Primeira rodada do Círculo de Reflexões Ética no Turismo

Como parte da programação das atividades que celebram os 70 anos de Turismo Social, o Sesc São Paulo promove na capital paulista o Ciclo de Reflexões Ética no Turismo

0

Como parte da programação das atividades que celebram os 70 anos de Turismo Social, o Sesc São Paulo promove na capital paulista o Ciclo de Reflexões Ética no Turismo

O evento, que ocorrerá em 22, 24 e 29 de maio no Centro de Pesquisa e Formação, contará com especialistas no assunto e antecede o seminário internacional que pretende discutir, em 12 e 13 de junho, os direitos e as contradições do setor e a democratização do acesso às práticas turísticas. 

O Sesc São Paulo comemora, até dezembro de 2018, 70 anos de suas ações em Turismo Social.

Nesse sentido, e por acreditar que a promoção de excursões e passeios deve caminhar em paralelo com as reflexões sobre os impactos gerados pelo turismo, a instituição promoverá variadas iniciativas nesse período. 

Entre elas, ações que têm por objetivo promover uma discussão sobre os direitos e as contradições do setor, assim como repensar a democratização do acesso às práticas turísticas.

Em maio, por exemplo, acontece a terceira edição do Ciclo de Reflexões Ética no Turismo, que abordará a temática “Hospitalidade e Hostilidade”.

O evento, que tem por objetivo difundir os valores do Código Mundial de Ética no Turismo (do qual o Sesc São Paulo é signatário desde 2015), é aberto ao público, profissionais do setor e estudantes e ocorrerá em 22, 24 e 29 de maio no CFP (Centro de Pesquisa e Formação).

Para debater os dilemas éticos da hospitalidade nos dias atuais, alguns subtemas foram selecionados.

Primeira rodada do Círculo de Reflexões Ética no Turismo

 O que É Hospitalidade e por que Estamos Falando Tanto Disso?

Por exemplo, contará com as participações dos especialistas e professores Ana Paula Spolon e Leandro B. Brusadin em 22/5.

No mesmo dia, o professor Luiz Octávio de Lima Camargo abordará os Fundamentos da Hospitalidade. Por sua vez, o painel Fenômenos Migratórios e Dilemas da Hospitalidade:

  • Cultura Urbana e Turismocontará com Com Paulo Illes e Sênia Bastos em 24/5 e, Turismo e Medo Social: Hostilidade, Fatores Restritivos e Propagação do Terror, com o professor Luiz Trigo, ocorrerá em 29/5.

Sobre o Turismo Social

Há 70 anos o Turismo Social do Sesc São Paulo busca ampliar o conceito do viajar, com o foco na democratização do acesso às práticas turísticas.

Durante as atividades propostas – excursões, passeios de um dia, estadas no Sesc Bertioga, palestras, expedições virtuais, oficinas e vários outros tipos de vivências – os participantes são estimulados a encontrar um novo mundo:

  • dialogar com outras culturas, interagir com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e respeitar suas tradições, sempre de forma responsável e consciente.

CICLO DE REFLEXÕES ÉTICA NO TURISMO

Onde: Centro de Pesquisa e Formação

Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar (edifício da Fecomercio), Bela Vista

Quando: 22/5 (O que É Hospitalidade e por que Estamos Falando Tanto Disso?, das 10h30 às 12h30,

E Fundamentos da Hospitalidade, das 14h30 às 17h30), 24/5 (Fenômenos Migratórios e Dilemas da Hospitalidade: Cultura Urbana e Turismo, das 19h às 21h30) e 29/5 (Turismo e Medo Social: Hostilidade, Fatores Restritivos e Propagação do Terror, das 19h às 21h30)

Informações e inscrições: www.sescsp.org.br/eticanoturismo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here