Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira. Segundo o Presidente da Associação, Luis Fernando Peretti, a boa localização de Campos do Jordão – no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – está propiciando que o turista volte à cidade pois são apenas duas horas de carro e a maioria das atividades e atrações são outdoor.

“Desde setembro o fluxo tem sido constante. Os associados da Cozinha da Mantiqueira estão cumprindo rígidas medidas preventivas e criamos um selo de “Restaurante Responsável” que está fixado já na entrada dos estabelecimentos”, explica.

Assim, a Associação decidiu manter o seu calendário de eventos gastronômicos e agilizou a realização do Festival Cervejas & Sabores, que acontece neste mês de outubro até 8 de novembro, onde as principais atrações nos restaurantes e bares são os petiscos e pratos criados e harmonizados com cervejas artesanais produzidas da região.

Do mesmo modo, a visitação às Micro Cervejarias Artesanais é programação imperdível em Campos do Jordão durante o festival e a qualquer tempo.

Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira

Os que elas têm em comum? A água pura e cristalina da Serra da Mantiqueira com a qual são produzidas, resultando em produtos de excelência. São elas:

– Microcervejaria Caras de Malte – Em busca da melhor cerveja do Universo, os malteanos como assim são chamados os sócios da Micro Cervejaria, desenvolveram cervejas que agradam os mais exigentes apreciadores da bebida.

A produção tem a supervisão do sommelier de cervejas jordanense Mauricio da Silva Lourenço, que conduz a visitação na produção das cervejas: Antimatéria (Munich Helles), Supernova (American IPA); Buraco Negro (Brown Porter);Radioativa (Vienna Lager);Asteróide (Belgian Dark); Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate;Nebulosa (Witbier); Djalminha (Índia Pale Lager) e Double IPA (Blazar).

Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira
Micro Cervejaria Vemaguet67 / Anice Aun Assessoria

– Micro Cervejaria Vemaguet67 – O temático Bar Vemaguet67 foi fundado em 2014 e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet 67.

A decoração com objetos de época até a roupa dos atendentes tornou o local um ponto de encontro descontraído e divertido.

Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira

Neste ano de 2020 o bar recebeu a inovação de uma Micro Cervejaria integrada a um Brew Pub, que conta com um espaço bem mais amplo, com capacidade para 250 pessoas sentadas, localizado no centro do bairro de Capivari.

Além disso, os clientes podem acompanhar a produção das cervejas artesanais que receberam como logotipo uma bomba de gasolina e nomes retrôs inspirados nos anos 50, década da fabricação no primeiro carro Vemaguet.

As cervejas artesanais podem ser apreciadas também numa roda de degustação. São elas: Marcha Lenta Pilsen; Turbinada – IPA; Fumacê – Weiss; Reboque – Bock;- Furiosa – Red.

– Cervejaria Campos do Jordão – acaba de ser inaugurado o projeto Parque da Cerveja, que fica  numa área belíssima, nas montanhas mais altas da Mantiqueira, onde foi instalada a fábrica da Cerveja Artesanal Campos do Jordão.

É possível andar livremente para conhecer a fábrica ou se preferir fazer uma visita técnica agendada com o sommelier.

Sãos seis rótulos e cada um possui uma ilustração que representa os ícones de Campos do Jordão, em estilo moderno: Hasalaz (Avelã); Arbórea (Dunkel); Hanami (Ginger); Caiová (Pinhão) e Bruma (Weizenbock).

Além da fábrica o espaço reúne Play Pub – com bar e jogos de diversão – o Restaurante Alto da Brasa que oferece harmonização perfeita de grelhados criativos com as cervejas e ainda é possível passear no Biergarten, conhecer o Jardim de Lúpulo, as fontes de água na mata com belas trilhas, fazer um Beernic, piquenique em cima de uma mesa de madeira no gramado, com direito a toalha quadriculada, cesta de comidinhas e cerveja gelada … e não para por ai, o projeto prevê diferenciadas atividades, pousada temática e Spa de cerveja.

Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira

Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira
Cervejaria Campos do Jordão / Divulgação

Destacamos os pratos criados pelos chefs de cozinha para o Festival Cervejas e Sabores e suas sugestões de harmonizações com cervejas:

  • Alto da Brasa – chef Michelle Peretti (Campos do Jordão)

Prato: Pão de malte recheado com queijo camembert gratinado com mel e castanhas, harmonizado com Cerveja de Pinhão Caiová Campos do Jordão. Esta cerveja é feita com ingrediente único, o pinhão da árvore nativa Araucária ícone da região.

  • Caras de Malte – chef Wellington (Campos do Jordão)

Prato: Joelho de Porco Estelar – harmonizado com cerveja American IPA Caras de Malte.

A cerveja recebe o processo de dry hopping e tem aromas cítricos (maracujá e manga) que vem do lúpulo americano citra. Amargor bem evidente.

  • Dona Chica- chef Anderson Oliveira – dentro do Horto Florestal-Campos do Jordão.

Prato: Truta com pesto de ora-pro-nobis e pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat Beer. Essa cerveja de trigo leve e suave, com notas de lúpulos frutados americanos, apresenta coloração amarela e é levemente turva. Com alta drincabilidade, ela é a versão americana da cerveja de trigo.

  • Donna Pinha – da festejada chef Anouk Migotto – Santo Antonio do Pinhal

Prato: alcachofra recheada com nhoque de batata roxa em azeite aromático com sálvia harmonizado com cerveja Bauzera com aroma de hibisco.

  • Bar Vemaguet67 – Sugestão de menu degustação:

– Mix de salsicha alemã com cebola caramelizada na cerveja Bock- com cerveja Weiss.

– Panceta de rolo com geléia de pimenta – com cerveja Pilsen.

– Lascas de joelho de porco – com cerveja Red Ale

– Picanha Vemaguet com molho de alcaparras, farofa de malte torrado e vinagrete – com cerveja IPA.

– Bolo Vemaguet com calda de cerveja Bock –com cerveja Bock.

Ainda vale experimentar a gastronomia internacional do Restaurante Bella Vista do Chris Park Hotel, as fondues do Le Foyer – Chateau La Villette, a comida texana do La Florida Art BBQ, assim como, os deliciosos panines do Estação Toriba do Hotel Toriba. Igualmente, o rico buffet Restaurante Tainakan que fica dentro do espaço recreativo Tarundu, a cozinha rústica do Rancho Santo Antonio e as criações da culinária portuguesa do chef Nelsinho no Vila Chã.

Assim, a Associação Cozinha da Mantiqueira antecipa que está previsto para iniciar em final de novembro o Festival gastronômico de Frutas Vermelhas, que fará parte das festividades de Natal e Reveillon, quando os restaurantes oferecerão opções de pratos com as deliciosas frutinhas produzidas na região.

 

Festival Cervejas & Sabores da Mantiqueira

 

Fotos: Divulgação / Anice Aun Assessoria

Fonte: Divulgação

Leia também: Grande Final do Licor 43 acontece nesta sexta, 23 de outubro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here