Cursos virtuais gratuitos na plataforma Avacapes até dia 26. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), abriu 25 mil vagas para cursos gratuitos de 60 horas de duração de português, matemática e tecnologias da informação, assim como, comunicação em casa.
Podem se inscrever estudantes de graduação, concluintes do ensino médio e alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As inscrições vão até 26 de junho pela plataforma Avacapes.
“Com essa iniciativa, o governo federal reforça seu compromisso com a educação.
Possibilitando dessa forma, a qualificação de milhares de jovens, por meio de cursos atualizados e de qualidade”, disse o presidente da Capes, Benedito Aguiar.
Os cursos estão no ar desde abril e foram revisados e atualizados por especialistas das áreas.
Ao concluírem o curso, os estudantes receberão um certificado emitido pela Capes com a carga horária cumprida.
*com informações da Capes
Cursos virtuais gratuitos na plataforma Avacapes até dia 26
Sobre o Capes
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil.
Portanto, atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados brasileiros.
Desde janeiro de 2020, Benedito Guimarães Aguiar Neto, é o presidente da instituição.
Inicialmente, graduado (1977) e mestre em Engenharia Elétrica (1982) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha (1987), assim como, pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos (2008), foi convidado ao cargo.
A característica distintiva, em relação às outras agências federais semelhantes, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), assim como às estaduais, está na Avaliação Quadrienal que ela efetua de todos os cursos de pós-graduação do País.
É a única entidade que tem tradição naturalmente, de determinar o descredenciamento (na prática, o fechamento) dos cursos que apresentam nota baixa ou deficiente.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: Agência Brasil – Brasília
Foto: Arquivo Capes
Leia também: História do dublê de ação BRUNO SANTANA