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4 Atividades Para Cuidar da Saúde Mental de Idosos

Cuidar da saúde mental pode ser um grande desafio para idosos (ainda mais nesse período de pandemia), por isso veja o que fazer para preservá-la!

Ser idoso, para muitos, não é uma tarefa fácil e, neste momento que estamos vivendo de pandemia por causa do novo coronavírus (covid-19), isso parece ainda mais desafiador.

E como sabemos, os idosos fazem parte do grupo de risco e por isso devem permanecer o máximo possível dentro de suas casas para se proteger.

Contudo, tal medida pode afetar a saúde mental deles, ocasionar ou agravar problemas/doenças e até mesmo causar sensação de aprisionamento.

4 Atividades Para Cuidar da Saúde Mental de Idosos

4 Atividades Para Cuidar da Saúde Mental de Idosos

Portanto, é de suma importância que os idosos e também pessoas próximas, busquem maneiras para cuidar da saúde mental.

E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje!
Como cuidar da saúde mental na terceira idade?

Se você convive com uma pessoa idosa ou quer saber como ajudá-la – mesmo a distância – em relação à saúde mental, você deve principalmente:

Oferecer apoio emocional;
Certificar-se de que há medicamentos suficientes na casa da pessoa;
Conversar com ela regularmente seja por telefone ou chamada de vídeo;
Incentivá-la a praticar exercícios físicos leves.

Agora se você é idoso ou idosa e quer descobrir o que deve fazer para cuidar da sua saúde mental, então confira as 4 atividades que separamos a seguir!

1) Utilize as tecnologias

As tecnologias podem ser bastante benéficas para idosos, se utilizadas da maneira correta. Por exemplo, com apenas um celular, é possível fazer muita coisa.

E neste momento de pandemia e isolamento social, mandar mensagens, conversar por ligação ou por videochamadas é essencial para manter o contato e diminuir um pouco a saudade de quem está longe.

Além disso, em um smartphone dá para baixar jogos e aplicativos, estudar, ver vídeos e muito mais, ou seja, dá para fazer diversas coisas que ajudam a passar o tempo, que oferecem maneiras de entretenimento.

4 Atividades Para Cuidar da Saúde Mental de Idosos

4 Atividades Para Cuidar da Saúde Mental de Idosos

2) Faça atividades físicas

Mesmo em casa, dá sim para fazer atividades físicas e, mesmo assim, se você quiser sair (claro, respeitando os protocolos de segurança), por exemplo, para fazer uma caminhada, você pode e estará contribuindo para manter a sua saúde em dia, tanto física quanto mentalmente.

Isso porque os exercícios, mesmo em baixa intensidade contribuem e muito para a nossa saúde. Portanto, procure fazê-los pelo menos três vezes por semana e durante 30 minutos diários.

Você vai ver que aos poucos estará se sentindo melhor e até mais disposto. Inclusive, não é à toa que lugares que cuidam de idosos, como uma casa de repouso, incentivam esta prática regularmente.

Ah, e não se esqueça de comer alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes…) e de se hidratar diariamente (pelo menos 2,5l de água por dia).

3) Estude

Estudar é algo que todas as pessoas deveriam fazer, isto é, não só crianças e adolescentes, mas adultos e idosos também.

Isso porque estudar estimula o cérebro, expande nosso vocabulário e repertório, nos ajuda a aprender coisas novas e muito mais!

Portanto, procure cursos online, leia livros, assista vídeos, ouça podcasts, escreva e continue aprendendo! (E o melhor é que você pode fazer tudo isso usando a internet, as tecnologias, como dissemos na dica número 1).

Você pode desde aperfeiçoar algo que gosta e tem interesse, até aprender um novo idioma ou uma nova habilidade. Basta ter disciplina e força de vontade!

4) Durma bem e mantenha uma rotina sustentável

Boas noites de sono são realmente revigorantes! Por isso, procure dormir direito, isto é, pelo menos 8 horas por dia. Assim, no dia seguinte você estará com mais disposição, mais energia e bom humor.

Além disso, procure manter uma rotina sustentável, ou seja, que tenha horários para você acordar, fazer as refeições, se exercitar, e claro, dormir.

E uma dica extra para finalizar: evite ficar falando, lendo e vendo as notícias sobre a pandemia toda hora. O período já é complicado e ficar se abastecendo dessas informações (ainda mais que muitas vezes são negativas) só prejudicará a sua saúde mental.

Portanto, evite o excesso de notícias e coloque em prática as 4 atividades que falamos durante este artigo. Assim, você estará cuidando e melhorando a sua saúde mental!

 

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Bruno Guerra

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