Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

Cerca de metade das mulheres em algum momento da vida irá sofrer com queda excessiva

0

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante! Ou quase isso.

Cerca de metade das mulheres em algum momento da vida irá sofrer com queda excessiva dos fios ou cabelos brancos então por que esconder? Precisamos falar sobre esse problema – e ir atrás da solução!

Não que seja essencial para a manutenção da vida, mas seu papel psicossocial influencia diretamente com a nossa autoestima. E quando encontramos aquelas mechas no travesseiro ou no chuveiro, o desespero é imediato.

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

Para aumentar ainda o susto, a causa do desprendimento dos fios, é, normalmente, mais difícil de diagnosticar que nos homens, já que há um número maior de possíveis culpados. A origem pode ser metabólica, hormonal, nutricional e até mesmo um problema reacional a algum evento, além das questões genéticas.

O primeiro fato interessante sobre os nossos cabelos é que temos em média cem mil folículos pilosos espalhados pelo couro cabeludo e que cada fio tem seu próprio ritmo e a fase do ciclo de vida em que se encontra independe dos outros fios.

O cabelo cresce em por volta de 0,4 milímetros a cada dia e o seu ciclo de vida pode durar de 3 a 5 anos, e não se engane, ele nunca vai passar de 100 centímetros. Não é de hoje a importância social e emocional dos cabelos para homens e mulheres.

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

Excesso, escassez ou branqueamento, por exemplo, podem atingir a autoestima de qualquer pessoa. Por isso, de atenção especial para seus cabelos! 

Para aqueles que se arrepiam só de encontrar um fio branco na cabeça, este problema está quase perto de uma solução, pois ele não é somente uma consequência da idade avançada.

Os cabelos brancos começam a surgir quando o corpo começa a produzir muito peróxido de hidrogênio, componente que aumenta sim com a idade avançada, mas que pode ter sua produção controlada com dietas e estilos de vidas mais saudáveis, incluindo a supervisão do estresse.

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

As maiores queixas ainda circundam entre os problemas: fios quebradiços e opacos e queda excessiva. As razões para esses problemas vão desde fatores genéticos, externos (muitos sol ou uso de certos medicamentos) ou até mesmo indícios de doenças, como distúrbios de tireóide.

Alguns números para nos dizer o quanto esse assunto é delicado, pois a queda de cabelo afeta até 50% mulheres e até 80% do homens ao longo da vida.

Atualmente os primeiros tratamentos indicados pelos médicos são: finasterida, de uso oral, e o minoxidil, de uso tópico. O primeiro diminui a concentração de um hormônio derivado da testosterona, cuja ação está entre os principais fatores relacionados à queda de cabelo. O segundo estimula o crescimento local dos fios.

Por isso uma dieta pode complementar os cuidados com os cabelos. A queda está relacionada a falta de algum nutriente como: ferro, vitamina B5, biotina, vitamina D, zinco, cálcio e cobre. Os alimentos que podem ajudar são: cereais, soja, ovos, couve e abacate.

O cabelo branco precoce pode ser devido a falta de vitamina B5 e B12 e os alimentos indicados são arroz integral e laticínios. Quando o cabelo está crescendo muito devagar tente incluir mais oleaginosas e linhaça na sua dieta e se ele precisa de uma toque de vida procure consumir mais feijão e castanhas.

Para aumentar o volume recomenda-se amêndoas, iogurtes e sementes de abóbora. E por fim, se o seu cabelo está quebradiço e seco tente ingerir algas marinhas, cenoura, kiwi, batata-doce e oleaginosas também.

Vamos falar a verdade? Cabelo é sim importante!

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Leia também: Aposte em looks Comfy Chic nessa quarentena

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here