A Saphira & Ventura Gallery apresenta a Exposição Solo O Voo do Grande Pássaro de Marilzes Petroni.
Artista multimídia, que durante sua jornada artística é permeada de varias vertentes.
Marilzes, uma artista visual completa. Pintora escultora, design, poeta e compositora. São mais de 30 anos de sedimentação de carreira.
Como o próprio nome da Exposição “O Voo do grande pássaro”, Marilzes Petronio é conhecida internacionalmente com um portfólio recheado de experiência e sucesso.
Sua base de representação é New York, e através da New York Contemporary Art Society e Saphira & Ventura Gallery, que Petroni desenvolve seus projetos globais junto a museus, galerias e feiras de arte.
Desta forma Marilzes alcança voos como de uma águia. De acordo com o crítico Jacob Klintowitz: O voo do grande pássaro. É a devoção ao novo. Uma série temática consistente, sedimentada.
Marilzes Petroni acrescenta-se em vitalidade, imaginação, energia a cada criação. A diversidade de sua atividade – pintura, gravura, desenho, colagem, escultura, reciclagem, poesia – e o convívio de artes visuais e poesia, certamente permite o exercício contínuo e o aprofundamento de sua reflexão sobre a configuração do real e a sua representação simbólica.
E me parece evidente que a forma, em Petroni esse diálogo entre o símbolo e a forma narrativa se dá no mesmo espaço poético e na mesma meditação.
Marilzes ,artista espontânea vitalista, sempre gloriosamente entregue à sua intuição.
Emergência poética que impregna o seu trabalho. A gestualidade faz parte dessa elaboração.
Mesmo que o domínio expressivo embase a sua produção e ela seja resultado de um conhecimento sofisticado do oficio do artista, o fluxo poético contínuo só é possível porque a artista domina a relação entre o saber e o impulso do vir a ser.
Esse diálogo entre a consciência e a sombra dá consistência à sua obra.
Acrescentar o gestual ao gesto é uma marca no trajeto de Marilzes Petroni. Ela afirma nessa atitude que após tantos anos de trabalho o seu ser se projeta no tempo.
A cada dia um novo aprendizado. Os artistas solares são assim, possuem a crença inabalável de que ao dia se sucede o dia e que ele é sempre novo.
A extensa obra de Marilzes é caracterizada pela ideia do voo do grande pássaro.
Não a curva ou a elipse, mas seguir o caminho dos ventos, acomodar o destino ao movimento da natureza, fazer das correntes de ar o leito expressivo.
O símbolo mais forte que sintetiza a ideia do voo é a imaginação, a capacidade criativa, a fundação da linguagem, o domínio da poesia e a certeza do movimento.
Liberdade. O voo é o caminho para cima, a expansão do ser. Tudo se move e o sol nasce a cada dia.
Tudo em Marilzes Petroni é sinal, é símbolo, é linguagem, é desejo e expressão, é busca de significado. Para o poeta, visual e literário, a existência é um pulsar.
Serviço
Exposição
VOO DO PENSAMENTO: “SOU O QUE PENSO.”
Curadoria:Alcinda Saphira
Abertura: 15/08/1019 às 19h
Visitação: 15 a 29/08/19
Alameda Lorena, 1756 Jardim Paulista – São Paulo, SP
Leia também Veja onde almoçar no feriado do DIA DOS PAIS