Vamos aprender a cuidar da nossa voz!

Hoje, nossa entrevista é com o Professor de Canto, Vocal e Mentor Artístico – Wilson Gava. Assim, como preparador vocal e diretor artístico, trabalhou com Dennis Carvalho, Paula Lima, Sandy & Junior, Roupa Nova.. E ainda, com Paulo Ricardo, Claudia Leitte, Ronnie Von, Simoninha, Luiza Possi, Família Lima, Agnaldo Rayol, Mar Aberto e muitos outros.

Igualmente, possui formação pela “Berklee College Of Music” (EUA) e é Mestre em Fonoaudiologia. Também ajudou a estabelecer as bases do atual conceito de preparação vocal no Brasil. Assim, seu método, publicado cientificamente, foi premiado pela ABACH -Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, pela Sociedade Brasileira de Educação e pelo Prêmio Quality Mercosul.

Foi professor no Instituto de Canto e Tecnologia, Studio Wolf Maya e preparador vocal e artístico do Domingão do Faustão. Em suma, fundou a própria escola, Studio Gava e sua gravadora, Gava Music.

Vamos aprender a cuidar da nossa voz!

Gava, quando, como e porque você decidiu trabalhar com voz, ajudar milhares a entender a importância da comunicação vocal?

A busca pelo domínio da minha própria voz me revelou esses caminhos. No início, em 1985, eu lecionava violão e guitarra. Então, a medida que a minha voz passou a ser um instrumento de domínio também o caminho didático foi natural.

Quais são os cursos hoje que você oferece, e a que públicos se destinam?

O meu foco maior é o meu Curso de Canto Profissional online. Tenho 300 alunos e atendo pessoas do mundo todo. Sobra pouco tempo para aulas presenciais, mas ainda conservo os alunos antigos e, eventualmente, alguém novo. Atendo no STUDIO GAVA, na Vila Mariana. O online possui um suporte muito consistente. Eu tenho uma equipe de 13 pessoas que auxiliam no suporte técnico, mas a parte pedagógica é toda comigo. Além disso, cuido do meu selo e editora, a GAVA MUSIC, e dou algumas aulas na pós-graduação do curso de pedagogia vocal da Faculdade Santa Marcelina.

O curso online é para quem já canta, mas para quem não canta também. Eu aplico o método que desenvolvi que transforma o padrão vocal e beneficia qualquer tipo de voz. Então tenho locutores, atores, pessoas que cantam na igreja e até pessoas que buscam qualidade de vida.

Vamos aprender a cuidar da nossa voz!

Certa vez, você me contou sobre um aprendizado seu, da importância do áudio nas imagens. E que isso muda totalmente a forma de percepção do cinema, por exemplo. Vamos voltar a esse tema?

Sim! Quem me abriu essa visão foi o Ben Burt. Ele é um diretor de áudio de Hollywood. Só fez o Star Wars…risos. Uma época eu fiz um curso de áudio com ele e o que aprendi levei para a voz. Isso mudou tudo.

Quais são os maiores medos e bloqueios que você tem percebido nos seus alunos e que técnicas utiliza para melhorar esses aspectos?

São vários. Um dos principais é não gostar da própria voz. Achar que o som é de taquara rachada (risos) ou coisa assim. Também medo de cantar ou não gravar mensagens. Por último se apresentar em público sem a voz tremer. Para todos esses casos o desenvolvimento técnico é a solução.

O conhecimento da própria voz. a expansão do timbre e o domínio respiratório fazem com a pessoa supere todas essas dificuldades. Mas tudo isso acontece dentro de processos, não de dicas. Vivemos na época das dicas, mas somente o estudo de exercícios, dentro de uma sequência correta é que traz resultados consistentes. Ou seja, o método! Por isso sempre procurei me aprofundar nas questões didáticas. Além dos exercícios corretos, a didática do professor é o que gera os resultados nos alunos.

Uma pergunta que não quer calar, a voz não mente?

A pessoa pode mentir, mas a voz não mente! (risos)  Intuitivamente percebemos quando alguém está mentindo. A linguagem corporal e, principalmente, a voz denunciam. À medida em que estudamos voz a nossa consciência sonora aumenta. Isso é o que eu chamo de “Inteligência Sonora”. A gente passa a perceber melhor os sons na gente e nos outros. Então, não escapa nada! (risos)

Vamos aprender a cuidar da nossa voz!

Música é um tema que você aprecia e também trabalha constantemente, você acredita numa linguagem universal com ela?

Sim. Tudo o que existe no universo pode ser entendido a luz da matemática, da física, da química…e da música. Ela está na estrutura original da matéria. Isso não é só poesia. A ciência acabou de descobrir a “Teoria das Cordas” que caminha nessa direção.

Planos futuros…

Dar aula, produzir e apresentar um programa na TV ou na internet.

Contatos, site, quem quiser conhecer mais sobre seu estúdio e seus trabalhos…

Pelas redes sociais “Wilson Gava”
Instagram –  @wilsongava
Facebook – https://www.facebook.com/vozcarreiraesucesso
Site – https://cantoprofissional.com.br/
YouTube – https://www.youtube.com/c/WilsonGava/null

 

Fotos: Divulgação / Internet
Fonte: Mi Produções
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

 

Com mais de 20 anos de experiência em negociações, comunicação e gerenciamento de equipes vinculadas a grandes projetos. Foi agraciada em 2014 com o Prêmio Excelência Mulher Fiesp/Ciep, época que produzia e apresentava a TVSA, uma televisão vanguardista na internet, com pautas voltadas às empresas e instituições que transformavam a vida das pessoas. https://www.youtube.com/watch?v=oThYANwoDyg Produziu discos em parceria com a gravadora de Roberto Menescal, trabalhou na executiva das duas tours de 2016 e 2018 do Andrea Bocelli no Brasil além de fazer a locução oficial nos estádios da turnê. Ainda atuou como diretora executiva de vídeo-clip ao lado do renomado Cineasta Edu Felistoque. Em Março de 2020 lançou o EP Insensatez em todas as plataformas digitais. Diretora da Indie Bossa Produções, Gerente de Negócios do Blue Note no Brasil e Apresentadora do Programa Mi Convida, e Regional Manager da Band Internacional, é uma mulher que tem voz ativa, trabalha com foco e está sempre em busca de novos caminhos e acredita que comunicar bem, é uma chance grandiosa de aproximar pessoas, marcas e os diversos segmentos da arte, cultura e economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui