Informações Importantes sobre Automação Residencial. Você já ouviu falar em automação residencial? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo, pois ele irá te ajudar a entender melhor esse contexto!

Já imaginou controlar a iluminação, as cortinas, as câmeras, a TV, o ar condicionado e outros dispositivos/aparelhos em sua casa tudo pelo celular? Pois saiba que com a automação residencial isso é possível!

E não é conversa de futuro não, na verdade, você pode conseguir isso agora!

A automação residencial

O conceito de automação residencial surgiu há alguns anos e, basicamente, consiste em tornar o seu lar mais inteligente com uso de diferentes tecnologias.

Antes, isso era visto como algo distante ou mesmo muito caro, porém, cada vez mais as pessoas estão investindo em automatização residencial. E quer saber por que?

Porque uma casa automatizada é sinônimo de conforto, comodidade, praticidade, modernidade, economia e segurança!

Informações Importantes sobre Automação Residencial

Informações Importantes sobre Automação Residencial

Ou seja, ao investir em uma casa inteligente você terá estes e outros benefícios em seu dia a dia e que poderão facilitar e muito a sua rotina. Veja!

Principais benefícios

Conforto, comodidade e praticidade

Todo mundo quer ter mais conforto, comodidade e praticidade em casa, não é mesmo? Afinal, nossas rotinas costumam ser corridas e, muitas vezes, pesadas. Por isso, ao estar em casa nós desejamos ter o menor trabalho possível e menos complicações para fazer coisas do dia a dia.

E neste contexto, em uma casa automatizada, você pode, por exemplo:

Controlar a iluminação para deixá-la do jeito que quiser, seja acender ou apagar a luz sem precisar ir até o interruptor ou até mesmo ajustar a intensidade dela, por exemplo, para deixar o ambiente mais claro ou mais ameno.

Outro ponto é que você pode programar dispositivos para ligarem ou desligarem em determinados horários. Inclusive, também, você pode controlá-los mesmo a distância.

E vamos ser sinceros, quem nunca saiu um dia correndo de casa e esqueceu a luz ou algum aparelho ligado?

Além disso, você pode concentrar diversos dispositivos em um só, então por exemplo, você não precisa ter um controle para a TV, um para o home theater e outro para o ar condicionado. Você pode ter tudo no celular ou tablet.

E tem mais! Você também consegue utilizar comandos de voz para colocar um som ambiente, ligar/desligar algum dispositivo, saber qual será o clima e quais os compromissos do dia… e ainda pode ser notificado sobre diversas coisas que acontecem na casa.

Ou seja, você tem um controle muito maior sob os dispositivos e acontecimentos que acontecem na sua residência.

Economia

Além da modernidade, do conforto e da praticidade, um outro ponto interessante de uma casa automatizada é a economia que ela gera a você.

Por exemplo, você (ou alguém da sua família) já esqueceu alguma vez a televisão, o ar condicionado, a luz ou outro dispositivo ligado, certo? E quanto a mais você pagou na conta de energia no final do mês?

Talvez possa até não ser muito, mas se esses “esquecimentos” são recorrentes, pense a longo prazo e em quanto dinheiro está sendo gasto, ou melhor, desperdiçado.

Informações Importantes sobre Automação Residencial

Por isso que investir em automatização residencial é interessante neste aspecto também, pois você pode simplesmente desligar esses dispositivos pelo celular ou com um comando de voz ou ainda programar para que eles desliguem após um tempo. Nada mal, não é verdade?

Dá até mesmo para controlar os irrigadores do seu jardim, caso você os tenha em sua casa. E isso também gera uma economia na conta de água, afinal, se este dispositivo está programado para ligar todos dias, quando estiver chovendo, por exemplo, você pode desligá-lo, pois não tem necessidade.

Segurança

Como sabemos, o Brasil não é dos países mais seguros para se viver e, por isso, investir em segurança residencial é algo que grande parte das pessoas se preocupa.

E a boa notícia é que ao investir em automação residencial isso também é possível, afinal, dá para instalar câmeras de alta definição – que podem ser controladas e visualizadas pelo celular, fechaduras digitais, alarmes e sensores.

Ou seja, você consegue ter um controle de tudo, de quem entra e quem sai da casa, se o portão da casa está aberto ou fechado e muito mais.

Etapas

Se você está pensando em investir em automatização residencial, saiba que você pode fazer isso por etapas.

Isto é, você não precisa comprar todos os itens e dispositivos disponíveis no mercado de uma vez só.

Não, você pode ir comprando aos poucos, tornando sua casa inteligente um passo de cada vez.

Por exemplo, você pode começar com interruptor ou uma tomada smart, ou uma assistente pessoal como a Echo Dot da Amazon (que é uma das mais em conta no mercado)… enfim, cada vez mais há tecnologias novas diferentes para você adquirir.

E apenas uma dica neste tópico: invista em produtos de qualidade, pois muitas vezes comprar algo só porque é o mais barato, na verdade pode acabar saindo bem caro.

Portanto, pesquise bem, veja avaliações de outras pessoas e só depois faça suas compras! Assim, você terá uma casa muito melhor, mais moderna e com dispositivos de qualidade.

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bruno Guerra

Não deixe de ler: Universitários são expulsos da UnB por fraudar cotas raciais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here