Galeria Roberto Camasmie apresenta Exposição Universo Geometrico de Fernando Durão em São Paulo.

O artista visual luso brasileiro  Fernando Durão está no Brasil desde 1979 e aqui desenvolveu uma carreira de grande sucesso como pintor, desenhista, ilustrador, designer gráfico, fotógrafo, crítico de arte e crítico de fotografia. Além de se dedicar às artes plásticas.

Fernando Durao – Artista plastico , pintor , desenhista e ilustrador

O artista visual luso brasileiro  Fernando Durão está no Brasil desde 1979 e aqui desenvolveu uma carreira de grande sucesso como pintor, desenhista, ilustrador, designer gráfico, fotógrafo, crítico de arte e crítico de fotografia. Além de se dedicar às artes plásticas.

O artista cursou desenho para estamparia em 1966 e, em 1968, pintura decorativa, na Escola Soares dos Reis, no Porto, Portugal.

Veio para o Brasil em 1970, fixando-se em São Paulo a partir de 1972; estudou desenho de máquinas e decoração de interiores na Escola Pró-Tec.

Em 1976, dirigiu a Galeria de Arte Século XXI. Na década de 1980, tornou-se crítico de fotografia na Folha da Tarde; projeta e dirigiu as galerias de arte do Banco do Brasil; e lançou o álbum de gravuras 10 Contemporâneos, no Espaço Cultural Chap Chap.

No UNIVERSO GEOMÉTRICO de FERNANDO DURÃO há a recorrência de um elemento de linguagem que merece destaque: a linha inclinada – transversal.

A transversalidade parece ser um argumento expressivo que percorre toda a carreira do artista, que agora, completa 50 anos de Brasil. Não por acaso!
FERNANDO é um sujeito transnacional – Portugal e Brasil.

Transcontinental – Europa e América do Sul. Transdisciplinar, em suas diversificadas formas de expressão e atuação – pintor, escultor, bjetualista, gravador, fotógrafo, ceramista, artista gráfico… gestor cultural e curador.

FERNANDO é um artista-GEÔMETRA.

Seus desejos de forma, que atendem ao seu guia interior com impressionante rigor, reivindicam a ordem das linhas retas – que definem formas e cores, em tensas composições.

A tensão compositiva se dá, então, pela contínua eleição da linha inclinada. É ela (são elas) a mais justa tradução visual das relações de estabilidade e instabilidade – sempre percebidas em suas produções artísticas, pautadas pela abstração.

O Universo Geometrico desenvolvido e inspirado por Fernando Durao dar-se-a na Galeria Roberto Camasmie, 1992, Bela Cintra – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01415-001 , dos dias 25 de maio a 13 de junho, das 10h as 18h

Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Formou-se em Publicidade, Marketing e Jornalismo. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui