Haverá aulas presenciais em 2021 até o ensino médio

O Governo de São Paulo muda regra e vai manter aulas presenciais no próximo ano. A medida vale para alunos da educação infantil até o ensino médio

0
Professora Eliane Conconi conversa com alunos em sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de São Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronavírus (COVID-19) em São Paulo, Brasil 7 de outubro de 2020 . REUTERS / Amanda Perobelli

Haverá aulas presenciais em 2021 até o ensino médio.  Dessa forma, o Governo de São Paulo muda regra e vai manter aulas presenciais no próximo ano. Portanto, a medida vale para alunos da educação infantil até o ensino médio

O governo de São Paulo mudou as regras de retorno às aulas presenciais da rede básica de ensino para o ano de 2021, ou seja,  compreende alunos da educação infantil até o ensino médio. Assim, a  mudança foi divulgada ontem (17), em coletiva à imprensa, e será publicada  hoje (18) em Diário Oficial. Assim, a mudança irá valer para escolas públicas estaduais e municipais, assim como, as privadas. No ano que vem, as aulas nas escolas estaduais terão início no dia 1º de fevereiro.

Haverá aulas presenciais em 2021 até o ensino médio

Haverá aulas presenciais em 2021 até o ensino médio
Professora Eliane Conconi conversa com alunos em sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin,. Imagem de REUTERS / Amanda Perobelli, direitos reservados

A saber, as aulas presencial só ocorrerão na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo. Mesmo assim, essa volta teria que ser feita de forma gradual. Os protocolos previam, por exemplo, que as escolas poderiam receber apenas 35% dos alunos em atividades presenciais, e mantendo distanciamento mínimo de 1,5 m.

Então, com a mudança, as escolas de Educação Básica poderão retomar às atividades presenciais no ano que vem a partir da Fase Vermelha, mas somente podendo atender até 35% de sua capacidade. Quando a região entrar na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo, a Educação Básica poderá atender até 70% da capacidade e o Ensino Superior poderá ser retomado com até 35% dos alunos em aula presencial. Quando chegar à Fase 4 – Verde, a Educação Básica poderá receber a totalidade dos alunos e as universidades e faculdades poderão receber até 70% dos alunos.

Haverá aulas presenciais em 2021 até o ensino médio

O planejamento do retorno às aulas foi com base no Plano São Paulo, que é possui cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas com identificação como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). Atualmente, todas as regiões de São Paulo se encontram na Fase Amarela.

Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, das 2,8 mil escolas estaduais que estão abertas desde setembro em São Paulo, não foram registrados casos de transmissão de covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus] em ambiente escolar.

Histórico

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estavam suspensas em todo o estado paulista desde março. Desde então, as aulas das escolas estaduais aconteciam de forma remota e online, transmitidas por meio do aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP), plataforma criada pela secretaria de Educação durante a pandemia do novo coronavírus. A veiculação acontece  por meio dos canais digitais na TV 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.

Do mesmo modo, desde o dia 8 de setembro, algumas escolas do estado já deram início a aulas de reforço ou acolhimento, depois de autorização dos prefeitos. Assim, essas aulas só puderam voltar com atividades de reforço e de recuperação. E em outubro autorizaram a volta das aulas presenciais para estudantes do Ensino Médio, dos Centros de Educação de Jovens. E, ainda, Adultos e da Educação de Jovens e Adultos. Para o ensino fundamental, a volta as aulas gradual ficou  a partir do início de novembro.

 

 

 

Por: Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

Edição: Valéria Aguiar

Fotos: Divulgação / Amanda Perobelli, Reuters, Direitos Reservados

Fonte: Agência Brasil / Divulgação

Não deixe de lerO jornalismo brasileiro não pode ficar isolado

Veja ainda nosso ebook: Segredos da Lei da Atração

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui