Destaque ao grande violinista erudito Bruno Madeira. Assim, premiado em concursos nacionais e internacionais de violão, o músico catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, professor e pesquisador.

Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou em mostras, seminários, festivais, salas e séries de concertos do Brasil e exterior. Destacam-se os recitais no Centro Cultural São Paulo e SESC Vila Mariana (São Paulo/SP), Quartas Clássicas – BNDES (Rio de Janeiro/RJ), Palcos Musicais (Londrina/PR), Casa da Música (Porto Alegre/RS), Casa Thomas Jefferson (Brasília/DF), SESC Paço da Liberdade e Museu Guido Viaro (Curitiba/PR), Festival de Música de Ponta Grossa (PR), Seminário de Violão de Itajaí (SC) e Festival de Música Erudita do Espírito Santo (Vitória/ES). Apresentou-se internacionalmente como solista na Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia.

Destaque ao grande violinista erudito Bruno Madeira

Destaque ao grande violinista erudito Bruno MadeiraBruno também se apresentou como camerista em diversas formações, com Lucas Madeira (flauta), Ana Carolina Sacco (soprano), Leonardo Feichas (violino) e Samuel Pontes (piano). Com esses duos, apresentou-se nas séries SESI Música (Santos, Mauá e Birigui/SP), SESI Música Erudita (São Bernardo do Campo, Santos e Mauá/SP), SESC Sonoro (São José dos Pinhais, Apucarana e Jacarezinho/PR), SESC Caiçuma das Artes (Rio Branco/AC), além de concertos em Campinas, Vinhedo, Taubaté, Bananal, São José dos Campos (SP), Florianópolis, Itajaí (SC), Itajubá (MG), Buenos Aires e La Plata (Argentina).

Foi vencedor de prêmios de interpretação musical em concursos de âmbito nacional e internacional, entre eles os da Estônia, Bulgária e Lituânia. Destacam-se ainda as premiações de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no Concurso Nacional Villa-Lobos, e primeiros lugares nos concursos J. S. Bach (São Paulo), Tatuí, Maurício de Oliveira (Vitória), e Fred Schneiter (Rio de Janeiro).

Tem artigos publicados em respeitados congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance. Atualmente Bruno é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, responsável pelas classes de violão dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música e sendo regularmente convidado para realizar oficinas, palestras e masterclasses em festivais, universidades e conservatórios.

Confira uma de suas apresentações, premiada em junho no Festival de Violão de Tallinn, Estônia:

 https://www.youtube.com/watch?v=j2RE55uhy0g   

 

Fonte: Tania Voss
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Leia também: ONU condecora empresários brasileiros por empreendedorismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui