Livro de receitas de Gastronomia Pantaneira.  Com apoio da iniciativa “DOCUMENTA PANTANAL”, o Chef  Sul-Mato-Grossense PAULO MACHADO irá lançar livro de receitas de gastronomia pantaneira

 “Fiel ao seu objetivo de promover o Pantanal por meio de diferentes linguagens artísticas, estamos apoiando mais uma iniciativa”, antecipa a organizadora do ‘Documenta Pantanal’,  Mônica Guimarães.

Desta vez, trata-se do livro “Pantanal: Comitiva de Sabores”, do pesquisador e chef  Paulo Machado, que está em pleno processo de produção.

Com textos de Cristiana Couto, edição de Heloísa Vasconcelos, design de Ciro Girard e produção geral de Mog Produções, a obra será lançada ainda neste primeiro semestre.

O chef adianta que as fotos das receitas selecionadas serão feitas, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, pela fotógrafa Luna Garcia, que é especializada em gastronomia.

Além do próprio Machado, outros chefs desse Estado do Centro-Oeste irão se juntar nessa tarefa de elaborar 65 receitas pantaneiras.

De acordo com Machado, o título– que deverá ser lançado até maio.

Será dividido por temas variados, como “Comida de Comitiva, “Comidas de Festa”, “Comida de Fazenda”, “Cozinha Indígena”, “Mercadão/Bolicho” e “Comida de Cidade”.

Sobre a concepção do “Pantanal:

Comitiva de Sabores”, Machado diz que o projeto surgiu há quase 15 anos.

“Quando retornei da Europa, depois de ter estudado Gastronomia e atuado em restaurantes estrelados, trouxe na bagagem a compreensão de que para se trabalhar alta gastronomia é necessário conhecimento básico da cozinha regional de cada local.

Voltei com uma vontade ávida de pesquisar a minha gastronomia, da região onde nasci, e tive ainda mais sede quando percebi que havia ainda muito por desbravar.

Foi aí que comecei a conhecer de perto a identidade da cozinha pantaneira”, afirma.

Livro de receitas de Gastronomia Pantaneira

Nesse sentido, ele conta que durante dois anos (2008 e 2009) realizou, em conjunto com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, uma pesquisa de mapeamento e levantamento de dados da cozinha pantaneira, a qual, posteriormente, contribuiu para a defesa de seu trabalho final no Mestrado de Hospitalidade  com os dados que apurou  sobre a Comensalidade no Pantanal.

Hoje reconhecido embaixador da culinária pantaneira, o chef vem, desde então, desenvolvendo várias ações e trabalhos para divulgar a gastronomia desta região que ele considera sublime e ainda assim pouco conhecida do globo.

“Mais do que uma realização pessoal por estar registrando a importante gastronomia brasileira da região de onde venho, este livro é a melhor forma de perpetuar o saber cultural do Pantanal.

Ingredientes, modos de preparo, relações de convivialidade e rituais da comensalidade na maior planície alagável do planeta são os motes deste trabalho”, sintetiza. 

 Sobre o chef Paulo Machado

Livro de receitas de Gastronomia Pantaneira

Mestre em Hospitalidade e profundo conhecedor da cozinha pantaneira, Paulo Machado é formado em Direito e Gastronomia, tendo passado uma temporada no programa de cozinha francesa do Institut Paul Bocuse, na França. 

Em 2009, teve seu Projeto de Estudos Científicos sobre o Pantanal apoiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, realizando mapeamento e levantamento de dados da cozinha da região.

Proprietário e chef do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, em Campo Grande, ele ministra cursos e eventos nacionais e internacionais na área de cozinha brasileira desde 2010, tendo viajado para mais de 15 países neste intuito.

Dentre vários títulos, foi o vencedor do prêmio Dólmã 2015 de Melhor Chef do Brasil e, como membro do Slow Food, participou da iniciativa social Gastromotiva e hoje promove os Food Safaris, que são expedições gastronômicas para destinos incríveis em todos os biomas brasileiros e em outros países.

Em 2016, participou do evento internacional ‘Aspen Ideas Festival’e, no ano seguinte, o FoodSafaris foi agraciado com o prêmio Sebrae/Braztoa de melhor startup em turismo do Brasil.

Em 2018, Machado venceu a batalha de preparar o melhor estrogonofe do Brasil no programa “Fantástico” (da Rede Globo) com uma receita de carne de jacaré, que constará no livro em nova versão acompanhada de arroz do Pantanal, produto ainda pouco conhecido do grande público.

Sobre a iniciativa Documenta Pantanal 

Registrar para documentar e preservar. Este é o mote da iniciativa ‘Documenta Pantanal’,

A iniciativa prevê o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros e vídeos) que,pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio.

Patrimônio, cujo desconhecimento de sua verdadeira realidade impede um aproveitamento econômico maior do turismo, inclusive um turismo internacional de qualidade.

Com a participação de instituições que atuam na região pantaneira, a iniciativa reúne pesquisadores, empresários e a própria comunidade para, em conjunto, mobilizar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

http://documentapantanal.com.br/

Redes socias – InstagramFacebook

 

Participantes do ‘Documenta Pantanal’

  • Acaia Pantanal – Associação Onçafari – Agrotools – Alto Pantanal Araquém Alcântara – Bichos do Pantanal
  • Cenap – ICMbio – Chef Paulo Machado – Editora Vento Leste 
  • Embrapa Pantanal – Fazenda Barraco Alto (Aquidauana/MS) – Fazenda  Fazendinha (Aquidauana/MS)
  • Fazenda Figueiral (Corumbá/MS) – Fazenda Santa Tereza (Corumbá/MS) – Fazenda São Camilo (Corumbá/MS)
  • Fazenda São Francisco do Perigara (Barão de Melgaço/MT) – Fazenda Vera Lúcia (Aquidauana/MS) – Instituto Homem Pantaneiro
  • Instituto Arara Azul – Instituto Agwa – Jorge Bodanzky – Leão Serva – Luciano Candisani – Mauricio Coppeti – Márcia Hirota 
  • Marina Klink – Marina Lutz – Miguel Milano – Moinho Cultural de Corumbá – Onças do Rio Negro – Panthera Brasil
  • Porto São Pedro (Corumbá/MS) – Raquel Machado – Rede Nacional Pro Unidades de Conservação 
  • Refúgio Ecológico Caiman (Miranda/MS) – RPCSA  –  Rede do Amolar – Silas Ismael – Sindicato Rural de Corumbá 
  • SOS Pantanal – SOS Taquari. 

Leia também: “Alcântara” e o programa espacial brasileiro 

Livro de receitas de Gastronomia Pantaneira

 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here