ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

O quadro foi feito inspirado numa das fotos que a artistas mais apreciava, clicada pelo fotógrafo Daniel Marques

0

ARTISTA PLÁSTICO REINI FREIRE HOMENAGEIA ROGÉRIA COM RETRATO FEITO A LÁPIS DE COR

De Luiz Carlos Lourenço
Fotos de Daniel Marques

 

Conhecido criador de dezenas de retratos de personalidades brasileiras e internacionais, o arquiteto, artista plástico e desenhista REINI FREIRE, morador de Ipanema, concluiu, nas últimas semanas, o retrato feito em técnica de lápis de cor sobre papel da atriz e cantora ROGÉRIA, que faleceu em setembro do ano passado.

 ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

O quadro foi feito inspirado numa das fotos que a artistas mais apreciava, clicada pelo fotógrafo Daniel Marques durante uma apresentação beneficente de Rogéria em prol do Retiro dos Artistas.

 ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini FreireCarreira

Ao longo de sua vitoriosa carreira, REINI FREIRE já retratou, entre muitos notáveis, MADONNA, MICHAEL JACKSON, a cantora, atriz e diretora BIBI FERREIRA, o jornalista, escritor e educador JOSÉ DE PAIVA NETTO, a cantora maranhense ALCIONE, o jornalista, colunista e apresentador RICARDO BOECHAT, o compositor e cantor ZECA PAGODINHO e o colunista de O Globo, Ancelmo Gois.

 ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

REINI também foi autor de um dos trabalhos coloridos em que dedicou vários dias de meticulosa tarefa: uma homenagem ao grande humorista CHICO ANÍSIO incluindo dezenas de pequenas imagens com todos os seus principais personagens.

O original do recente trabalho de ROGÉRIA concluído por REINI FREIRE, já foi entregue pessoalmente ao irmão da artista, o maquiador FLAVIO BARROSO, que trabalha na equipe do Projac e o mesmo integrará o acervo do Museu de Rogéria, que será inaugurado futuramente no município de Cantagalo, onde ela nasceu e foi sepultada no cemitério da cidade, onde está sendo erguido o Mausoléu de Rogéria, atendendo ao seu pedido.

 ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

Cantagalo

Cantagalo é também a terra natal de outro brasileiro ilustre, o importante escritor modernista brasileiro EUCLIDES DA CUNHA, uma figura multifacetada que atuou também como professor, filósofo, historiador, sociólogo, jornalista, engenheiro, geógrafo, dentre outros.

Ele nasceu em 1866 em Cantagalo e morreu há nove anos(1909) no bairro de Piedade, no RIo de Janeiro. Euclides foi o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 1903.

Sobre ROGÉRIA, Reini Freire fez um importante comentário:

– Ainda mais admirador do que eu, minha mulher, Ademilde era fã incondicional e admiradora desta grande artista, elogiando sua participação nas novelas, nos programas de televisão e sua personalidade, além dos seus belos cabelos, elogiados por todas as mulheres. Achei importante retratá-la, justamente num período em que toda a classe artística está prestando um tributo a ela, decorrido um ano de sua passagem.

Em seu livro ARTE, DESENHO E VERSOS, REINI oferece sua obra às forças espirituais que o incentivam a continuar trabalhando, cada vez mais “é com prazer e alegria que ofereço aos brasileiros e estrangeiros esta obra, que Deus me permitiu realizar por ter me criado e concedido o dom do desenho, na qual ofereço inspiração visando reforçar meu relacionamento com ELE e formar elos mais fortes com os meus irmãos”.

LBV, JOSÉ DE PAIVA NETTO

Ao se referir à homenagem que fez ao presidente da LBV, JOSÉ DE PAIVA NETTO, Reini revelou que decidiu homenageá-lo pelo brilhante trabalho que o jornalista dedica à educação das crianças nas centenas de unidades da Legião da Boa Vontade no país e no exterior destacando sua pregação pelo amor a Deus e ao ecumenismo:

“ Paiva Netto merecia há muito tempo que eu o retratasse pois é uma personalidade do mesmo valor de um Mahatma Gandhi, da Madre Tereza de Calcuttá ou da brasileira Irmã Dulce.

 ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

Aprendi a acompanhar o trabalho que ele desenvolve na instituição que dirige e a forma que encontrei para homenageá-lo foi traçar o seu desenho rodeado de crianças, que ele tanto admira e cuida”, diz o artista.

Com referência a ALCIONE, o artista plástico declarou que “a admira muito pelo seu trabalho de sempre desenvolver as raízes da música popular brasileira, procurando lançar novos valores da cultura maranhense, sua terra de origem”.

 ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

RICARDO BOECHAT

Sobre um dos seus trabalhos com representantes da mídia, o quadro do jornalista RICARDO BOECHAT, Reini contou que ficou imensamente agradecido pelo jornalista ter telefonado imediatamente para agradecer a homenagem, tão logo recebeu o retrato”:

“Boechat ligou aqui para casa, em Ipanema, muito lisonjeado pela minha homenagem e não contente, no dia seguinte contou os mínimos detalhes do meu trabalho, em seu programa diário na Rádio Bandeirantes.

Eu e minha companheira, Ademilde, ficamos muito felizes ao ouvirmos suas palavras”, disse o artista.

Membro atuante da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na sede em Botafogo, na rua da Matriz, REINI explica que seu objetivo é ajudar cada pessoa a crescer em termos espirituais, emocionais, relacionamentos e não me orgulhar por ter conseguido realizá-la. ” eu procuro sempre retratar várias pessoas queridas e dignas de admiração e louvor que são citadas na Bíblia, as que morrem divulgando a Verdade e as que ainda fazem o mesmo” concluiu.

Leia também: Absolute Rio em festa na Casa Julieta de Serpa

ROGÉRIA é homenageada pelo artista plástico Reini Freire

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here