Cinema Virtual de São Paulo tem sua 1ª Mostra Internacional.

A 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo vai até 30 de setembro, com filmes e documentários de 21 países.

Um dos destinos que oferecem duas produções cinematográficas é a Nicarágua, representado por sua Embaixada no Brasil e o consulado honorário na capital paulista.

Dessa forma, o país é o único representante da América Central no festival, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, bem como, a Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo e O Melhor da Cultura SP.

Então, os documentários nicaraguenses a serem exibidos são: “Lubaraun” no dia 18/09, às 19 horas, e “The Black Creoles: Memories and Identities”, em 24/09, às 19 horas. Ou seja, ambas produções estão disponíveis no link da mostra desde a datas de suas estreias até o final de setembro.

Cinema Virtual de São Paulo tem sua 1ª Mostra Internacional

Fotos / Divulgação

Apresentar-lhes os filmes nicaraguenses é muito importante, pois revelam um pouco da cultura, história, tradições, comida, música, dança, sua diversidade, assim como, os desafios que têm as comunidades caribenhas e indígenas de meu país.

Também oferecem ao público em geral a chance de conhecer mais a cinematografia da Nicarágua”, revela Lorena Martinez, Embaixadora da Nicarágua no Brasil.

Nesse sentido, sinto muito orgulho em compartilhar os documentários de duas mulheres, María José Alvarez e Clarissa Hernandez, que têm realizado vários trabalhos desta arte na Nicarágua”, finaliza a diplomata.

Primeiramente, “Lubaraun”, oferece um valioso testemunho da história e da cultura da comunidade garífuna radicada em Orinoco, interior da Nicarágua. Uma vez que relata o comovente reencontro de um ancião desta etnia nicaraguense com seus ancestrais em Honduras.

Com um trabalho fotográfico e fonográfico surpreendente, o filme destaca a visão de mundo e a herança deste povo em seu modo de vida particular e humanístico.

Já “The Black Creoles: Memories and Identities” ou “Os crioulos negros” segue uma temática similar, isto é, apresentando a história dos afrodescendentes nicaraguenses da costa caribenha.

Além disso, o filme reúne diversos depoimentos sobre costumes ancestrais, sonhos e desafios enfrentados por eles. Produzidos pela Luna Films, portanto, os dois documentários foram coordenados pelas cineastas María José Álvarez e Martha Clarissa Hernández.

SERVIÇO:


1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo

Data: De 1º a 30 de setembro de 2020
Filmes nicaraguenses: – 18/09, 19h, “Lubaraun” e 24/09, 19h – “The Black Creoles”.
Link: https://culturaemcasa.com.br/mostra-internacional-de-cinema

Cinema Virtual de São Paulo tem sua 1ª Mostra Internacional

Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal 

Fonte: Divulgação

Leia também: Corendon Mangrove Beach Resort é inaugurado em Curaçao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here