas, ajudam a obter feedback instantâneo e facilitam a resolução de problemas.

Organizações que conseguem responder de maneira ágil e eficaz às preocupações dos clientes vão fortalecer a fidelidade do comprador e melhorar ainda mais sua reputação.

Além de tudo isso, são ótimas ferramentas para educar e conscientizar a audiência, por isso, fazem parte de organizações sem fins lucrativos, instituições educacionais e das práticas de ativistas para compartilhar informações.

Seus conteúdos sensibilizam as pessoas em relação às causas sociais e promovem mudanças significativas na sociedade.

Além do mais, um fabricante de estação de trabalho branca pode recrutar novos colaboradores em redes sociais voltadas para o mundo corporativo, como no caso do LinkedIn.

Essa plataforma também oferece um espaço exclusivo para falar sobre assuntos relacionados ao mercado de atuação, celebrar as conquistas da empresa e estabelecer conexões valiosas.

Considerações finais

Em 2024, as mídias sociais vão continuar exercendo papéis importantes na interação digital e na sociedade contemporânea.

O surgimento de novas tecnologias vai destacar ainda mais a necessidade de marcar presença nesses canais e usá-los como uma forma de compreender as necessidades dos consumidores.

Com elas, as estratégias de marketing encontram um ponto de equilíbrio para divulgar produtos e oferecer conteúdos educativos que vão posicionar o negócio como referência em seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui