Músico Hamilton de Holanda toca Tom Jobim.

O premiado músico, compositor e improvisador Hamilton de Holanda se junta ao pianista Salomão Soares e ao baterista Big Rabello para uma homenagem a uma de suas principais referências: Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim – TOM JOBIM, dia 01 de outubro, no Blue Note São Paulo.

O projeto, cheio de novos arranjos, é todo dedicado ao maestro soberano. A escolha do repertório, foi muito difícil, seja pela quantidade de músicas maravilhosas que já fizeram parte de inúmeros filmes de Hollywood, seja pelo encantamento de nomes como Frank Sinatra ou por sua melodia e harmonia únicas.

Clássicos do Cancioneiro

O show é um passeio por clássicos do cancioneiro. Temas como Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, bem como, Só danço samba, Wave, Águas de março, Luiza, além de Passarim e Chovendo na Roseira nos levam a uma viagem ao maravilhoso universo Jobiniano. Hamilton toca Jobim é diferente de outros projetos. Assim, a ideia é maturar no palco para se transformar em um disco, quem sabe ao vivo. Isso somente o tempo dirá.

Hamilton de Holanda carrega na bagagem a fusão do incentivo familiar com o bacharelado em Composição pela Universidade de Brasília e a prática das rodas de choro e samba. Essa identidade o permite transitar com tranquilidade pelas mais diferentes formações e estilos, consolidando, assim, uma maneira de expor ideias musicais e impressões sobre a vida com “o coração na ponta dos dedos”.

Músico Hamilton de Holanda toca Tom Jobim

Músico Hamilton de Holanda toca Tom Jobim

Então, o aumento do número de cordas do seu bandolim, aliado à velocidade de solos e improvisos, inspira uma nova geração a se aproximar do instrumento. Se é jazz, samba, rock, pop, lundu ou choro, não importa. Nos EUA, a imprensa logo o apelidou de “Jimmy Hendrix do bandolim”.

A saber, Hamilton é um músico de estilo único. Ou seja, passeia por diversos gêneros tendo o bandolim como aglutinador de ideias. Do mesmo modo, o choro é sua primeira referência: seu primeiro repertório era composto por músicas de artistas como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Depois vieram Radamés, João Gilberto e Jobim.

Assim, a atmosfera sem raízes na Brasília onde cresceu, o fez se apropriar das mais diferentes tradições culturais com muito samba, assim como, frevo e bossa nova, entre outros estilos. A Música Popular Brasileira é a sua matriz desde o início. A paixão e comprometimento com essa herança musical nacional é tão grande que, a partir de sua iniciativa, no ano 2000 foi criado o Dia Nacional do Choro, que é comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha.

Gafieira Contemporânea

Ao lado de seu empresário/parceiro artístico Marcos Portinari, juntos há 16 anos, as ideias fervilham, fluem livremente, e os projetos não param. Há pouco mais de oito anos, criaram por exemplo o Baile do Almeidinha, gafieira contemporânea que traz no currículo cerca de 70 edições e mais de uma centena de convidados ilustres.

Assim, em sua trajetória consta o prêmio de Melhor Instrumentista por unanimidade, na única edição e nas duas categorias – erudito e popular, do Icatu Hartford de Artes 2001, permitindo-lhe viver em Paris por um período de um ano, dando asas internacionais ao seu trabalho. Igualmente, com seu primeiro CD solo “01 byte 10 cordas”, que também foi o primeiro CD de bandolim 10 solo do mundo, recebeu o título CHOC de uma das mais importantes publicações europeias de música, “Le Monde de la Musique”. Já ganhou 12 vezes o Prêmio da Música Brasileira. Foi nominado inúmeras vezes ao Latin GRAMMY, tendo se consagrado vencedor duas vezes, em 2015 e 2016.

Serviço:

Local: Blue Note São Paulo 
Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 (2° andar) 
Data de Reabertura: 01 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 1º set, às 20h, e 2º set, às 22h 
Abertura da casa: 19h 
Informações/Reservas: https://bluenotesp.com/
Ingressos online: https://www.eventim.com.br 
Horário de Funcionamento Bilheteria oficial Blue Note São Paulo:  
Central de vendas: (11) 945451511 (sem taxa de conveniência) 
De segunda à sábado das 9h às 20h30
Domingos e feriados das 12h às 17h30 
Formas de pagamento: dinheiro; cartão de crédito e débito 
Clientes Porto Seguro Cartões têm 30% de desconto nos ingressos físicos e digitais e 15% de desconto na consumação 
Capacidade da casa: 229 lugares 
Ar-condicionado 
Acesso a pessoas com deficiência 

Fotos: Divulgação 
Fonte: Divulgação / Felipe Martinez
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de lerComo desenvolver a Amazônia e manter sua biodiversidade?
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui