Início Estilo de vida Comportamento Desafios que as mulheres com filhos enfrentam na pandemia

Desafios que as mulheres com filhos enfrentam na pandemia

Quais os desafios enfrentados na pandemia pelas mulheres que têm filhos? Sobrecarga de tarefas e culpa são sentimentos comuns à maioria das mães

0

Desafios que as mulheres com filhos enfrentam na pandemia.

Quais os desafios enfrentados na pandemia pelas mulheres que têm filhos? Sobrecarga de tarefas e culpa são sentimentos comuns à maioria das mães

Assim, há mais de um ano vivendo sob as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as mulheres que possuem filhos passam por situações de sobrecarga. Segundo, os dados do relatório “Mulheres na Pandemia”*, 50% das brasileiras passaram a cuidar de alguém neste período. Ou seja, entre as mulheres responsáveis pelo cuidado de crianças, idosos ou pessoas com deficiência, 72% afirmaram que aumentou a necessidade de monitoramento e companhia.

 

Dessa maneira, Daniela Pereira de Jesus da Silva, Coordenadora de Compras & Facilities da Gi Group Brasil, filial da multinacional italiana de recursos humanos, conta que precisou se adaptar em ser mãe 24h por dia. “O que mudou foi ter me tornado o centro das atenções e ser solicitada o dia todo. Nós queremos ser a ‘Mulher Maravilha’, aquela que dá conta e idealiza que tudo sairá perfeito, mas não é bem assim que funciona, e quando algo sai errado, a culpa vem e nos inunda de auto cobranças”, desabafa.

Desafios que as mulheres com filhos enfrentam na pandemia

A Gerente de Contas Locais, Amanda Brainer, acredita que dividir as tarefas pode facilitar a rotina. “Aqui em casa passei a delegar funções de acordo com a idade, dia da semana e disponibilidade. Enquanto as tarefas são distribuídas, consigo cumprir com meus compromissos profissionais”, explica. “Eu administro o sentimento de culpa tendo a consciência de que não temos o controle de tudo e, que para a nossa evolução pessoal e profissional, precisamos enxergar o lado positivo de toda e qualquer situação, mas sempre respeitando os nossos limites”, completa.

Além da necessidade de reformular a organização para conciliar as demandas do trabalho com os afazeres domésticos, as mães se preocupam também com a adaptação dos filhos na separação pós-pandemia após tanto tempo juntos.

A gerente regional da empresa, Carolina Soares, vê na quarentena um ponto positivo. “Meu filho chegava a ficar 12 horas na escola e fazia todas as refeições do dia lá. Assumir esses cuidados, sem precisar abrir mão da carreira foi a maior novidade que a pandemia nos trouxe. Claro que nem tudo são flores e que a sobrecarga foi inevitável”, completa.

 

No segundo Dia das Mães seguido sob as restrições da pandemia, mulheres continuam tendo a tarefa de equilibrar a rotina entre os papéis de mãe em tempo integral e os compromissos profissionais. Para aproveitar melhor a companhia das crianças, o conselho é unânime: tempo de qualidade. “Perguntar sobre o dia, escutar, acolher e criar lembranças positivas e momentos felizes é a maneira que encontrei de lidar com esse período”, finaliza Amanda.

Fonte: http://mulheresnapandemia.sof.org.br/

Sobre o Gi Group

A saber, o Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho. Então, com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, Programas de Estágios, bem como, Projetos de Terceirização (BPO – Business Process Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria em Desenvolvimento Organizacional. No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização, que o levou a estar hoje presente em 58 países da Europa, América e Ásia.

Igualmente, a companhia também é membro corporativo global da WEC – World Employment Confederation. O Gi Group tem faturamento de 2,5 bilhões de euros e atende mais de 20.000 empresas por meio de 650 filiais em todo o mundo e mais de 4.500 funcionários diretos. No Brasil desde 2008, o Gi Group possui 21 filiais espalhadas por todo o território do País.

Mais informações sobre o Gi Group está no site  www.gigroup.com.br

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte:  Nubia Boito / Lilás Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de lerBicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile