5 vantagens de criptomoedas

As criptomoedas tem uma enorme função, onde é possível fazer transações financeiras ou investimentos. As criptomoedas tem algumas vantagens que ajudam muito quem as usa, como a baixa aceitação, a falta de regulamentação, mercado recente e assim por diante.

Essa nova moeda tem tomado as discussões econômicas. Estão até levantando o fato de empresas, como uma clínica de exame para gatos, passarem a aceitar pagamentos com elas. E da forma que as coisas vêm evoluindo com o tempo, pode ocorrer.

Alguns lugares já aceitam ela, na realidade, mas ainda não está totalmente difundida entre os estabelecimentos no geral. E a tendência é que com o tempo essa moeda passe a ser mais usada do que é hoje, podendo até ser usada por empresas de mudança.

O importante é entender que tudo é possível, dado o alto desenvolvimento tecnológico da atualidade. Tanto é que hoje não se usa mais dinheiro em papel, surgiram diversas formas de pagamento virtual como o pagamento via transferência rápida, Pix ou cartões.

A história do dinheiro e também da economia mundial teve mais um capítulo com o início do Bitcoin. Em 31 de outubro de 2008, o Satoshi Nakamoto, o pseudônimo por trás do desenvolvedor da criptomoeda, mandou um email que deu início a tudo isso é visto.

A valorização de moedas virtuais têm levado a uma quantidade crescente de pessoas a tentar compreender como investir em criptomoedas. De acordo com as informações do IBGE, mais de 4 milhões de brasileiros estão pondo o seu dinheiro em ativos assim.

5 vantagens de criptomoedas

Por isso, uma empresa que faz transporte de cargas secas pode começar a se atualizar quanto à possibilidade de ter que adotar esse tipo de moeda, principalmente como forma de fazer transações comerciais comuns ou de movimentações de maiores quantidades.

Importante ressaltar que no decorrer do artigo, vão ser explicados diversos pontos sobre as moedas virtuais, ou costumeiramente chamadas de Criptomoedas.

O relatório do Investidor Brasileiro, que é um relatório da Anbima, a associação revela que o público que mais está investindo em moedas digitais são em sua maioria os jovens de 16 a 25 anos, que não são de fato a maior porcentagem em relação a população total.

Se os possíveis investidores querem saber como investir em moedas virtuais, esse artigo vai apresentar algumas dicas. 

É quase como fazer a compra de velas de ignição, ou seja é algo muito simples. Porém, é necessário entender o que está sendo feito durante a transação.

5 vantagens de criptomoedas

Conceito de Criptomoedas

A criptomoeda é um sistema de pagamento digital que não vai depender de bancos para analisar e permitir as transações. É um sistema ponto a ponto que possibilita a qualquer pessoa mandar e receber os pagamentos de qualquer lugar. 

Em vez do dinheiro físico movimentado e trocado, os pagamentos com moedas virtuais, existem unicamente como valores digitais em um banco de dados digital que faz a documentação das transações mais específicas. 

Ao transferir fundos de moedas virtuais, as movimentações são registradas em um livro contábil público. A criptomoeda é guardada em carteiras virtuais.

A criptomoeda tem esse nome pois utiliza o elemento de criptografia para analisar as transações. Isso quer dizer que a codificação avançada engloba o armazenamento e o compartilhamento de dados de criptomoeda entre as carteiras.

A primeira criptomoeda foi o Bitcoin, feita em 2009 e ainda hoje é a mais conhecida. Grande parte do interesse das criptomoedas é a negociação de mercado com a perspectiva do lucro, com especuladores às vezes dando impulso nos preços até as alturas.

Como funciona?

Para compreender como os comerciantes passam a aceitar pagamento em criptomoeda, é necessário entender bem como a criptomoeda funciona.

A criptomoeda é negociada a partir de uma rede blockchain, que é uma espécie de banco de dados e as movimentações são feitas por membros desta rede.

Todas as transações, depois de analisadas, são agrupadas em blocos e posterior a isso os blocos são ligados pelas correntes digitais. O interessante é que, após inseridos na cadeia de dados, que é a blockchain, os dados não podem ser apagados ou modificados. 

E isso só é possível pois as criptomoedas são verificadas justamente por essa corrente de membros que estão inseridos nesse sistema, não por uma organização ou por algum órgão do governo.

Tudo isso faz do Bitcoin não só seguro, mas bem transparente, imutável e acessível a todos que têm acesso a internet. Isso porque as movimentações podem ser realizadas por meio de uma troca, mas também podem ser feitas diretamente com outra pessoa.

Ou seja, se uma pessoa física tem bitcoin para vender e há alguém que deseja comprar, não necessita de terceiros, de bancos ou qualquer outra organização para concluir a venda.  

Isso trouxe uma perspectiva inovadora sobre as transações, e sobre as moedas. E a partir do Bitcoin, diversas outras moedas foram desenvolvidas e estão hoje transformando a maneira como se compreende a economia.

A importância das criptomoedas

Não existem dúvidas de que o mercado de criptomoedas é uma grande tendência e que tem muito lugar para os novos negócios no setor. Então, investir em cripto pode acabar sendo uma ótima chance para multiplicar todos os ganhos no futuro. 

Um Bitcoin estava valendo apenas 13 dólares em dezembro de 2012. E quase dois anos depois, para mostrar uma unidade era preciso desembolsar cerca de 630 dólares, e pode-se ver que essa cripto vale em torno de alguns milhares na atualidade.

Essa, é mais do que uma prova de que a valorização de uma criptomoeda pode crescer muito com o tempo e por isso deve ser uma ótima escolha de investimento.

As 5 vantagens de criptomoedas

Vai-se entender então, quais são as vantagens centrais destes ativos virtuais que estão de modo contínuo sendo noticiados no mundo inteiro, e assim compreender o porquê de tanta importância. As vantagens mais importantes são:

  1. A diversificação;
  2. As baixas taxas de movimentação;
  3. A segurança;
  4. A descentralização;
  5. A volatilidade.

Essas são as vantagens que as criptomoedas proporcionam. Cada uma dessas vantagens tem as suas características específicas e fundamentais para os investidores.

Como investir em Criptomoedas

Quem quer entender como investir em criptomoedas deve entender, em primeiro lugar, que essa é uma negociação de risco. Assim como todos os investimentos em ações, o mercado de moedas virtuais é flexível e pode ter altíssimas variações de preços. 

Por isso, não é um modelo de investimento indicado para investidores com um perfil mais conservador. Algumas recomendações são essenciais no início. A seguir, será possível ver algumas dicas para evitar erros e compreender como investir em criptomoedas:

Pesquisar muito sobre o ativo

Antes de iniciar, deve-se estudar sobre o mercado de criptomoedas. Entender como elas funcionam, buscar análises de especialistas, pesquisar sobre a valorização, entender as principais moedas e compreender mais quais são todas as melhores.

Abrir uma conta em uma corretora

Estudar sobre as corretoras que oferecem criptomoedas, buscar sobre a reputação de cada uma e procurar pelas avaliações dos serviços. Isso vai ajudar a analisar qual é a melhor opção. 

O mesmo deve ser feito ao procurar por uma empresa que vende cortes guilhotina, pois assim fica bem mais simples de escolher.

Não deixar todos os investimentos em cripto

As criptomoedas ou fundos de cripto necessitam ser uma opção para variar a carteira. Ter um portfólio com diversos tipos de investimentos ajuda a guardar bem o patrimônio e evitar maiores perdas, dando garantia de melhores ganhos.

Manter uma pequena fatia de investimento

Quando o assunto é agir, os especialistas levam os investidores a começarem com calma, aplicando aos poucos e ir crescendo a fatia até alcançar um limite certo para o perfil.

Assim como existem especialistas para fazer revelação de foto, também existem os especialistas para guiar os investimentos das pessoas físicas.

Monitorar os índices das cotações

Os índices financeiros são relatórios fundamentais para quem deseja começar a investir em criptomoedas ou já começou. São as principais referências, pois monitoram as cotações.

Considerações finais

Por fim, existem poucas criptomoedas no interior do mercado, em quantidade, e essa é uma das razões que faz as moedas digitais serem tão caras. 

Assim como existem poucas clínicas que realizam cirurgias de olho, as mais renomadas possuem uma agenda cheia e cobrar a mais pelo seu trabalho.

A capitalização de mercado de uma moeda digital vai depender muito do seu preço unitário multiplicado pela quantidade de ativos que estão disponíveis. O resultado mostra qual é a maturidade do cripto no mercado.

E para finalizar o artigo, é importante ressaltar que as empresas precisam se acostumar com a criptomoeda e também que estudem a possibilidade de adotar ela em suas empresas, principalmente uma empresa que vende chapas galvanizadas, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Leia: 30 anos da Serra da Tiririca

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui