Leitores preferem títulos de cunho científico a autoajuda. Assim, durante a pandemia os títulos sobre psicologia e comportamento estão entre os preferidos dos leitores

Desde que o surto de Covid-19 foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é possível afirmar que houve uma transformação significativa no modo de viver, de trabalhar e de se relacionar das pessoas.

Os hábitos de consumo têm mudado rapidamente. O mercado de livros também passa por transformações e tem apresentado um aumento na procura de informações, conhecimentos e metodologias mais embasados e amparados em evidências científicas para lidar com o impacto emocional e as novas formas de interação à distância entre pessoas por conta do confinamento, como é o caso da literatura de Psicologia e Comportamento.

Leitores preferem títulos de cunho científico a autoajuda

Leitores preferem títulos de cunho científico a autoajuda

Segundo Eduardo Villela, book advisor e editor com mais de 16 anos de atuação no mercado editorial, “Existe um movimento crescente de migração da leitura de livros de autoajuda para obras mais densas e ricas em conteúdo. Mudanças comportamentais importantes estão acontecendo desde o início da pandemia. Os leitores estão se sofisticando e ficando mais exigentes.

Existe uma busca cada vez maior por conteúdos mais teórico-reflexivos. E, também, práticos embasados na ciência, que sejam voltados ao autoconhecimento e ao entendimento sobre como nos relacionamos. Neste contexto, os livros de autoajuda perdem espaço pois normalmente seu conteúdo está alicerçado apenas em experiências e visão de mundo de seus autores. Ou seja, carecendo de validação científica.”

A busca por obras de psicologia e comportamento sobre temas como psicologia positiva, neurociência aplicada ao dia a dia, construção de hábitos, parentalidade e relacionamentos familiares estão em alta. “Não apenas as vendas de livros de psicologia e comportamento de autores contemporâneos têm crescido, mas também as de autores clássicos, inclusive.”, finaliza Villela.

Assim, Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias, bem como, empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Igualmente, já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.

 

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Verônica Garcia Rocha da Silva / Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui