Inauguração da obra do aeroporto de Foz , dia 28. A obra terá consequentemente apoio da Itaipu.
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, representantes da Infraero assim como diretores da Itaipu Binacional participam naturalmente da solenidade.
As obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que devem reconfigurar o status do Destino Iguaçu, serão inauguradas nesta sexta-feira (28).
O ministro, também, assinará logo depois a ordem de serviços para ampliação da pista de pouso e decolagem.
Outrossim permitindo que o terminal receba aviões de grande porte, em voos intercontinentais.
A Itaipu Binacional investiu recursos na ampliação da pista de pouso e decolagem.
O valor do contrato assinado com a construtora pela Infraero é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu entrará com R$ 43,1 milhões (80% do custo), naturalmente.
A empresa consequentemente também pagou pela duplicação dos 800 metros da pista que liga o aeroporto à BR-469.
A obra deve ser concluída até meados deste ano. Além do alargamento das pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos.
Haverá, ainda, uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.
Inauguração da obra do aeroporto de Foz, dia 28
Na solenidade de entrega de obras e assinatura de serviços, além do ministro de Infraestrutura, estarão presentes também, representantes da Infraero.
E, também, diretores de Itaipu, inclusive o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, e demais autoridades.
A solenidade será às 10 horas, na área de embarque e desembarque do terminal.
Modernização
Fazem parte da inauguração a modernização e as obras na área interna do terminal, que estão praticamente concluídas desde dezembro do ano passado.
As ações incluíram ampliação das salas de embarque e desembarque, instalação de esteiras de restituição de bagagem na área e de quatro novas pontes de embarque.
As melhorias resultaram na ampliação do saguão do terminal e nos setores de check-in e inspeção.
De acordo com a Infraero, a capacidade do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu saltou dos atuais 2,5 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.
As salas de embarque, que em primeiro lugar, tinham 900 metros quadrados, passaram dessa forma para 5,4 mil metros quadrados.
O valor inicial do investimento foi R$ 32,650 milhões, em recursos da Infraero e da Itaipu Binacional.
Ampliação da pista
No começo deste mês, o Diário Oficial da União trouxe a publicação do “extrato de contrato”.
O documento é em síntese, para a elaboração do projeto executivo e das obras e serviços referentes à ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu.
Em suma, o prazo das obras é de 515 dias, um ano e meio, a partir da assinatura da ordem de serviço, nesta sexta-feira.
Com a ampliação da pista, o terminal poderá receber aviões de grande porte, com condição de fazer voos diretos, sem escalas, para destinos na Europa e na América do Norte.
Com isso, Foz do Iguaçu ficará mais acessível aos turistas dessas regiões, o que deverá contribuir para o incremento do turismo na região de fronteira.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser o primeiro sustentável do País e será piloto para outros terminais do Brasil.
Para atender a requisitos de sustentabilidade, haverá geração de energia por painéis fotovoltaicos, será feita a gestão de resíduos sólidos e a água da chuva será captada.
Entre outras ações, o terminal contará também com um eletroposto, para o abastecimento de veículos elétricos.
Prioridades
As obras no aeroporto estão na lista de prioridades da gestão da nova Itaipu, que começou a ser reestruturada desde a posse do general Joaquim Silva e Luna, em fevereiro de 2019.
Só na margem brasileira da usina, a reestruturação está garantindo o redirecionamento de R$ 600 milhões para o desenvolvimento regional.
Esses recursos foram economizados com o corte de convênios e patrocínios sem aderência à missão da empresa.
Além do aeroporto, as principais obras financiadas pela Itaipu são a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.
Obras foram iniciadas em agosto de 2019 e previstas para conclusão em junho de 2022.
Juntamente com a Perimetral Leste, que vai desviar o tráfego de caminhões pesados do corredor turístico e do centro da cidade.
A perimetral permitirá o tráfego de caminhões entre Brasil, Argentina e Paraguai diretamente da BR-277 às pontes entre os dois países (e vice-versa).
A gestão Silva e Luna também priorizou a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Haverá abertura de mais leitos para o SUS, a conclusão do Mercado Municipal, a remodelagem do turismo interno de Itaipu.
Além da transformação do Gramadão de Itaipu, na Vila A, num parque de lazer e a entrega da ciclovia da Avenida Tancredo Neves.
Não raro, também será criado um circuito turístico Itaipu, com saída do futuro mercado, em um roteiro que remeterá posteriormente o turista e morador à época da construção.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é portanto líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,7 bilhões de MWh.
Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh.
Em conclusão, em 2019, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de aproximadamente 12% de toda a energia consumida pelo Brasil e ao mesmo tempo de 90% do Paraguai simultaneamente.
Leia ainda: FIESP apoia o governo Jair Bolsonaro