O melhor da música brasileira em lives exclusivas. BLUE NOTE São Paulo apresenta Lives pela Arte. 

O melhor da música brasileira em lives exclusivas. Série traz performances de grandes nomes atuando em dupla. Nessa semana com Paula e Jaques Morelenbaum

Se há uma expressão artística que ajudou a divulgar o nome do Brasil no exterior, é sem dúvida a música. Com todas as suas variáveis, mostrou a força de nossos cantores, músicos e compositores, hoje conhecidos e respeitados mundo afora.

Blue Note São Paulo Apresenta Lives Pela Arte

Blue Note São Paulo Apresenta Lives Pela Arte, novo projeto da casa de show paulistana, traz artistas de gerações diferentes atuando em dupla, e buscando unir o útil ao agradável: proporcionar performances exclusivas e ao mesmo tempo ajudar os colegas de profissão.

Assim, para segunda etapa dessa celebração à nossa música, no dia 10 de julho (sexta-feira) às 20h, foram escolhidos mais dois grandes nomes:

  • a cantora Paula Morelenbaum, bem como, o violoncelista Jaques Morelenbaum que contarão com a Participação especial de Dora Morelenbaum e Lucas Nunes (violão).

Juntos, eles mergulharão em um repertório repleto de canções inesquecíveis, como Luiza (Tom Jobim), Retrato em Branco e Preto (Tom Jobim/Chico Buarque), Água de Beber (Tom Jobim/V. De M.), Falando de Amor (Tom Jobim) , Águas de Março (Tom Jobim), entre outras.

Portanto, os shows, com transmissões feitas pelo canal do youtube do Blue Note São Paulo, terão em comum um clima intimista, com produção enxuta e interação virtual com a plateia.

Os músicos também contarão deliciosos “causos” entre uma música e outra, em apresentações de 1 a 1h30 de duração.

O evento

Dessa forma, o evento também busca conscientizar o público da importância de arrecadar fundos em prol dos artistas, para continuarem com a arte, por meio de ingressos conscientes.

Assim, através do celular mirando o QR code que aparecerá no canto da tela das transmissões, todos poderão fazer doações (o “ingresso consciente”) para os artistas, que, no momento, estão com suas atividades paralisadas pela suspensão da realização de shows de forma presencial.

Portanto, esse verdadeiro mini-festival de lives prosseguirá durante o mês de julho com outras duplas bem entrosadas. No dia 17 de julho (sexta), será a vez da dupla Gilson Peranzzetta (teclados) e Mauro Senise (sopros) darão continuidade à programação.

Mônica Salmaso (vocal) e Teco Cardoso (sopros) serão as atrações do dia 24 (sexta), e o casal Olivia (vocal) e Francis Hime (piano e vocal) completa o evento no dia 31 de julho (sexta).

Os artistas

Os artistas farão suas performances diretamente de suas casas ou estúdios, sendo que as transmissões serão feitas com equipes reduzidas e seguindo todas as normas de segurança exigidas pelos órgãos de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, como uso de máscaras e do álcool gel, distanciamento entre as pessoas e todo o resto.

A curadoria das Lives Pela Arte ficou a cargo de Regina Oreiro, empresária e produtora musical que já trabalhou com artistas do porte de Chico Buarque, Tim Maia, Elizeth Cardoso, João Bosco, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Marcos Valle e inúmeros outros.

Saiba mais sobre Paula e Jaques Morelenbaum

Paula Morelenbaum cantou durante 10 anos ao lado do maestro Antonio Carlos Jobim, participando da gravação dos álbuns” Passarim”, “Antonio Brasileiro”, “Tom Jobim Inédito”, “Tom canta Vinicius”.

Tudo começou 4 anos antes, no grupo vocal Céu da Boca, formado pela carioca e mais nove integrantes com quem gravou os albuns “Céu da Boca” e “Baratotal”.

Assim, em 1992 lançou seu primeiro álbum solo, “Paula Morelenbaum”, produzido por Jaques Morelenbaum. O disco inclui canções de compositores brasileiros, entre eles José Miguel Wisnik e Tom Jobim que também participa de duas faixas do CD. Com esse álbum, Paula foi contemplada com o Prêmio Sharp de Música 1993, na categoria “Revelação Feminina Pop-Rock”.

O melhor da música brasileira em lives exclusivas

O melhor da música brasileira em lives exclusivas

Em 2009, Paula lança o album “Telecoteco” fruto de sua pesquisa na Música Popular Brasileira dos anos 40 e 50, Pré-Bossa Nova.

A princípio, o álbum que tem as participações especiais de Ryuichi Sakamoto, João Donato, Marcos Valle, o grupo Bajofondo e Jaques Morelenbaum entre outros, foi indicado para o ‘Prêmio de Música Brasileira 2009 na categoria ‘MPB – Melhor Álbum’, e também para o “Grammy Latino”.

Carioca, em 44 anos de carreira como músico, Jaques Morelenbaum, portanto,  tomou parte em 738 álbuns, colaborando como violoncelista, compositor, arranjador, regente e produtor com Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Gal Costa, Milton Nascimento, Chico Buarque, entre tantos outros.

Sobretudo, participou também de uma série de produções musicais com artistas internacionais, entre eles Ryuichi Sakamoto, com quem toca desde 1992 até os dias de hoje, e com Sting.

Ainda assim, gravou com os portugueses Madre Deus, Carminho, Mariza, Dulce Pontes e Rui Veloso, as cabo-verdianas Cesária Évora e Mayra Andrade.

Além do francês Henri Salvador, o angolano Paulo Flores, os japoneses Sadao Watanabe, Choro Club e Gontiti, bem como, os norte-americanos David Byrne e Chris Botti, os espanhóis Clara Montes e Presuntos Implicados, o cubano Omar Sosa e a mexicana Julieta Venegas.

É vencedor do Grammy de World Music, como produtor do álbum “Livro”; de Caetano Veloso, do Grammy Latino de Melhor Disco de Música Brasileira, pelo álbum “Noites do Norte”, também de Caetano Veloso.

Assim como, do Grammy Latino de Melhor Longa Metragem de Música Pop por sua co-produção do Acústico MTV de Julieta Venegas.

Link do canal do Blue Note SP:

www.youtube.com/bluenotesp

Programação do evento:

  • 10 /7 (sexta) – Paula e Jaques Morelenbaum
  • 17 /7 (sexta) – Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
  • 24 /7 (sexta) – Mônica Salmaso e Teco Cardoso
  • 31 /7 (sexta) – Olivia e Francis Hime

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Miriam Martinez

Não deixe de ler: Jornalista Fabiano Antunes relança Olhar Sentimental

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here