Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas. GARRAFAS TÉRMICAS são problemas ou soluções?

A garrafa térmica é um recipiente térmico, composto de um corpo externo, frasco, jarra, garrafa e outros, e uma parte interna constituída por uma ampola, principalmente de vidro, com a finalidade de obter o máximo isolamento para a manutenção da temperatura dos líquidos e alimentos contidos no recipiente.

Usualmente, as garrafas térmicas são utilizadas para conservar a temperatura de bebidas e alimentos, quentes ou gelados. Dessa forma, são fabricadas em diversas capacidades de armazenamento. E, normalmente incluem componentes ou dispositivos que possibilitam servir seu conteúdo em condições diversas de volume e de posição. Por exemplo, rolhas de abertura parcial regulável, bombas manuais, bem como, bicos fixos, dentre outros.

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

Por isso, é necessário, escaldar a garrafa antes de colocar café ou chá quente? Sim! Recomenda-se este procedimento. Dessa forma, a temperatura interna da garrafa térmica se estabilizará e o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica.

Posso usar leite na garrafa térmica ?

Não é aconselhável , pois este alimento é gorduroso e perecível, logo não deve permanecer por um longo tempo fora da refrigeração. Caso use o leite, fazer a limpeza correta, utilizando detergente neutro, água morna e um pano ou esponja macia.

Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores decorrente da utilização do leite. Recomendamos também não colocar o leite imediatamente após sua fervura pois tal procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

 Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

Conservação:

A garrafa térmica pode ser usada tanto para líquidos quentes como para gelados desde que antes de sua utilização seja feita a estabilização da temperatura interna conforme o líquido a ser conservado.

Exemplo:

  • Para bebidas quentes, aquecer previamente a interna de sua garrafa com água quente (não fervente) por alguns minutos antes de utiliza-la.
  • Para bebidas frias, esfriar previamente a  interna de sua garrafa com água fria alguns minutos antes de utilizá-la (não ponha pedras de gelo dentro da garrafa pois a utilização poderia quebrar a ampola).

Recomendações:

  • Utilize a capacidade total da garrafa, pois o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica
  • Mantenha sempre bem ajustados os componentes (rolha e fundo) do seu produto
  • Não utilize as garrafas térmicas com bebidas gaseificadas, pois propicia eventuais  vazamentos externos e, no caso de garrafa que utiliza ampola de vidro, existiria a possibilidade da explosão da ampola, devido ao aumento da pressão interna provocado pela liberação destes gases.
  • Mantenha sempre na posição vertical para evitar vazamento
  • Evite a utilização com leite, pois por se tratar de um produto perecível, este não deve permanecer por longo tempo fora da refrigeração.                                                  Caso use o leite, fazer a limpeza correta, utilizando detergente neutro, água morna e um pano ou esponja macia. Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores  decorrente da utilização do leite.                                                                Recomenda-se também não colocar o leite imediatamente após sua fervura pois tal  procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

Higienização no dia-a-dia:

Para retirar os resíduos que ficam impregnados nas paredes internas da garrafa térmica, fazer uma mistura, para toda a capacidade volumétrica da garrafa térmica, de água quente e uma colher de bicarbonato de sódio.

Deixar repousar por algumas horas e a seguir enxaguar com água morna para a remoção total destes resíduos impregnados. A seguir, secar com pano macio, deixando a garrafa aberta quando não estiver em uso.

Nunca utilize água sanitária ou cloro para a higienização pois poderá haver reação com a borracha de vedação havendo alteração do material.

Não utilize escovas para garrafas (tipo das utilizadas para lavar mamadeiras) pois poderá riscar e mesmo haver riscos de quebra da ampola de vidro

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

GARRAFAS TÉRMICAS TIPO ROLHA

Este tipo de garrafa térmica é o mais antigo e mais simples, neste caso o procedimento de limpeza também é simples:

Usar sempre água morna ou quente com detergente neutro e após o enxague, deixar a garrafa sempre aberta quando não estiver em uso, até secar totalmente.

GARRAFAS TÉRMICAS TIPO PRESSÃO

Para este tipo de Garrafa térmica, o mecanismos é bastante interessante. Segundo o fabricante, ao pressionarmos o centro da tampa, empurrando o fole para baixo, há injeção de ar para dentro da garrafa térmica que está hermeticamente fechada.

O líquido ficando pressurizado ira ser elevado para dentro do tubo que está imerso até o fundo da garrafa saindo para o exterior.

O fole não apresenta contato com o líquido, no entanto, tendo em vista vapores e mesmos respingos, existe uma impregnação de sujidades para dentro dele, havendo a necessidade de uma limpeza periódica deste fole externa e internamente. O procedimento para desmontagem e limpeza deste fole poderá ser obtido via o departamento técnico de sua garrafa.

A parte interna deve ser lavada de modo normal

Usar sempre água morna ou quente com detergente neutro e após enxágue. Deixar a garrafa sempre aberta quando não estiver em uso, até secar totalmente.

 

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Portanto, não deixe de ler:  Sabonete em barra ou líquido, qual devemos usar?

 

Artigo anteriorCasal Musical lança PARDE2 com grandes parcerias
Proximo artigoPresidente dos EUA já está de volta na Casa Branca
Roberto Martins Figueiredo é Biomédico (no. 1003) e Conselheiro do CRBM (CRBM 1001-1). É uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos. Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP). Apresentou o quadro Dr. Bactéria, no Fantástico, Rede Globo. "Dr Bactéria no Hoje em Dia e no Tudo e Possível na Rede Record de TV e atualmente é contratado do Departamento de Jornalismo da Rede Record, programa Fala Brasil. . É diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes. É instrutor em cursos de pós-graduação e Palestrante por Todo o Brasil. Consultor da Rádio Jovem Pan e possui 5 livros publicados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here