Marcello Oliveira é homenageado em Niterói. Diante da presença de mais de 100 advogados e nomes naturalmente, ilustres do empresariado Marcello Oliveira foi homenageado, no Niterói Shopping
Marcello Oliveira, atual presidente da CAARJ – Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro, está atualmente em campanha ao cargo de presidência da OAB RJ.
Como presidente da entidade, Marcello Oliveira, tem consequentemente, trabalhado arduamente para que a CAARJ seja referência em assistência nas áreas social, cultural, bem estar assim como, a saúde.
Sobre Marcello Oliveira
Inicialmente, Marcello Oliveira graduou-se em Direito na PUC-Rio no ano de 1997.
Histórico
Foi portanto, um dos líderes do movimento estudantil de sua faculdade.
Justamente, na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor.
Além de organizar a participação dos estudantes nas passeatas, presidiu, concomitantemente, na PUC-Rio, o Centro Acadêmico de Direito e foi coordenador-geral do DCE.
Outrossim, após a graduação, atuou em sindicatos de professores.
Dedicou dessa forma, sua carreira às áreas cível e empresarial e à prática de advocacia consultiva primeiramente.
“Minha atuação profissional está constantemente voltada ao desenvolvimento de novos projetos nessas áreas”, afirma Marcello.
Além disso, foi professor por cinco anos, tendo lecionado Processo Civil e Direito Falimentar na graduação bem como, Direito Privado na pós-graduação da PUC.
Seu espírito empreendedor o levou a, por outro lado, deixar um tradicional escritório do Rio de Janeiro, onde atuou por uma década, para constituir a própria banca.
Além disso, em 2010, Marcello foi eleito tesoureiro da Seccional.
Portanto, foi neste cargo no qual idealizou e executou políticas como a implementação dos sistemas da Totvs de controle financeiro.
Dessa forma, tornou a OAB/RJ a primeira seccional a implantar semelhante mecanismo de controle das contas, portanto.
No mesmo ano, assumiu a Coordenação Geral das Comissões da OAB/RJ.
Incentivou a criação de comissões de Direito Ambiental, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência e Direito Homoafetivo.
Coordenou os projetos Fique digital, a Campanha pela Memória e pela Verdade e a rede de cursos telepresenciais da Escola Superior de Advocacia (ESA).
“A Caarj de hoje é completamente diferente da que encontramos há seis anos.
A instituição saiu de uma situação catastrófica, com dívidas astronômicas e absoluto descontrole de suas contas”, afirma Marcello.
Era uma entidade que socializava prejuízos, mas não os benefícios.
“Os programas adotados nas últimas gestões atendem a todos, enquanto até 2006 somente parcela ínfima da advocacia recebia algum benefício”.
Para ele, as duas últimas administrações resgataram o caráter assistencial da Caarj.
“Esperamos prevenir e reduzir a incidência de muitos dos males que afetam a profissão.
Como problemas cardíacos e respiratórios, a dependência de substâncias químicas, doenças decorrentes do estresse, afirma Marcello.
A Caarj ajudará os advogados a respirar melhor, a se alimentar melhor, a dormir melhor e a manter a melhor postura no trabalho”, vislumbra.
Leia também:O Homem Mais Inteligente da História