Cristo Redentor tem seu acesso liberado.

O serviço de vans que leva turistas ao monumento do Cristo Redentor será retomado nesta quarta-feira (7). A informação foi divulgada inicialmente, nesta terça-feira (6) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Tijuca.

No último dia 2 de outubro, bloqueou circulação em toda a Estrada das Paineiras, após orientação da GeoRio para que a Defesa Civil interditasse o trecho da pista somente na altura da Rua Almirante Alexandrino, em consequência ao impacto do temporal dos dias 21 e 22 de setembro nessa região. Foi feito trabalho de contenção, seguido de vistoria.

Cristo Redentor tem seu acesso liberado

Sobre o Cristo Redentor:

Primeiramente, é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado.

Dessa forma,  a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O responsável pela construção do monumento foi o  engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa. Construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski assim como, com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931.

Sua inauguração foi em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Alto da Boa Vista.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou portanto, um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado dessa forma, por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.

A saber, o Cristo Redentor é um concreto armado de pedra-sabão. Isto é, tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura. A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo)

Cristo Redentor tem seu acesso liberado

 

 

Fonte: Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

Foto: Agência Brasil

Leia também: Energia Fotovoltaica a que mais gera empregos no planeta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here