Espaço Cultural Porto Seguro apresenta Tinta Fresca 2017

O Espaço Cultural Porto Seguro apresenta a 2ª edição da Tinta fresca – experiências gráficas e feira de publicações

0

Espaço Cultural Porto Seguro, em parceria com a editora Lote 42, apresenta a 2ª edição da Tinta fresca – experiências gráficas e feira de publicações, com entrada gratuita, nos dias 14 e 15 de outubro, sábado e domingo, das 12h às 19h.

O evento conta com oficinas de diferentes técnicas relacionadas ao universo das publicações, como tipografia, corte e dobra, carimbos, xilogravura, gravura em metal, encadernação, serigrafia e estêncil; uma feira com livros, zines, pôsteres e gravuras, além de shows e discotecagem. A maioria delas acontecerá livremente durante todo o período dos dois dias de evento, possibilitando que os interessados se aproximem e experimentem técnicas de produção gráfica. Não é necessário pagar inscrição ou levar material.

Há ainda oficinas mais aprofundadas com 60 minutos de duração, agendadas em horários específicos durante o evento. Os participantes poderão levar para casa os resultados de suas experiências.

Os artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica, criaram uma série de imagens para as oficinas a partir de fotos e registros do bairro Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro. As imagens propostas para os carimbos, por exemplo, foram retiradas do desenho de gradis de portas e janelas de casas e prédios da região.

Uma programação musical foi especialmente preparada para os dois dias do evento. No sábado, acontece o encontro do cantor e compositor Luiz Gabriel Lopes com a cantora angolana Aline Frazão. Juntos pela primeira vez, sobem ao palco para entoar canções de seus mais recentes trabalhos (Insular, de Aline Frazão, e Mana, de Luiz Gabriel Lopes) e versões para músicas de compositores angolanos e brasileiros.

No domingo é a vez da banda Ruspô  projeto musical do jornalista Ruy Sposati – mostrar ao vivo canções criadas a partir de samples, loops, colagens e instrumentos de software, dos álbuns Esses Patifes (2013) e Dourados (2016). Durante os dois dias, o duo DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, apresenta um set de dub, ska, funk americano e MPB.

O PortoFabLab, laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro, estará aberto ao público durante os dois dias. O laboratório conta com educadores e máquinas de fabricação digital, como cortadora laser e impressora 3D, para a realização de experimentos voltados para o diálogo entre arte e novas tecnologias. Na visita, é possível conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.

A primeira edição do evento Tinta Fresca aconteceu em junho de 2016, em uma parceria do Espaço Cultural Porto Seguro com a Lote 42, editora paulistana que se destaca no meio editorial brasileiro por sua aposta em edições cuidadosas, do conteúdo ao projeto gráfico. A editora organiza a feira anual Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, além de outros eventos, e é responsável pela Banca Tatuí, espaço de publicações independentes no centro de São Paulo, que distribui o trabalho de mais de 160 editoras e artistas.

Para Rodrigo Villela, diretor executivo do Espaço Cultural Porto Seguro, trata-se de uma oportunidade de abrir para um público maior uma das vocações da entidade: a de pesquisa, experimentação e acesso ao conhecimento no campo das artes, em paralelo às exposições. “Serão dois dias de programação intensa em torno de um tema, o das publicações e da gráfica, que está profundamente conectado com a exposição Manifesto Gráfico, que se encerra neste mesmo final de semana. Faz todo sentido chegar ao fim de uma exposição sobre design de cartazes com um evento de experiências gráficas, pois é mais uma forma de aproximar o público de técnicas e procedimentos que estão ligadas à criação no campo do design visual.”

Segundo os organizadores, a Tinta Fresca cresceu. “Nossa expectativa é receber um público maior após a repercussão positiva do ano anterior. A novidade desta edição é que as atividades estarão mais integradas, permitindo até que os interessados desenvolvam uma publicação própria. Queremos que as pessoas tenham uma experiência ainda melhor do que foi na edição anterior”, explica João Varella, sócio da editora Lote 42 e da Banca Tatuí.

Para Varella, iniciativas como esta “ajudam as pessoas a entenderem melhor esse campo artístico, que é muito rico, permitindo experimentar na prática diferentes técnicas. É uma porta de entrada para diversas técnicas e conhecimentos das artes visuais, estimulando a troca direta de experiências ao colocar as pessoas em contato direto com as editoras e autores das publicações presentes no evento”.

ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO
Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
(11) 3226-7361

Horários:
Terça a sábado, das 10h às 19h
Domingo e feriados, das 10h às 17h

Capacidade: 305 pessoas

Sitehttp://espacoculturalportoseguro.com.br
Facebook http://facebook.com/EspacoCulturalPortoSeguro
Instagram @EspacoCulturalPortoSeguro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here