Início Destaque Marcos Damascena apresenta sua coleção Ouro Negro

Marcos Damascena apresenta sua coleção Ouro Negro

Marcos Damascena conta uma realidade histórica, nos propõe no seu realismo fatos que não mais pensamos.

0

Marcos Damascena apresenta sua coleção Ouro Negro. Nasceu em Poções, Bahia, em 1981. Mudou-se para São Paulo devido sua paixão pelo  futebol.

Aos 17 anos sofreu uma grave lesão que o levou a interromper sua carreira, mas lhe deu início a uma outra, o da pintura.

Desde então se dedica com grande seriedade e afinco ao estudo das formas anatômicas humanas e de animais.

Seu principal mestre foi Jorge Abraão Esteves, especialista no desenho de cavalos.

Marcos Damascena – Artista Plástico

Seu estilo varia do clássico ao hiper-realismo usando uma técnica velada que sobrepõe camadas de tinta com seco sobre seco.

Participou de diversos salões de arte, de exposições coletivas e individuais, entre elas no Salão Paulista de Belas Artes e no Centro Cultural de Guarulhos.

A revista Pintura em Tela publicou diversas matérias dedicadas a sua obra.

Possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

O trabalho do artista compõe um cenário de realismo artístico

A obras de Marcos Damascena compõe um cenário de realismo artístico, uma magia de uma construção sugerida pela natureza, o artista intervém com uma fantasia criativa e sobre o traçado de uma matriz cultural que sensibiliza os sentimentos, em suas obras,  constrói, através da forma e da cor, suas rimas pictóricas capazes de transmitir ao fruitor na sua integralidade a harmonia e a poesia da paisagem.

Suas composições constituem uma seqüência de vida que parece remontar lentamente do fundo de uma paisagem sem estações, surpresa na sua exuberância e nos seus abandonos improvisos. 

E o resultado é uma paisagem que é, ao mesmo tempo, espaço poético e espaço histórico do artista. 

Seus trabalhos são feitos com uma técnica hiper-realistas e com o advento da alta tecnologia que trabalha as imagens HD e 3D.

Tanta dedicação , levou o artista, a ganhar o mundo, com exposições em vários lugares, possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Ganhou vários prêmios e o que lhe rendeu visibilidade internacional e ele se orgulha de sua história e estar entre os melhores do mundo nessa técnica.

Com um estilo único, Damascena  compõe   suas telas paralelamente ao empenho estilístico criando trechos de uma narração que engloba o homem e sua perene ação criativa ou da simples, mas variada e sempre interessante presença sobre a terra, o artista chegou a pintar a modelo Naomi Campbell em Londres, UK.

Com técnica segura esboça o tema sobre a tela através de um desenho claro que preenche com um cromatismo de tons acesos que lentamente reduz e os atenua com uma luminosidade suave e sugestiva.

Da segmentação de pequenos toques de sua pincelada, resultam meios tons suaves onde a massa da cor se faz repleta de efeitos de luz.

Em suas obras Romaria histórica e A lavadeira e as bandeiras, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Marcos Damascena conta uma realidade histórica, nos propõe no seu realismo fatos que não mais pensamos.

Sua grande qualidade é de oferecer momentos de serenidade a quem pára para admirar suas obras.

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do artista Marcos Damascena acesse o facebook @damascenaoficial e o instagram @markusdhamascenaoficial

Leia também Isadora Ribeiro é a convidada no ‘Mariana Godoy Entrevista’

Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral.e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e assessoria em fomento cultural em Brasilia e, Presidente|Fundadora da Associação World Art Show em Sao Paulo, Organização que apoia a arte visual do Brasil. Em 2023 foi nomeada Vice- Presidente da ACLAB -Academia de Letras e Artes do Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile