Livro conta a história do Gavião número 1. O ano de 2020 marca o lançamento do livro “O Escudeiro de São Jorge – Flavio La Selva e a Gaviões da Fiel”.

Escrita pela irmã de Flávio, Wanda La Selva, e por seu amigo Durval de Noronha Goyos Júnior, ex-presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE), que conviveu com ele na época da fundação da maior torcida organizada do Brasil, a obra retrata a história de um homem que assumiu um compromisso com a democracia e, por isso,  nunca deixou de dar valor ao lado filantrópico em todas as causas que defendeu.

Além de saber os detalhes sobre a fundação da Gaviões da Fiel, ocorrida em 1969, o leitor depara-se com fatos históricos e políticos de São Paulo e do Brasil.

Dessa forma, a leitura também facilita, como os próprios autores afirmam na apresentação, o entendimento dos “valores éticos, morais e culturais professados pelo Gavião No. 1”.

Wanda La Selva / Divulgação

Livro conta a história do Gavião número 1

A obra aborda a imigração italiana para a cidade de São Paulo. Uma vez que a família La Selva é proveniente da Velha Bota, a infância de Flávio nas ruas da Moóca. Assim como a sua participação no Grupo de Jovens da Paróquia, sua passagem pelo Conservatório Musical, seu ingresso na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, o começo dos Gaviões e sua luta contra a ditadura do presidente corintiano Wadih Helu. Juntamente com os demais aspectos da atuação desse ilustre corintiano como humanista, tendo em vista que exerceu a função de professor e, católico convicto e se dedicou ao estudo da teologia.

No livro, também está registrado o papel de Flávio e da Gaviões na Revolução Corintiana,. Assim como na luta pela redemocratização do Brasil, no movimento das Diretas Já, na reivindicação por uma Constituinte e pela anistia ampla, geral e irrestrita. Inclusive com a narração do icônico episódio da faixa estendida pelos corintianos durante uma partida contra o Santos, no ano de 1979, em plena ditadura militar.

Além disso, o leitor entende a vinculação fraterna e entusiasmada do Cardeal Paulo Evaristo Arns com Flávio, suas lutas e a Gaviões.

Assim, para redigir a obra, Wanda La Selva colheu depoimentos de jornalistas e sócios do Corinthians que presenciaram os movimentos protagonizados por Flávio.

Durval Noronha / Divulgação

Dessa forma, ela também se debruçou sobre um precioso acervo histórico do Corinthians Paulista, juntamente com Durval Noronha, disponibilizado pelo historiador Fernando Wanner.

Então, por meio desse trabalho, Wanda busca manter viva a memória de seu irmão, isto é, um homem que tem paixão pelo Corinthians, pelo Brasil e pela democracia.

Livro: O Escudeiro de São Jorge – Flavio La Selva e a Gaviões da Fiel

  • Autores: Wanda La Selva, Durval de Noronha Goyos Júnior
    Editora: Observador Legal
    236 páginas
    R$ 45,00

Locais para adquirir o livro:

Mercado Livre    Editora

Livro conta a história do Gavião número 1

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal 

Fonte: Divulgação

Leia também: Seara lança novos produtos para comemorar a Semana do Bacon

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here