Como uma arma dentro de casa pode criar situações de risco. A websérie GATILHOS está na seleção oficial do Newark International Film Festival 2020

GATILHOS é uma websérie, produzida como TCC do curso de Cinema e Audiovisual da UNIMEP. Narra o cotidiano de uma família de classe média. A narrativa é composta por multiprotagonismos: Pedro, um pai distante, Lindalva, uma mãe dona de casa, um casal de gêmeos de 10 anos e Sabrina, uma adolescente de 15. Uma brincadeira de roleta russa feita pelos dois filhos pequenos altera radicalmente a dinâmica familiar. Isto é, transformando a sensação de segurança do pai em seu maior pesadelo.

Tendo em vista a discussão atual, muito difundida por conta das eleições presidenciais de 2018, acerca da posse de arma de fogo no Brasil, o objetivo central do seriado é apresentar como a presença de uma arma dentro de casa pode criar situações de risco a todos os integrantes de uma família.

Como uma arma dentro de casa pode criar situações de risco

A série busca criar identificação entre a rotina da família da série e o espectador, ampliando o contexto da família apresentada na ficção para a realidade, fazendo com que haja a compreensão de que os personagens na série retratados são a representação de uma família brasileira mais comum do que se imagina.

Os papéis sociais ali representados formam um universo narrativo palpável, e fazem com que os acontecimentos da série possuam grande impacto dramático, o que torna possível uma comunicação efetiva por meio da expressão artística que suscita uma reflexão sobre a temática da posse de arma e também sobre as próprias relações sociais destrutivas que existem em um ambiente familiar.

A narrativa foi desenvolvida para se passar apenas em ambientes familiares de fácil identificação por parte do público, para evidenciar e alertar sobre o perigo da posse de armas dentro do que poderia ser considerado como um lugar seguro. As crianças foram escolhidas para serem as principais vítimas por apresentarem uma inocência e falta de maturidade, principalmente com relação ao uso do revólver.

Como uma arma dentro de casa pode criar situações de risco

Como uma arma dentro de casa pode criar situações de risco

Em nosso país, a cada 60 minutos uma criança ou adolescente morre em decorrência de ferimentos por arma de fogo. Dados de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria. “E, por mais absurdo que pareça, a prática da roleta Russa não é tão incomum assim. É notável o número de mortes de menores de idade por essa prática”, lembra o diretor Victor Hugo.

Outra preocupação foi a de representar a exaustão e o tédio causado pela rotina de uma dona de casa, no caso, Lindalva, personagem descontente com a atual situação de sua vida. Em certo momento, ela se sente “atraída” pela ideia de usar o revólver com o objetivo de se matar.

GATILHOS recebeu prêmio UNIMEP JAGUATIRICA de Melhor Roteiro, assim como, Melhor Fotografia e Melhor Teaser. Assim, está na seleção oficial do Newark IFF 2020 (International Film Festival), na categoria Web Originals. O evento virtual, em função da pandemia, exibe GATILHOS no sábado 12 de setembro. (informações no newarkiff.com)

Como uma arma dentro de casa pode criar situações de risco

Por fim, a produção é da RETIRED PRODUÇÕES, que já liberou, em seu canal do YouTube, os 4 episódios da parte um da temporada um. Isto é, a intenção é futuramente produzir mais episódios para finalizar as três partes da primeira temporada.

Como uma arma dentro de casa pode criar situações de risco
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here