Desafio 10x10 : gincana quer mobilizar 10 milhões de jovens para combater a fome no Brasil durante a pandemia de COVID-19

Desafio 10×10 para combater a fome no Brasil

Gincana quer mobilizar 10 milhões de jovens para combater a fome no Brasil durante a pandemia de COVID-19.

Assim, essa gincana nacional pretende engajar 10 milhões de jovens para arrecadar fundos necessários para alimentar 10 milhões de famílias que estão sofrendo mais pesadamente as consequências da crise econômica causada pela pandemia do COVID-19.

Este, portanto, é o principal objetivo do Desafio 10×10, idealizado pelo urbanista e premiado especialista em jogos cooperativos transformadores Edgard Gouveia Júnior e apoiado por ONGs, artistas, influenciadores e líderes religiosos e da iniciativa privada.

Desafio 10x10 para combater a fome no Brasil
A proposta do desafio é alimentar 10 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade

Desafio

Lançado no dia 22 de junho, o Desafio 10×10 vai durar 30 dias e, portanto, transformar a internet brasileira em uma grande gincana virtual tendo a juventude como protagonista.

Assim, na primeira semana, vários dos maiores gamers e youtubers do Brasil vão mobilizar suas comunidades de fãs e seguidores para arrecadar fundos para a aquisição de cestas digitais de alimentos para as famílias beneficiadas.

Alguns deles, como Bruno Playhard e Pedro Gelli, somam juntos 14 milhões de seguidores em suas redes sociais.

“Artistas, esportistas e outras celebridades participarão da gincana mobilizando suas respectivas bases de fãs na gincana de arrecadação.

Dessa forma, será uma grande mobilização em favor do Brasil, usando o que os brasileiros têm de melhor, isto é, sua criatividade e capacidade de entrega em favor do próximo”, diz Edgard Gouveia.

“Portanto, vamos engajar a sociedade em uma coopetição, que é uma mistura de cooperação e competição, entre as diferentes comunidades virtuais de fãs e torcedores das celebridades envolvidas.

Porém, também,  vamos trazer funcionários, suas famílias, bem como, amigos das empresas e organizações que estão aderindo ao Desafio, além das pessoas em geral. É a nação inteira mostrando que brasileiro cuida de brasileiro.”

Recursos Arrecadados

Assim, os recursos arrecadados pela gincana do Desafio 10×10 serão convertidos integralmente em cestas básicas digitais que serão distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas pela iniciativa.

Então, as cestas possibilitarão a compra de produtos alimentícios e de limpeza, bem como, funcionarão como instrumento de fortalecimento do comércio local nas comunidades.

Os fundos serão geridos pela Doare, plataforma especializada em arrecadação de doações online, e distribuídos às famílias beneficiadas pelas reconhecidas ONGs Gerando Falcões, CUFA (Central Única das Favelas) e ChildFund.

Juntas, as três organizações têm presença nacional direta, ou por meio de parceiros, chegando até a comunidades de baixa renda, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhos.

Desafio 10×10 para combater a fome no Brasil

Dessa forma, o Desafio 10×10 surge para enfrentar a realidade da fome e da desigualdade, vivida por milhões de famílias e piorada pela eclosão do novo coronavírus.

Um estudo feito por pesquisadores da Inglaterra e da Austrália junto com o Instituto Mundial das Nações Unidas para a Pesquisa Econômica do Desenvolvimento (UNU-WIDER) indica que a pandemia pode levar 14 milhões de brasileiros para a pobreza.

“O coronavirus vai intensificar uma situação de empobrecimento que já vínha sendo observado.

Em outras palavras, os mais vulneráveis serão afetados de maneira devastadora, com os efeitos da desigualdade sendo intensificados e potencialmente gerando uma grave crise social”, diz Edgard.

“O sociólogo Betinho já dizia que que tem fome, tem pressa. É este sentido de urgência que nos fez criar e lançar o Desafio 10×10.

Temos um grupo enorme e altamente qualificado de voluntários que estão ajudando a fazer a gincana acontecer e a adesão de empresas, entidades da sociedade civil e religiosas, além de artistas e celebridades só cresce”.

Como funciona

Dessa forma, o Desafio 10×10 vai mobilizar a sociedade por meio da Onda Jovem, o engajamento da Geração Z, os jovens nascidos entre 1995 e 2000 e que, no Brasil, chegam a 30 milhões.

Diversas pesquisas mostram que este é um grupo muito ativo e com grande capacidade de influenciar a sociedade. Como um exemplo  recente e bem conhecido do poder de influência desta geração é a mobilização contra as mudanças climáticas promovida pela adolescente Greta Thunberg.

A partir do Desafio 10×10, a Onda Jovem vai se mobilizar para arrecadar fundos e, assim,  desafiar mais pessoas para entrarem na coopetição contra a fome e a desigualdade,

Então, para ajudar neste esforço, celebridades, artistas, gamers, esportistas, religiosos, organizações e empresas também vão engajar suas redes de fãs, clientes e apoiadores nesta gincana pelo bem.

A base da gincana será a plataforma https://desafio10x10.com.br/.

Portanto, é nela que os apoiadores estarão desafiando suas bases de fãs, amigos e parentes.

E, contudo, é a partir das paixões que movem todos os brasileiros, como a música, esportes e games.

Assim, o desafio é simples: contribua para a arrecadação e traga pelo menos 10 novas pessoas de suas respectivas redes. Então, o resultado da arrecadação será exibido em tempo real na plataforma, aumentando o sentimento de coopetição.

Quem participa

O Desafio 10×10 é apartidário, isto é, a mobilização e participação voluntárias de articuladores e instituições são fundamentais para o sucesso deste jogo.

Já apoiam o Desafio 10×10

  • ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade,
  • ABEF – Articulação Brasileira da Economia de Francisco,
  • ABRES – Associação Brasileira de Estágios,
  • Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida,
  • Agência Lema, Assine Bem, #Causar, ChildFund, CUFA,
  • Engenheiros sem Fronteiras, Escoteiros do Brasil, FGV/EAESP, Fundação Telefonica-Vivo,
  • Gerando Falcões, Iniciativa das Religiões Unidas (URI), Instituto Casa Comum,
  • IYD, Jornada X, Junior Achievement, Marlus Araújo, Mube, Nube, Omelete,
  • Purpose, Ser+, Sponsor Biz, Take, Tátil Design, Unicamp, Viração,
  • WFP – Programa Mundial de Alimentos da ONU, Youth Initiative.

Plataforma Desafio 10×10

Site:
Instagram –  Facebook – YouTube

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Saiba mais: Artista Plástica apresenta trabalho inédito em S.Paulo

Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral.e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e assessoria em fomento cultural em Brasilia e, Presidente|Fundadora da Associação World Art Show em Sao Paulo, Organização que apoia a arte visual do Brasil. Em 2023 foi nomeada Vice- Presidente da ACLAB -Academia de Letras e Artes do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui