Colômbia: surpresa ao descobrir data de 1ª morte por covid-19. A primeira morte por covid-19 na Colômbia aconteceu em meados de fevereiro.

Isso foi mais de uma semana antes de o país andino registrar oficialmente seu primeiro caso da doença, anunciou a agência de estatísticas do governo.

Colômbia: surpresa ao descobrir data de 1ª morte por covid-19
Colombiano usando a bandeira de seu país como máscara                                                              Foto: Uol Notícias

O país relatou o primeiro caso da doença no dia 6 de março, e o que pensava ser sua primeira morte – a de um taxista de 58 anos na cidade de Cartagena – no dia 21 de março.

Dados referentes ao número de mortos, apresentados pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane), mostram no entanto, que a primeira morte de pessoa com suspeita de covid-19 ocorreu no dia 15 de fevereiro.

Enquanto a primeira morte confirmada aconteceu no dia 26 do mesmo mês.

O país registrou 30 mortes confirmadas pela covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, e 94 mortes suspeitas no primeiro trimestre, acrescentou o Dane.

Colômbia: surpresa ao descobrir data de 1ª morte por covid-19

Cerca de 40% das mortes por covid-19 no trimestre foram registradas na capital Bogotá.

Colômbia: surpresa ao descobrir data de 1ª morte por covid-19

Enquanto as províncias de Valle del Cauca e Bolívar apresentaram 23% e 10% dos óbitos, respectivamente.

O “departamento” de Antioquia, ( termo usado por eles para descrever um estado) onde fica a segunda maior cidade do país, Medellín, notificou cerca de 59% das mortes de pessoas com suspeita da doença, segundo o departamento.

Sobre a Colômbia

Colômbia  oficialmente República da Colômbia é uma república constitucional do noroeste da América do Sul.

A Colômbia faz fronteira primeiramente, a leste com a Venezuela e Brasil; ao sul com o Equador e Peru; para o norte com o Mar do Caribe.

Assim como ao noroeste com o Panamá; e  conclusivamente, a oeste com o Oceano Pacífico.

A Colômbia também tem fronteiras marítimas com a Venezuela, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.

 Com uma população de mais de 47 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 28ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. 

Fonte: Oliver Griffin – Repórter da Reuters – Bogotá Reuters

Foto: Uol Notícias/Prensa Latina

Leia também: Governo facilita outorga para concessão de rádio e tv

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here