Primeira hamburgueria árabe de São Paulo Souk Burger

0
namidia-uiara zagolin

Souk Burger: a primeira hamburgueria árabe de São Paulo

Primeira hamburgueria árabe de São Paulo Souk Burger.  No local, ingredientes da culinária árabe transformam-se em hambúrgueres.

Hambúrgueres que surpreendem pelo sabor e pela criatividade. Além deles, pratos e sobremesas divinas também surgem no cardápio

Primeira hamburgueria árabe de São Paulo Souk Burger

O Souk Burger, no coração de Pinheiros, na capital paulista, foi inaugurado lançando conceito inédito no cenário gastronômico: é a primeira hamburgueria árabe do Brasil.

A casa, que já nasce com a inovação em seu DNA, tem como destaque os hambúrgueres criados a partir de misturas arrojadas e saborosas de ingredientes tradicionais da culinária árabe.

O dono é o jovem Tarik Bechara Leal, administrador de empresas descendente de libaneses.

Inspirado pelas receitas que sua tia Magui fazia nos almoços de família, ele decidiu unir a vontade de ter um negócio próprio com a paixão pela cozinha e por experiências gastronômicas.

“Os pratos árabes costumam ter basicamente pão, proteína e pasta”, diz Tarik.

“Adoro esta combinação e naturalmente surgiu a ideia de transformar esta fórmula clássica em sanduíche”.

A partir daí, Tarik fez um curso de técnicas de Gastronomia no Senac para seguir em frente com o plano de abrir uma hamburgueria.

“Meu objetivo com o Souk Burger é propor algo totalmente novo dentro do ramo das hamburguerias”, comenta.

Em tempo: a palavra “souk” (pronuncia-se suki) é usada para designar os tradicionais mercados, feiras e bazares típicos dos países árabes.

Neste sentido, a sacada de Tarik foi criar um “mercado de hambúrgueres com pé no Oriente”, algo neste gênero.

“É uma palavra sonora e marcante que se conecta ao que ofereço”, diz.

Os hambúrgueres, aliás, são o ponto alto. Para garantir que fiquem macios e suculentos, são preparados artesanalmente com um blend especial desenvolvido na casa.

“Não usamos as carnes com as quais normalmente se faz quibes e kaftas”, explica Tarik.

“Preferimos utilizar Angus, que é mais nobre e apresenta teor de gordura balanceado, mantendo sabor idêntico ao das receitas originais”.

Ao todo, são sete opções de hambúrgueres. Todos trazem combinações que primam pela fusão de texturas, aromas e sabores.

Batizado de Souk Burger, o sanduíche carro chefe da lanchonete leva hambúrguer de quibe, cebola caramelizada, tabule, queijo prato e maionese de tahine no pão de brioche com cardamomo.

Já o Babaganoo promete agradar vegetarianos e todos que buscam um lanche leve e diferenciado: ele traz hambúrguer de babaganuche (antepasto de berinjela à moda árabe) com tomates confitados, crispy de alho-poró, creme de queijo de cabra e alface no pão australiano.

Vale destacar, também, o K.F.T.: hambúrguer de kafta com chutney de tomates, creme de queijo trufado, rúcula e maionese de ervas no pão de brioche com amêndoas.

E mais: para agradar aos paladares tradicionais, o menu oferece o Classic, que leva hambúrguer de Angus, onion rings, bacon, picles de pepino da casa, cheddar inglês, tomate, alface e maionese rústica de alho negro no pão de brioche.

Nos acompanhamentos, maioneses artesanais como a de páprica, e o Molho Souk, um sour cream com especiarias, chamam a atenção.

Junto com eles, as tradicionais pastas árabes como homus, babaganuche, coalhada seca e molho de hortelã caem bem com qualquer lanche”.

Na área de entradas, excelentes pedidas são o Bekaa, mini kaftas com cebola e tomate grelhados, servidas com molho especial e também as Zaatar Fries, batatas rústicas artesanais servidas com maionese de zaatar (mistura de especiarias árabes usadas como condimento).

Para aqueles que desejam variar e pedir um prato, uma boa sugestão é o Kibechara’s, quibe cru acompanhado de coalhada seca, homus, babaganuche, cebola grelhada e fatias de pão sírio.

Há também opções de saladas, como a caprichada Fatouche Souk, que combina tomate cereja, pepino, cebola roxa, pão sírio crocante, figo e jamón, além de mix de folhas e broto de alfafa.

Entre as bebidas, as estrelas são os “Souk Drinks”, à base de Arak, destilado árabe de anis.

Caipirak Sweet leva arak, morango, melancia, kiwi e hortelã e  o Lime’n’Lebanon traz arak, limão siciliano, abacaxi e syrup.

Há, ainda, clássicos como o Negroni, o Mojito e o Cosmopolitan, além de carta de cervejas variadas, com opções puro malte.

As sobremesas são puro deleite.

A começar pelo Pudim de Pistache, que une o melhor de dois mundos.

A cremosidade do pudim, um dos doces favoritos dos brasileiros, com o sabor único e marcante do pistache.

Merece destaque também uma sobremesa que Tarik considera o item “mais simbólico do cardápio”. É o Toife da Magui, criado em homenagem à tia Magui, inspiração primordial da casa.

Trata-se de uma versão autoral do ataif, doce árabe que consiste em pequenas panquecas geralmente recheadas com nozes e servido frio.

” A massa fofinha é recheada com queijo meia cura, previamente derretido na chapa, e sobre ela acrescentamos uma deliciosa calda feita com açúcar”, explica. 

Ambiente

Instalada na Rua Mateus Grou, a hamburgueria tem ambiente cool e aconchegante.

Para combinar com o clima do local, Tarik escolheu quadros e fotos que remetem ao Líbano e ao universo árabe.

Ali estão imagens de desertos e souks (os mercados que inspiraram o nome da lanchonete).

Inclusive, algumas destas foram capturadas pelo próprio Tarik durante sua  incursão ao Oriente Médio em 2012.

A iluminação também foi pensada para criar um ambiente convidativo, com lâmpadas pendentes amarelas.

Um certo ar rústico dá o toque final, com os tampos das mesas em madeira de demolição e piso em cimento queimado com textura irregular.

A hospitalidade é um ponto crucial para Tarik. Ele conta que valoriza muito as reuniões familiares em torno da mesa, como ocorre tradicionalmente nas famílias árabes.

E que deseja trazer o clima destes encontros para o Souk Burger.

Não à toa, um de seus principais objetivos é oferecer um atendimento de excelência, com cordialidade e atenção.

Como muitos ingredientes do cardápio são novidade para o público, a equipe é treinada para esclarecer os conceitos por trás de cada item.

“Quero que o Souk seja um local de convívio, onde os clientes venham para confraternizar, sem pressa”.

Souk Burger: 

Primeira hamburgueria árabe de São Paulo Souk Burger

Rua Mateus Grou, 182, Pinheiros,

Telefone: (55-11) 3062-4674, São Paulo, SP.

40 lugares.

De terça a sexta, das 12h às 15h e das 18h às 23h; Sábado, das 12h às 0h; Domingo das 12h às 23h.

Cartões de crédito: todos.

Acesso a deficientes

Estacionamento na Rua Mateus Grou, nº 109 (convênio no período do almoço, de terça a sexta)

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here