Em retaliação China manda EUA fechar consulado em Chengdu.
A China determinou aos Estados Unidos que fechem seu consulado na cidade de Chengdu nesta sexta-feira (24).
Fechamento em Houston
A medida foi reagindo à exigência feita por Washington inicialmente, nesta semana de que a China feche o consulado em Houston.
Portanto, uma deterioração das relações entre as duas maiores economias do mundo.
A ordem de fechar o consulado de Chengdu, localizado na província de Sichuan, no sudoeste chinês, foi vista como praticamente recíproca.
Em termos de escala e impacto, mantendo a prática chinesa recente de reações equivalentes às ações dos EUA.
Pequim havia alertado que retaliaria, depois de ser surpreendida com um aviso de que teria 72 horas – prazo encerrado nesta sexta-feira – para esvaziar o consulado de Houston e ter feito um apelo para que os EUA a reconsiderassem.
“A medida dos EUA violou seriamente a lei internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA. Ela prejudicou gravemente as relações China-EUA”, disse a chancelaria chinesa em comunicado.
“O Ministério das Relações Exteriores da China informou à Embaixada dos EUA na China de sua decisão de retirar seu consentimento para o estabelecimento e a operação do Consulado-Geral em Chengdu”, disse.
O Departamento de Estado norte-americano assim como a embaixada dos EUA em Pequim não responderam de imediato a um pedido de comentário.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, disse que parte dos funcionários do consulado de Chengdu está “realizando atividades que não se alinham com suas identidades”.
Também, que interferiu nos assuntos chineses e prejudicou os interesses de segurança da China, mas não deu detalhes.
O consulado tem portanto, 72 horas para fechar, ou até às 10h de segunda-feira, disse o editor do jornal Global Times no Twitter.
Os mercados de ações globais sofreram quedas após o anúncio.
Acompanhando justamente, uma queda acentuada das ações blue chips chinesas, que perderam 4,4% do valor, e o iuan, que teve dessa forma, sua pior queda em duas semanas.
Em retaliação China manda EUA fechar consulado em Chengdu
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse em discurso ontem que EUA e seus aliados precisam usar “meios mais criativos e assertivos” para pressionar o Partido Comunista chinês a mudar dessa forma, sua conduta.
Ele classificou o esforço como a “missão de nosso tempo”.
Os laços entre os dois países se deterioraram acentuadamente neste ano.
Justamente por causa de questões que vão desde o novo coronavírus e da gigante de equipamentos de telecomunicação Huawei às reivindicações de Pequim ao Mar do Sul da China e à sua repressão a Hong Kong.
Fonte: Yew Lun Tian e Tony Munroe/Reuters – Pequim
Foto: Infomoney/Getty Images
Leia também: Até 2040 poluição plástica nos oceanos pode triplicar