Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

A garrafa térmica é um recipiente térmico, composto de um corpo externo, frasco, jarra, garrafa e outros

0

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas. GARRAFAS TÉRMICAS são problemas ou soluções?

A garrafa térmica é um recipiente térmico, composto de um corpo externo, frasco, jarra, garrafa e outros, e uma parte interna constituída por uma ampola, principalmente de vidro, com a finalidade de obter o máximo isolamento para a manutenção da temperatura dos líquidos e alimentos contidos no recipiente.

Usualmente, as garrafas térmicas são utilizadas para conservar a temperatura de bebidas e alimentos, quentes ou gelados. Dessa forma, são fabricadas em diversas capacidades de armazenamento. E, normalmente incluem componentes ou dispositivos que possibilitam servir seu conteúdo em condições diversas de volume e de posição. Por exemplo, rolhas de abertura parcial regulável, bombas manuais, bem como, bicos fixos, dentre outros.

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

Por isso, é necessário, escaldar a garrafa antes de colocar café ou chá quente? Sim! Recomenda-se este procedimento. Dessa forma, a temperatura interna da garrafa térmica se estabilizará e o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica.

Posso usar leite na garrafa térmica ?

Não é aconselhável , pois este alimento é gorduroso e perecível, logo não deve permanecer por um longo tempo fora da refrigeração. Caso use o leite, fazer a limpeza correta, utilizando detergente neutro, água morna e um pano ou esponja macia.

Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores decorrente da utilização do leite. Recomendamos também não colocar o leite imediatamente após sua fervura pois tal procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

 Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

Conservação:

A garrafa térmica pode ser usada tanto para líquidos quentes como para gelados desde que antes de sua utilização seja feita a estabilização da temperatura interna conforme o líquido a ser conservado.

Exemplo:

  • Para bebidas quentes, aquecer previamente a interna de sua garrafa com água quente (não fervente) por alguns minutos antes de utiliza-la.
  • Para bebidas frias, esfriar previamente a  interna de sua garrafa com água fria alguns minutos antes de utilizá-la (não ponha pedras de gelo dentro da garrafa pois a utilização poderia quebrar a ampola).

Recomendações:

  • Utilize a capacidade total da garrafa, pois o líquido permanecerá por mais tempo em conservação térmica
  • Mantenha sempre bem ajustados os componentes (rolha e fundo) do seu produto
  • Não utilize as garrafas térmicas com bebidas gaseificadas, pois propicia eventuais  vazamentos externos e, no caso de garrafa que utiliza ampola de vidro, existiria a possibilidade da explosão da ampola, devido ao aumento da pressão interna provocado pela liberação destes gases.
  • Mantenha sempre na posição vertical para evitar vazamento
  • Evite a utilização com leite, pois por se tratar de um produto perecível, este não deve permanecer por longo tempo fora da refrigeração.                                                  Caso use o leite, fazer a limpeza correta, utilizando detergente neutro, água morna e um pano ou esponja macia. Deixar a garrafa térmica aberta, para evitar eventuais odores  decorrente da utilização do leite.                                                                Recomenda-se também não colocar o leite imediatamente após sua fervura pois tal  procedimento propiciaria a implosão da ampola por choque térmico.

Higienização no dia-a-dia:

Para retirar os resíduos que ficam impregnados nas paredes internas da garrafa térmica, fazer uma mistura, para toda a capacidade volumétrica da garrafa térmica, de água quente e uma colher de bicarbonato de sódio.

Deixar repousar por algumas horas e a seguir enxaguar com água morna para a remoção total destes resíduos impregnados. A seguir, secar com pano macio, deixando a garrafa aberta quando não estiver em uso.

Nunca utilize água sanitária ou cloro para a higienização pois poderá haver reação com a borracha de vedação havendo alteração do material.

Não utilize escovas para garrafas (tipo das utilizadas para lavar mamadeiras) pois poderá riscar e mesmo haver riscos de quebra da ampola de vidro

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

GARRAFAS TÉRMICAS TIPO ROLHA

Este tipo de garrafa térmica é o mais antigo e mais simples, neste caso o procedimento de limpeza também é simples:

Usar sempre água morna ou quente com detergente neutro e após o enxague, deixar a garrafa sempre aberta quando não estiver em uso, até secar totalmente.

GARRAFAS TÉRMICAS TIPO PRESSÃO

Para este tipo de Garrafa térmica, o mecanismos é bastante interessante. Segundo o fabricante, ao pressionarmos o centro da tampa, empurrando o fole para baixo, há injeção de ar para dentro da garrafa térmica que está hermeticamente fechada.

O líquido ficando pressurizado ira ser elevado para dentro do tubo que está imerso até o fundo da garrafa saindo para o exterior.

O fole não apresenta contato com o líquido, no entanto, tendo em vista vapores e mesmos respingos, existe uma impregnação de sujidades para dentro dele, havendo a necessidade de uma limpeza periódica deste fole externa e internamente. O procedimento para desmontagem e limpeza deste fole poderá ser obtido via o departamento técnico de sua garrafa.

A parte interna deve ser lavada de modo normal

Usar sempre água morna ou quente com detergente neutro e após enxágue. Deixar a garrafa sempre aberta quando não estiver em uso, até secar totalmente.

 

Os cuidados que você deve ter com as Garrafas Térmicas

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Portanto, não deixe de ler:  Sabonete em barra ou líquido, qual devemos usar?

 

Artigo anteriorCasal Musical lança PARDE2 com grandes parcerias
Próximo artigoPresidente dos EUA já está de volta na Casa Branca
Roberto Figueiredo
Roberto Martins Figueiredo é Biomédico (no. 1003) e Conselheiro do CRBM (CRBM 1001-1). É uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos. Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP). Apresentou o quadro Dr. Bactéria, no Fantástico, Rede Globo. "Dr Bactéria no Hoje em Dia e no Tudo e Possível na Rede Record de TV e atualmente é contratado do Departamento de Jornalismo da Rede Record, programa Fala Brasil. . É diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes. É instrutor em cursos de pós-graduação e Palestrante por Todo o Brasil. Consultor da Rádio Jovem Pan e possui 5 livros publicados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui