Já dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbrica.

Nosso entrevistado da semana, é o competente advogado, ANDRÉ FRÓES DE AGUILAR, sócio da Mainenti Grossi Fróes de Aguilar Sociedade de Advogados. Acresce que, além de advogado com sólida experiência no contencioso e consultivo empresarial, possui expertise, assim como, ampla experiência em gestão de equipes e coordenação de grandes escritórios, com atuação em São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG. Apoio à gestão de departamento jurídico interno de empresas. Sólida experiência e atuação em Sustentações Orais nas Cortes Superiores de Justiça.

Já dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbrica

1 – André, estamos vivendo momentos muito desafiadores, desde o início da pandemia. Na sua interpretação, quais os maiores impactos que as relações trabalhistas têm nesse período de ajustes?

Pois é, nunca poderíamos imaginar uma situação tão avassaladora que parou o mundo. Muitas incertezas, insegurança, medo, ausência de responsabilidade, empatia,  etc e etc.

As relações de trabalho sofreram e sofrem, profundamente, impactos pela pandemia global da Covid-19, pois além da ameaça à saúde de toda a coletividade, a pandemia causou estragos econômicos e sociais e, nestes estragos sociais, encontra-se as relações de trabalho.

Em artigo[1] publicado no blog da Fundação Getúlio Vargas demonstrado, com profundidade, relata o impacto profundo no mercado de trabalho, ou seja, nas relações de trabalho, afetando principalmente os trabalhadores com menor proteção social e baixa escolaridade.

Ainda, relata o forte impacto negativo da pandemia nas relações de trabalho no curto prazo, pautado em estudos que mostram que os seus efeitos também serão significativos a médio e longo prazo.

No meu ponto de vista, teremos uma longa batalha pela frente para recuperarmos a saúde de todos os setores, pós pandemia.

2 – Além do Direito do Trabalho, você atua em outras áreas, como o Comercial. Existem muitas dúvidas sobre o que não pode faltar em um contrato bem elaborado de compra e venda, por exemplo. Quais os cuidados básicos para uma ação como essa?

Primeiramente, destaco que nosso escritório atua em diversas áreas do direito. Aproveitando o exemplo do questionamento sobre contrato de compra e venda teço algumas considerações. Um contrato de Compra de Venda é bastante amplo. Pode ser de um simples venda de um veículo, como também pode englobar a venda de um grande conglomerado de empresas.

Assim, o referido contrato pode englobar somente uma relação civil, como também pode abarcar outras áreas mais complexas do direito, como a Comercial, Trabalhista, Tributária etc.

Analisando de forma simples em um contrato é preciso fazer constar dados completos das partes, incluindo CPF, endereço atualizado. É preciso detalhar, com riqueza, o bem que está sendo objeto da negociação, prazo, eventual multa por descumprimento, eleição de foro e demais detalhes que foram acordados verbalmente.

O trabalho do advogado nesse momento é transcrever a vontade das partes no papel, bem como problematizar a relação para, caso ocorra, nenhuma das partes sejam surpreendidas.

Já dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbrica

Já dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbrica

3 – Você estudou em Portugal, e está sempre buscando novos conhecimentos. Qual seu maior desafio ainda como profissional do Direito?

O advogado nunca pode ficar estanque! A profissão ela é dinâmica, a legislação é dinâmica, a jurisprudência é dinâmica assim, aquele profissional que não busca novos conhecimentos ficará para trás.

Não tenho maior ou menor desafio como profissional. O desafio nosso, ou seja, meu e do escritório, é prestar uma advocacia de qualidade atendendo os anseios de nossos clientes, dentro da ética e da lei.

4 – A comunicação no seu entender é fator primordial para o bom desenrolar das ações… ou a base técnica é mais forte para ganhar uma causa?

Já dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbrica. Nossa, estou chegando na melhor idade. Tirando a brincadeira de lado, a comunicação é de extrema importância, pois o advogado é o pianista das palavras, entretanto, de nada adianta ser um bom comunicador se não conseguir prender a atenção do público, leia-se judiciário.

E para prender a atenção é necessário conhecimento.

Assim, temos que o fator primordial para o desenrolar das ações é a simbiose entre a conhecimento, técnica e comunicação. Entretanto, a vitória não depende somente disto, pois uma ação judicial engloba uma série de fatos, provas, perícias etc.

5 – Todos nós temos válvulas de escape para momentos de pressão, quais são as suas? Música, esporte, literatura, viajar, conversar com amigos…

Realmente,  todos precisamos de válvulas de escape. Eu gosto muito de esporte e música. Jogo meu tênis, faço minhas corridinhas semanais e toco violão. De fato, esta semana comecei com as aulas de piano. Indico demais.

6 – Na sua opinião, as leis em geral, conseguem acompanhar a evolução social, ou há um vácuo nesse aspecto?

A leis, infelizmente, não conseguem acompanhar a evolução social. A saber, a  elaboração de leis é um complexo, que envolve uma série de fatores para sua aprovação demandando tempo e interesse de alguns setores.

A cada dia que passa, com o advento da tecnologia, a evolução social é extremamente acelerada. Assim, sem dúvidas, temos uma vácuo entre a evolução social e a elaboração das leis.

7 – Um livro, um filme e uma música que sejam parte das suas boas memórias… porque afinal, precisamos de alimentos emocionais.

Livro?  Estou lendo o livro escrito por nossa cliente Rachel Sheherazade – “O Brasil Tem Cura”. E quanto a filme,  A Procura da Felicidade. Por fim, com relação à música, gosto muito de Sertanejo. Assim, esta semana recebi do César Menotti o clipe[2] da música que ele acabou de gravar que estou ouvindo demais: “Saudades dos Meus Pais”

Já dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbrica

[1] https://blogdoibre.fgv.br/posts/o-impacto-da-pandemia-no-mercado-de-trabalho

Fotos: Divulgação 
Fonte: MI Convida
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook:Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

Com mais de 20 anos de experiência em negociações, comunicação e gerenciamento de equipes vinculadas a grandes projetos.Foi agraciada em 2014 com o Prêmio Excelência Mulher Fiesp/Ciep, época que produzia e apresentava a TVSA, uma televisão vanguardista na internet, com pautas voltadas às empresas e instituições que transformavam a vida das pessoas. https://www.youtube.com/watch?v=oThYANwoDygProduziu discos em parceria com a gravadora de Roberto Menescal, trabalhou na executiva das duas tours de 2016 e 2018 do Andrea Bocelli no Brasil além de fazer a locução oficial nos estádios da turnê. Ainda atuou como diretora executiva de vídeo-clip ao lado do renomado Cineasta Edu Felistoque. Em Março de 2020 lançou o EP Insensatez em todas as plataformas digitais. Diretora da Indie Bossa Produções, Gerente de Negócios do Blue Note no Brasil e Apresentadora do Programa Mi Convida, é uma mulher que tem voz ativa, trabalha com foco e está sempre em busca de novos caminhos e acredita que comunicar bem, é uma chance grandiosa de aproximar pessoas, marcas e os diversos segmentos da arte, cultura e economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui