Rotina perfeita para sua pele na Quarentena

0

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena. Relógio biológico? Só se for o da pele. Desde que você acorda até a hora de dormir, cada minuto influência diretamente no tecido cutâneo. Siga então estas dicas para ele entrar no ritmo!

Então, vamos falar sobre isso…

Você acordou , o sol já está brilhando… mesmo depois de ter dormido a noite inteira, você continua sonolenta, mas é só bater a madrugada fica totalmente desperta. Sabe o que é isso? Seu relógio biológico tentando se ajustar a nova zona de conforto.

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena
Divulgação

Acontece que ele influencia muito mais que os seus padrões de sono, e, cientistas descobriram que ele também controla sua derme de uma maneira muito mais complexa do que imaginávamos. Afeta uma na proteção durante o dia e na reparação durante a noite.

Por isso aproveite, que o dia já está começando e aproximadamente às 07:30h – é o Fuso do Cortisol, nesse momento sua pele está em sua melhor fase! Mas em meia hora os níveis de cortisol em seu corpo irão aumentar em 50% para preparar o organismo para enfrentar o dia. Até ai tudo bem, exceto pela rotina estressante, que faz o índice do hormônio aumentar. Para a pele, isso significa, inflamação, vermelhidão e envelhecimento precoce. Por isso, noites mal dormidas, exercícios físicos em excesso e estresse aumentam esse índice.

Por isso, aproveite que estamos nessa quarentena, para recuperar as horas de sono, desestressar e aproveitar mais o dia, dormindo assim melhor a noite.

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena
Divulgação

Inicie seu dia bebendo pelo menos 500ml de água logo ao acordar. Após isso, lavar e tonificar o rosto. Use também um creme hidratante, aproveitando para dar uma massagem facial, fazendo isso você aproveita melhor esse momento. Que tal?

Às 10 horas – é o Fuso da Proteção, nesse momento a pele começa a produzir um alto nível de antioxidantes, uma barreira evolutiva contra ações do meio ambiente. Embora ela consiga se proteger desses agressores naturalmente, ela não evoluiu para combater o maior agressor moderno: a Poluição.

Aproveite então este momento para fazer uma limpeza de pele, uma esfoliação facial e máscaras faciais, para melhorar assim o brilho, a hidratação, aumentar o colágeno e diminuir os poros.

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena
Divulgação

Já estamos chegando às 12:00 horas – Fuso do FPS, ai você percebe que a maquiagem já esta derretendo, que a sua pele esta transpirando demais… isso é por causa da oleosidade, onde ela acontece na metade do nosso dia.

Nossos ancestrais passavam o tempo ao ar livre, o que nos fez desenvolver um mecanismo para produzir mais oleosidade de proteção para nos resguardar dos raios UV quando eles estão em maior incidência.

Agora que usamos produtos com FPS, a oleosidade se tornou nossa inimiga. Em excesso, provoca acne, entope os poros, cria processos inflamatórios e até degenera o colágeno. Alias, o excesso de cortisol não funciona muito bem em conjunto com a oleosidade, já que o hormônio ativa ainda mais essa produção. Após lavar o rosto, aplique sempre uma camada de protetor solar e tenha sempre por perto aqueles lencinhos removedores de oleosidade. Fica a dica!

Já as 15:00h – é o Fuso da Pausa

É o momento que o sono bate depois do almoço, e começa a diminuir a sua energia no trabalho e também na sua pele.

O fluxo sanguíneo cutâneo aumenta quando você dorme e diminui ao longo do dia, atingindo o ponto mais baixo às 15h.

Por isso, aproveite esse momento que esta de bobeira em casa sem fazer nada, e aumente o fluxo com uma massagem facial rapidinha: usando os dedos, concentre-se em comprimir, pressionar e drenar as bochechas, mandíbulas e têmporas por alguns minutos para, assim, revitalizar sua pele.

Agora já são 16:00h – é Fuso da Absorção

Onde você começa a sentir um calor no corpo. Isso não é ruim! Estudos mostram que a temperatura da pele volta a aumentar e atinge seu pico em torno das 16h, o que deixa o rosto pronto para absorver produtos. É claro que ninguém precisa parar de trabalhar para ir ao banheiro e aplicar cremes. Mas como estamos na quarentena, é o momento ideal para começarmos uma rotina.

Se estivermos em casa, que tal testar aqueles produtos que você comprou há algum tempo mas nunca teve tempo de usar, hein? E\se estiver no trabalho, pode ser um produto em spray, que pode ser deixado facilmente em cima da mesa, é a maneira mais rápida e fácil de aplicar uma dose de ingredientes anti-idade, e o melhor não vai estragar sua maquiagem. Pode ser uma água termal hidratante (agora existem muitas no mercado!)

Divulgação

18:00h – é o Fuso da Gravidade.

Existe uma razão comprovada para as mulheres terem a impressão de que, no fim do dia, aparentam ser mais velhas. Um estudo japonês descobriu que a atração gravitacional sobre os fluidos da pele realmente se acumula desde que acordamos, o que significa um olhar cansado ao anoitecer. Embora haja pouco a fazer sobre a gravidade, mas você pode tentar enganar os seus efeitos e amenizá-los. Aposte em séruns anti-idade, firmadores, hidratantes, que auxiliam na hidratação, dando brilho, aumentando a elasticidade e a beleza da pele.

Às 21:00h, é o Fuso do PH

Embora adeptos de dietas alcalinas afirmem que qualquer coisa ácida é ruim, esse não é o caso da sua pele. Ela deve ser ácida, em torno de pH 5.5. Isso ajuda a impedir que as bactérias penetrem nela.

Os níveis variam, mas tendem a estacionar durante a noite, possivelmente para preparar a pele para entrar em modo de reparação. Por isso, hábitos errados podem causar variações nesse equilíbrio. Por isso, uma sugestão: Evite usar loções adstringentes que alteram o pH nesse horário. Após lavar o rosto, use um tônico com o mesmo ph da pele.

Esse momento é o mais esperado! As 22:00h, é o Fuso da Reparação!

O reparo começa após você dormir e continua durante a noite. Por isso, pesquisas estão sendo feitas sobre o que pode impulsionar esses efeitos. As respostas mais promissoras são as enzimas e minerais que aceleram o processo de reparação. Procure utilizar produtos com ingredientes naturais, para passar antes de deitar. Que tal aplicar aquele gel ou creme noturno com algas ou outro produtinho milagroso que você goste para ele agir durante o seu sono e você acordar com a pele radiante, hein?

Divulgação

E assim o dia vai acabando e já esta chegando as 24:00h, é o Fuso da Renovação.Enquanto você dorme, sua pele não descansa.

Até a hora que você acorda, ela atua para reverter danos causados pelos radicais livres durante todo o dia. A renovação celular acontece no sono profundo, portanto o relaxamento vai refletir no dia seguinte. E sabe aquelas luzes de aparelhos eletrônicos que ficam acesas no quarto? Isso interrompe o ciclo do sono, atrapalhando o estágio profundo.

Você não vai querer que isso atrapalhe a beleza da sua cútis no dia seguinte ou para toda a sua vida, não é?

Por isso, evite uma noite mal dormida ativando o ajuste do brilho no seu celular ou de qualquer outro aparelho para tentar reduzir a exposição a essas luzes. E assim, acordar belíssima!

Bom sono e uma ótima pele perfeita!

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena.

Rotina perfeita para sua pele na Quarentena

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Divulgação

Leia também: Aposte em looks Comfy Chic nessa quarentena

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here