Apresentador Rafael Cortez lança disco. MPB – Naquele Tempo é o terceiro disco do cantor e violonista paulistano.

A cantora Sabrina Parlatore faz participação especial em duas faixas. No dia 28 de junho, primeiro single (Amor no Gibraltar) será lançado nas plataformas digitais

Músico, comediante, apresentador de talk show e youtuber: são nessas funções que Rafael Cortez divide o tempo atualmente.

Dedicando parte de seu tempo à música há mais de 25 anos, o cantor e violonista lança pela Sony Music o EP MPB – Naquele Tempo.

Composto por oito faixas, o novo trabalho terá o primeiro single, Amor no Gibraltar, disponibilizado em todas as plataformas digitais dia 28 de junho – e com clipe de animação produzido especialmente para o lançamento.

O EP completo poderá ser acessado pelo público a partir do dia 9 de agosto. Antes disso, também serão lançados os singles Encantada (12 de julho) e Questão de Tempo (26 de julho).

Para Rafael, o EP representa uma evolução natural da sua obra musical, que já passou pela sonoridade instrumental do violão com Elegia da Alma (2011) e pelo repertório de humor com o MDB – Música Divertida Brasileira (2016), seleção de canções engraçadas gravadas com a banda Pedra Letícia – nos shows desse disco, a música se mistura ao stand-up, uma das especialidades do artista.

Sua incursão na MPB representa também uma homenagem a seus grandes ídolos e ícones da música brasileira, como Caetano Veloso e Nara Leão. “Meu primeiro disco era um estudo para violão e agora sinto que meu trabalho ganha uma esfera maior, mais abrangente”, diz o artista, que deu novo arranjo e letra às músicas Naquele Tempo e Encantada, faixas instrumentais em Elegia da Alma que chegam renovadas no novo EP.

Saudosista, o disco resgata referências antigas de Rafael Cortez e a nostalgia da infância, das casas em que viveu, das pessoas que partiram e de grandes amores que já se foram.

“Meus ídolos são os ídolos dos meus pais; a comédia é justamente um elo meu com a atualidade, porque minhas referências estão em um passado muito distante”, justifica.

O disco tem participação especial da cantora Sabrina Parlatore. “Ela é uma excelente cantora e entrevistadora.

Nos conhecemos na época que lancei Elegia da Alma e ficamos mais próximos no período das gravações de Popstar (Rede Globo) em 2017.

A princípio ela gravaria comigo apenas a música Encantada, mas o resultado ficou tão bom que a convidei para gravar Compromisso, que ela canta quase inteira sozinha – eu só participo no refrão”, conta Rafael Cortez.

O violonista e arranjador Sérgio Bello é o responsável pela condução e direção musical do EP e do show. “Sem o Bello, nada disso existiria.

As canções existiam na minha cabeça. Ele as colocou no violão e acertou a maneira como elas devem ser apresentadas”.

Sobre o humor, algo predominante na carreira de Cortez, ele adianta: “Ainda que algumas faixas de MPB – Naquele Tempo sejam mais emocionantes ou reflexivas, a comédia também está presente”, adianta, referindo-se à canção Amor no Gibraltar e à maneira como encaixa piadas e interações divertidas com a plateia entre uma canção e outra de seus shows do EP.

Sobre Rafael Cortez

Aos 42 anos, Rafael Cortez se identifica cada vez mais como um “cara da carreira”, dedicando-se totalmente à ela. Tem seu próprio canal de Youtube, o Love Treta, com mais de 340 mil inscritos.

Em 2018, lançou o livro de prosa e poesia Memórias de Zarabatanas. É um dos apresentadores do recém-criado Só Love, programa de internet/ rádio da Jovem Pan – ao lado de Fabíola Braga e Thammy Miranda.

Faz, também, dezenas de eventos corporativos para muitas marcas e empresas, bem como sua palestra Apostando na Carreira – em versão também para o público estudantil.

Um dos projetos que encabeça no momento é o The Live Show, ideia do próprio Cortez: um talk show de humor transmitido em sua primeira temporada pelo UOL que dialoga diretamente com o público universitário e estudantes adolescentes.

Nele, Rafael estimula a troca de experiências entre alunos e profissionais, fazendo pela primeira vez na história da internet todo o programa de dentro de uma universidade – e com todas etapas de trabalho realizadas ao lado de estudantes.

O projeto visa capacitar jovens que em breve entrarão no mercado de trabalho e tem som ao vivo com bandas independentes de escolas de ensino médio.

O The Live Show vai ao ar todas às terças-feiras, 21h30.

O artista se vê provocado por uma carreira que una todas suas características profissionais. “A multifacetação é o caminho que escolhi. Sou um realizador de conteúdo.

Atuo com literatura, música, humor, TV, internet, rádio, palestras e eventos corporativos. A área é a mesma, a artística. E MPB – Naquele Tempo é um dos afluentes do meu rio”.

MPB – Naquele Tempo por Rafael Cortez

Questão de Tempo – Um recado curto e direto para quem precisa aprender a confiar no próprio taco: você pode fazer diferença na sua vida!

Encantada – Um amor que transcende tempo e espaço, canção pra cantar junto num dia de sol.

Refúgio – Uma ode ao seu lugar mais querido no mundo.

Amor no Gibraltar – Flerte com a comédia, é um hit pop que satiriza o próprio conceito de hit pop.

Compromisso – Contrato feito entre o coração e o sentido da vida.

Eu Avisei – Um recado ao coração em que se conta que se entregar de qualquer maneira não é necessariamente a melhor coisa a ser feita.

Sílvia – Uma homenagem a uma amiga que pode ser a melhor amiga de qualquer pessoa que estiver escutando essa canção

Naquele Tempo – Canção do grande amor onde se pode finalmente agradecê-lo por ter existido, ainda que não permaneça mais em sua vida.

Leia também Nova sensação é o 15ª Festival Anual de Fondues Vegano

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here