Lote de vacina do Covax Facility chega ao Brasil

Lote de 220 mil doses da vacina do Covax Facility chega ao Brasil. Imunizantes desembarcaram
no aeroporto de Guarulhos no fim da tarde.

Dessa forma, um lote com 220 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, contra a covid-19, chegaram hoje (1º) por volta das 17 horas no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). Os imunizantes foram importados por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).Dessa forma, esse é o primeiro de três lotes que deverão chegar até o final do domingo no país. Igualmente, amanhã (2), duas novas remessas desse imunizante, também obtidos pelo Covax Facility, chegarão a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Portanto, com isso, completam-se os quatro milhões de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde.

Covax Facility é uma aliança internacional da OMS que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualitário à imunização. Além da OMS, fazem parte do grupo a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI), a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Lote de vacina do Covax Facility chega ao Brasil

Lote de vacina do Covax Facility chega ao Brasil
FILE PHOTO: A vial labelled with the AstraZeneca coronavirus disease (COVID-19) vaccine is seen in this illustration picture taken March 19, 2021. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Assim, o Brasil tem direito a receber 10,5 milhões de doses do consórcio. Portanto, em março, já enviaram ao país um total de 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Ou seja, cujos lotes foram  da Coreia do Sul pelo laboratório BK Bioscience.

Então, de acordo com a Opas, as vacinas AstraZeneca que recebemos são do mesmo tipo que as com produção em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A saber “É um produto seguro e de qualidade. Tendo aprovação para uso emergencial tanto da OMS quanto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, destacou a organização, em nota.

Após o desembarque, os imunizantes foram à Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde, em Guarulhos. As vacinas, agora, serão distribuídas conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNI).

Fotos: Divulgação / Reuters, Dado Ruvic, Direitos Reservados
Fonte: Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – São Paulo
Edição: Claudia Felczak
Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui