Microempresa: o que é e como ter sucesso

0
266
microempresa

Quando as pessoas pensam no mundo do empreendedorismo, em geral, vem a imagem de grandes multimilionários que administram grupos de empresas gigantescas, mas, olhando mais de perto, grande parte deles se dedica muito para gerir sua microempresa.

Muito longe dos orçamentos de várias casas de centenas e milhares, essas empresas são as verdadeiras chamas de ignição da economia global e também no restante do mundo. Os pequenos empreendimentos têm a função social de fazer a moeda circular.

Comparando com grandes marcas, a microempresa tem um faturamento muito reduzido, isso nem é necessariamente negativo uma vez que seu investimento e demanda é bem menor também, para verificar o sucesso de um negócio é bom observar essa margem.

Uma microempresa tem até nove funcionários quando sua atividade está inserida na lógica de comércio e serviços, já para produção o limite é de onze funcionários, ainda assim desde a criação da MEI a grande maioria é de microempresários individuais que trabalham a sós.

Começar uma microempresa é um grande desafio e os empreendedores que lidam com essa experiência podem chegar na decisão de dar o seu primeiro passo por meio de um objetivo pessoal ou de uma necessidade.

Mesmo que a grande parte das microempresas não seja responsável nem esteja apta para lidar com questões mais complexas como a realização de exame coproparasitológico veterinário, é esse pequeno negócio que vai empregar mais pessoas e diversificar.

Em uma economia com produtos cada vez mais nichados e com consumidores mais exigentes, é natural que o mercado fomente novas ideias e pequenas iniciativas dentro de um mesmo mercado para atender esse cliente com muito mais variedade.

Para entender de forma mais profunda as microempresas e a sua importância na economia atual, é preciso entender a quais atividades ela se dedica, quais são as vantagens e os passos para construir uma microempresa mais produtiva, sustentável e rentável. 

O que é uma microempresa?

As microempresas, muitas vezes, representam o sonho e a dedicação de uma vida toda de trabalhadores que decidiram criar seu próprio negócio e, hoje, dedicam muitas horas do seu dia a dia e boa parte da sua energia em prol do seu desenvolvimento.

Ainda assim, as microempresas prestam um serviço econômico global muito maior, por mais que a primeira vista, focada em uma microempresa de embalagem personalizada delivery não se veja esse impacto, ao olhar para o macro os efeitos são mais aparentes.

Ao observar um grupo de microempresas, é possível ver como são esses efeitos se expandem e fazem com que o ecossistema econômico de uma região inteira se torne mais ativa, entre essas vantagens é possível ressaltar:

  • Criação de novos empregos nos grandes centros;
  • Formação real de novos gestores;
  • Capacidade de se reinventar dentro de um trabalho;
  • Diversificação, segmentação e especialização.

Tanto em grandes centros urbanos quanto nas pequenas cidades, são as microempresas e as empresas familiares que reservam a maior parte da mão de obra local, ao mesmo tempo que é o setor que mais paga salários gerando a maior dinâmica de dinheiro.

Tendo um número menor de funcionários e atuando com menos barreiras e intermediários entre patrão e funcionários, a microempresa também se valoriza por manter um profissional empregado por mais tempo e com mais qualidade de vida.

É muito raro encontrar uma microempresa especializada em cerca concertina em recife ou em qualquer outra área de atuação que opere no prejuízo extremo ou com grandes sobras.

A partir do ponto de vista legal, a criação da categoria de microempreendedores garantiu que empresas e empreendedores se formalizarem com menos taxas de impostos e com linhas de crédito mais favoráveis para o seu porte de negócios.

Por que investir em microempresas

É possível dizer que se vive, nos dias de hoje, em um mundo profundamente moldado pela demanda por empreendedores, em uma economia cada vez mais escassa de postos de trabalho, começar um novo empreendimento se torna a meta é até o sonho de muitos.

Nem sempre a criação de produtos para sala planejada simples é uma atividade que é um dos melhores sonhos de um profissional, mas ao observar essa demanda o especialista pode criar sua própria estrutura e passar a oferecer o seu serviço nesse mercado.

Uma das vantagens de se criar uma microempresa é conseguir gerir sua pequena estrutura de atuação de forma registrada com muito menos burocracia. Essa modalidade de empreendimento gera tantos benefícios que o Estado cria uma série de facilidades.

Seja uma loja que vende vassoura nylon macia ou uma pequena confecção do mesmo produto a partir da manufatura, as empresas de pequeno porte tendem a receber mais atenção das prefeituras locais até na concorrência para licitações.

Isso porque existe o entendimento de que o dinheiro que é investido em uma microempresa é retornado mais rápido à sociedade e, por consequência, retorna aos cofres públicos por meio de impostos com mais frequência, gerando movimento na economia.

Tendo a necessidade de desenvolver seu trabalho em uma microempresa ou tendo nesse modelo uma preferência de atuação, o empreendedor que escolhe esse formato tende a ser o mais desafiado e passa a contar com um grande senso de urgência no dia a dia.

Isso porque, com uma atuação de pequeno porte, o microempreendedor pode fazer correções de rota a todo instante, tendo muito mais controle dos ganhos e gastos que acontecem essencialmente no desenvolvimento de um negócio.

Como fazer uma microempresa ter mais sucesso

Mesmo que se romantize a imagem do empreendedor, é fundamental entender que por trás de toda empresa existem seres humanos que muitas vezes se desgastam e investem a maior parte das horas do seu dia em um trabalho próprio.

A liberdade que, muitas vezes, acaba sendo citada, tanto de horário quanto de local de trabalho, na verdade significa jornadas extensivas de trabalho e preocupações que acompanham o empreendedor onde quer que ele vá.

Talvez o grande desafio na gestão de uma microempresa especializada em home care nutricionista seja garantir um equilíbrio de trabalho para que o gestor, o trabalhador e o ser humano tenham tempo para existir em conjunto e assim manter o bem-estar.

Pode até parecer trivial, mas esse cuidado pessoal que o empreendedor de microempresa deve ter é imprescindível para que ele esteja sempre apto a tomar as decisões certas nos momentos em que ele será exigido.

Enquanto as empresas de maior estrutura visam o lucro maior em algum momento de maior maturidade, uma empresa portaria virtual de micro porte deve pensar em chegar o mais rápido possível em um modelo que garanta sua rentabilidade junto com sustentabilidade.

Isso significa dizer que uma microempresa deve ser gerida com o olhar voltado para o dia a dia, por mais que o futuro também seja importante, é no planejamento a curto prazo eficiente que esse modelo tende a acumular mais ganhos reais ao longo do tempo.

As microempresas, devido ao fato de terem um porte mais reduzido em comparação às companhias mais recorrentes vistas no mercado, possibilitam que seus gestores realizem a micro gestão.

Ou seja, uma coordenação dos processos diários para otimizar seus resultados e reduzir os seus gastos, fazendo com que em cada operação a margem aumente.

Considerações finais

Quando se pensa em empreendedores de sucesso, a primeira imagem que pode vir na cabeça de boa parte das pessoas é a de um grande empresário dono de grandes marcas, redes, franquias e conglomerados cheios de atuações em todos os mercados.

Essa visão de caricatura está longe de ser a realidade da gigantesca maioria dos donos de empresa que em geral administram microempresas, mesmo com uma atuação pequena, eles são os empreendedores responsáveis pelo maior nível de circulação na economia.

Esse tipo de pessoa jurídica ainda pode simbolizar, no Brasil, uma boa parcela de trabalhadores que prestam serviços para uma ou mais empresas e são o único funcionário do seu próprio empreendimento.

Desde um mecânico especializado em direção eletro hidráulica focus até uma chef de cozinha que faz eventos em casa sob demanda são profissionais que podem ter sua atividade classificada como micro empreendedor.

Ter uma microempresa, muitas vezes, envolve equilibrar as demandas de um trabalhador e a de um gestor de empresa com muito mais riscos e com menos condição de corrigir rotas, ao mesmo tempo, ao estruturar bem, pode se tornar um negócio muito mais rentável.

As microempresas são o primeiro passo de milhões de pessoas que percebem uma demanda local e passam a atendê-las, assim, gerando suas primeiras vendas e fazendo a economia rodar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui