Monólogo é plataforma do Sympla em outubro

Artista Franco-Brasileira , Viviane Fuentes estreia monologo em plataforma do Sympla em outubro. “Contos Neuroticos: Sogras sao colonizadoras e na  NA Cc com Edward Norton”.

A atriz multimídia, Viviane Fuentes que reside na França há 11 anos resolveu montar uma peça teatral com textos de sua autoria, “Contos Neuróticos”, escritos entre 2010 e 2020. São dezenas de contos, dos quais foram selecionadas para este espetáculo: “Sogras são Colonizadoras” e  Na Cama com Edward Norton”.

A direção é de Christiane Tricerri e a estreia acontece dia 15 de outubro, fica em curta temporada até o dia 24 pela plataforma do Sympla, com apoio do Veep The Arts, Théatre du Tapis Volant, Institut Franco-brésilien Alter Brasilis, Centre Culturel du Brésil e Brasileiros em Paris.

Em 2020, por conta da pandemia, a atriz e artista plástica interrompeu seu projeto de uma exposição de artes plásticas em Paris – Un Brin de Folie – Uma Pitada de Loucura, que se tratava de uma coleção de retratos de escritores geniais como Arnaldo Antunes, Drummond, Hilda Hilst, Patrícia Melo, entre outros e começou a refletir sobre o seu trabalho artístico. “Soltei uma frase no meu Facebook: quero ser atriz!”, diz Fuentes.

Christiane Tricerri

A consagrada atriz e diretora brasileira do grupo Ornitorrinco, Christiane Tricerri abraçou a ideia e deu início a um trabalho de direção de interpretação à distância. E assim começaram os reencontros virtuais. Agora o espetáculo está pronto para ser exibido, uma obra reflexiva e divertida que poderá ser apreciada pelo público.

“Era começo de pandemia e uma louca atriz, como somos as atrizes, lança os dados: quero voltar a ser atriz, alguém se habilita a me dirigir? Joguei os meus dados imediatamente. Todas as manhãs durante 11 meses nos comunicamos pelo celular em ensaios e trocas de ideias. Eu me transportava para Paris e Viviane para São Paulo. Era a arte e a imaginação nos salvando de nós mesmas nessa difícil e interminável pandemia. E “voilà”! Abram as cortinas virtuais!”

(Christiane Tricerri)

Foram vários processos de direção, cenografia, ensaios e seleção de trilhas para o espetáculo, onde em meio a pesquisas a atriz resgatou a extinta banda de rock baiana Treblinka. “Eu tinha esse vinil do grupo gravado em 1990 e me lembrei, entrei em contato com o líder da banda Treblinka, Artur Ribeiro, amigo de muitas décadas e deu certo”, diz Veep.

Para melhorar ainda mais essa trupe em abril de 2021, o fotógrafo e parceiro criativo de Veep, Alexandre Perroca entrou no projeto para fazer a direção de arte e vídeo. Com uma equipe enxuta e ensaios virtuais a ideia se concretizou e hoje é um espetáculo que vale ser apreciado. 

O Espetáculo: Contos Neuróticos: Sogras são Colonizadoras e Na Cama com Edward Norton

Monologo em plataforma do Sympla em outubro
Monologo em plataforma do Sympla em outubro

“Contos Neuróticos” é uma coletânea bilíngue inédita de contos criada por Viviane Fuentes, textos escritos em português e traduzidos em francês entre 2010 e 2020, as estórias retratam neuroses da vida cotidiana que poderiam se passar em Paris, São Paulo, Nova Iorque, Milão, Tóquio ou, et pourquoi pas, em lugares imaginários, em um tom que mistura humor e poesia. A peça online que estreia em Outubro comporta dois contos neuróticos:

“Sogras são Colonizadoras” é um relato louco e bem-humorado, onde Viviane encarna uma nora à beira de um ataque de nervos por conta da sogra . A única solução para voltar ao seu estado de “zenitude” é a partida da sogra e, assim, a nora terá a sua vida “pacata” a dois de volta e, é claro, acompanhada de muita cerveja e Rock’n Roll.

“Na Cama com Edward Norton”, diferente do primeiro, este conto é um delírio poético que explora a linguagem de HQ, onde Viviane encarna o papel de um personagem que se esforça para ser escrito, pois ele tem um encontro marcado, deitar-se com Edward Norton, o problema é que a roteirista dele está com a síndrome da “page blanche”.

Para “Na Cama com Edward Norton”, Viviane criou três ilustrações de atores hollywoodianos que “fazem uma ponta” no espetáculo: Jude Law, Gael Garcia Bernal e Edward Norton. A atriz e artista plástica empresta também o retrato-avatar de Clarice Lispector (parte integrante de “Un Brin de Folie”), que compõe o cenário.

SOBRE VIVIANE FUENTES

Em São Paulo, Viviane atuou em vários peças de teatro sob a direção da atriz Myrian Muniz e em comercias para a TV brasileira. Escreveu e produziu um curta metragem, teve dois roteiros premiados, além de ter 3 livros de poesia visual editados por Massao Ohno.

Na França, fez figuração para séries de TV como “Engrenages”. Igualmente, em 2018 criou e organizou em Paris, o Festival “Jours du Pantanal” que comportava exposição de fotos, ateliers de HQ e de artes plásticas, conferências. Do mesmo modo, teve a presença de especialistas sobre a cultura pantaneira, como Sonia Palma, e artistas de renome, como o ilustrador brasileiro Adão Iturrasgaraí. Também realizou duas exposições de foto na França “Sur la Route Royale en Tandem” e “Pantanal, un gigantesque marais…”.

SOBRE CHRISTIANE TRICERRI

Dessa forma, a consagrada atriz brasileira do grupo do Ornitorrinco de teatro, fundado em 1977 por Cacá Rosset, Maria Alice Vergueiro e Luiz Roberto Galizia. Assim como, Christiane Tricerri durante a pandemia teve que encerrar a temporada em pleno auge do espetáculo teatral “Frida Kahlo, Viva la Vida”. Ou seja, que passou a ser reproduzida online e obteve um sucesso enorme do público virtual.

Em suma, Tricerri foi uma das atrizes que mais trabalhou no Brasil neste período, atuando, produzindo. E, ainda, dirigindo, durante o confinamento (“Sal”, “Mulheres da Areia” “Frida Kahlo, Viva la Vida”).

 FICHA TÉCNICA:

Textos, edição e atuação: Viviane Fuentes /Direção de Interpretação: Christiane Tricerri
Direção de Arte: Alexandre Perroca  / Música: Treblinka – Albúm : Indução Hipnótica, 1990

SERVIÇO:

+ 18 anos
DATAS: 15, 16, 17 e 22, 23, 24 de Outubro

 

 

Fotos: Acervo pessoal da organização
Fonte:Gretha Rossini
Edição: Costa Consulting Co
Então, não deixe de ler https://namidia.com.br/lei-paulo-gustavo-entre-em-votacao-nesta-quinta-no-senado/
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Formou-se em Publicidade, Marketing e Jornalismo. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui