Igreja e estação ferroviária são restauradas. Igreja e estação ferroviária, em Antonina (PR), são entregues à comunidade após restauração
LOC: A Igreja do Bom Jesus do Saivá e a Estação Ferroviária, monumentos da cidade de Antonina, no Paraná, foram entregues à comunidade nesta quinta-feira após onze meses de obras de restauro.
O investimento do Ministério da Cidadania, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, chega a quase três milhões de reais.
Na Igreja do Bom Jesus do Saivá, o recurso de um milhão e 500 mil reais foi utilizado para substituição do telhado e dos sistemas elétrico e hidráulico.
A igreja recebeu ainda nova pintura e iluminação cenográfica.
Já na Estação Ferroviária, foram investidos 1 milhão e 400 mil reais na troca do telhado, substituição dos sistemas elétricos, reforma geral dos banheiros e restauração das esquadrias em madeira.
Igreja e estação ferroviária são restauradas
Na cerimônia de entrega das obras, o ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico para resgatar a memória e contribuir com o desenvolvimento local.
SONORA: LELO COIMBRA – MINISTRO DA CIDADANIA EM EXERCÍCIO
LOC: Na igreja, as celebrações religiosas serão retomadas. E na Estação Ferroviária, há previsão de retorno da linha turística.
Segundo o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, a conclusão das obras representa uma conquista para o povo antoninense.
SONORA: JOSÉ PAULO VIEIRA AZIM – PREFEITO DE ANTONINA (PR)
LOC: O total do investimento do Iphan na cidade chega a dezesseis milhões e novecentos mil reais. Oito bens tombados serão beneficiados.
A próxima entrega será a do Armazém Macedo, um dos ícones do litoral paranaense.
De acordo com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o trabalho articulado da autarquia no município contribui com o desenvolvimento sustentável na região.
SONORA: KÁTIA BOGÉA – PRESIDENTE DO IPHAN
LOC: Para saber mais sobre os investimentos do Ministério da Cidadania nos patrimônios culturais brasileiros, acesse: iphan (com ph).gov.br.
Reportagem, Diego Queijo
Leia também “Noéis Cantores dos Trovadores Urbanos”