Mauricio Kus
E finalmente a televisão chegou ao Brasil…
Mais de mil pessoas no saguão do edifício dos Diários Associados, na Rua 7 de Abril em São Paulo, assistiram, entusiasmados ao nascimento da televisão no Brasil.
Era o dia 18 de setembro de 1950 numa manhã ensolarada.
Em principio, a TV ficou restrita a este pequeno público que assistia a solenidade de inauguração, já que era raro uma família ter um aparelho de televisão.
Os aparelhos ainda não eram fabricados no Brasil, e os poucos que haviam eram importados e caros.
Todo equipamento e instalação da TV, inicialmente canal 4, depois – por determinação do governo – TV Tupi –canal 3, abriu espaço para o surgimento de novas emissoras.
A RCA mandou todo o material para o Brasil e para a sessão de abertura foram instalados transmissores da torre do Edificio Banespa, hoje Santander.
Assim como o controle e direção das imagens no prédio dos Diarios Associados.
Houve problemas técnicos de última hora, inclusive uma câmara pifou e o programa foi ao ar com a que ficou intacta.
E finalmente a televisão chegou ao Brasil…
Hebe Camargo devia abrir as atividades do canal cantando o Hino Nacional, mas ficou rouca de última hora e Lolita Rodrigues a substituiu.
A transmissão foi rica em nomes famosos da época, comandados por Homero Silva,Hebe Camargo, Mazzaropi, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, Aurelio Campos, o jogador do Corinthians, (Cabecinha de Ouro) e a orquestra de George Henry.
Mas, como fazer com uma televisão que transmitia para ninguém, já que só meia dúzia de ricos abonados tinha o aparelho de televisão?
Para difundir seu uso e acostumar o público a ver a novidade, Chateaubriand importou 200 aparelhos de televisão e os espalhou por pontos estratégicos.
Justamente, como grandes magazines, vitrine de lojas, saguão de cinemas, que expunham a programação que se iniciava as 18 horas e terminas a 0 hora.
Os programas iniciais eram comandados por artistas egressos do radio, humorísticos, filmes de viagens cedidos pelos consulados e música conclusivamente.
E finalmente a televisão chegou ao Brasil…
Leia também: Ministro das Comunicações diz que 5G será o assunto em 2021